Smiling engineer shaking hands at construction site with happy architect. Handshake between cheerful african construction manager with businessman at bulding site. Team of workers with architects and contractor conclude an agreement with safety uniform.

A nova dinâmica de trabalho com equipes remotas

0 Compartilhamentos
0
0
0

Não é novidade para ninguém que a pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), alterou diversas atividades, costumes, rotinas do dia a dia e a nossa vida de forma geral. O ano de 2020 mostrou que a tecnologia é indispensável e foi o pilar para manter empresas em atividade.

A transformação digital aconteceu à força. As organizações que contavam com times híbridos se saíram melhor. Já aquelas mais tradicionais e que necessitavam da conversa presencial, precisaram evoluir anos em dias.

A internet foi o principal meio para a sobrevivência de atividades, consumo e a responsável por novos hábitos.

Uma pesquisa realizada pela Opinion Box (impacto nos hábitos de consumo de compra e consumo – Covid-19) e outra do Google Survey (nº 1500), revelaram alguns números expressivos:

  • Aumento de 86% em downloads de apps de streaming;
  • Aumento de 34% no watchtime do Youtube;
  • Aumento de 60% nas buscas por ao vivo no Youtube;
  • Aumento de 266% nas buscas por missa no Youtube;
  • 35% tem o trabalho dentro de casa como a principal atividade na quarentena;
  • 18% Começaram um curso online novo;
  • 20% reuniram-se com amigos/parentes virtualmente.

Isso mostra que as pessoas que antes não tinham proximidade com a internet, agora sabem lidar melhor com a tecnologia e aproveitam as facilidades e benefícios. Certamente o mundo não voltará ao que era antes.

Como foi na sua empresa quando a pandemia chegou? Estavam preparados para o novo ou foi preciso buscar por adaptações ágeis?

Entenda neste artigo o que é necessário para gerir equipes remotas e o que se espera de profissionais e empresas nessa nova dinâmica.

Você também tem a oportunidade de participar do novo curso: “Usando a tecnologia para gerir equipes a distância”, com o facilitador Raphael Lassance.

O que é necessário para o trabalho remoto?

O home office é realidade para muitas empresas e profissionais. Depois da fase de cenários instáveis, que ocorrem ainda hoje, gerenciar times remotos é uma tarefa nova para muitos líderes e que exige operações ágeis.

As vendas online tiveram um salto e essa é a tendência para o futuro. Os empresários que ainda não entenderam isso, estão perdendo clientes e espaço para a concorrência. O foco está em métricas e resultados, melhores medidos através da tecnologia.

Para manter o trabalho a todo vapor e funcionando perfeitamente, é fundamental manter o nível de serviço, mesmo em operações remotas. Por isso é importante que as empresas estejam atentas às novas necessidades de seus colaboradores.

O mínimo necessário para que a distância seja produtiva é contar com equipamentos essenciais. A organização deve garantir que seus funcionários tenham:

  • Computador;
  • Boa conexão;
  • Câmera (importante para reuniões – sempre câmera aberta!);
  • Ambiente propício para o trabalho.

Administradores/empresários/líderes, lembrem-se: os colaboradores estão utilizando um espaço pessoal, antes fornecido pela empresa. Por isso, ajudem no que for preciso para que cada um tenha conforto e condições de trabalho favoráveis.

O perfil do novo profissional

Tudo passou por mudanças, as empresas, o local de trabalho, gerência, escopo, costumes, horários, dentre outros. Até os profissionais também precisam adotar novos comportamentos e expertises.

O primeiro ponto direcionado aos líderes – o trabalho remoto é feito com confiança e não controle. Foque nas entregas e resultados, não se o funcionário está às 08h na frente do computador ou no tempo que leva para ele responder uma mensagem. A rotina mudou!

É preciso ter a confiança de que o trabalhador vai honrar com as demandas mesmo a distância.

Para os colaboradores também é indispensável que adotem o perfil disciplinado. Estar em casa pode ser uma tentação por vários motivos. Mantenha a atenção no trabalho, nas entregas, datas, horários e tudo aquilo que você tinha como costume dentro da empresa.

Seja responsável e autônomo, esperar por uma resposta não é o melhor em muitas situações. Seja resolvedor de problemas ao encontrar um obstáculo e procure a solução quando possível.

Gestão de equipes remotas

A conversa “olho no olho” ou nas reuniões de última hora onde era possível reunir a equipe, tiveram que mudar e se adaptar às câmeras e outras disposições que o trabalho remoto exige para manter a produtividade e as entregas.

Por isso, existem algumas dicas, ferramentas e boas práticas para serem seguidas e tornar o home office produtivo e sem barreiras no dia a dia. Pode até lembrar um estilo burocrático ou não essencial, mas quanto melhor a organização, comunicação afinada e outros pontos importantes alinhados, o trabalho a distância se torna possível e proveitoso para ambas as partes.

Confira

Agenda pública e clara

Como você viu, a disciplina é fundamental para o profissional em home office. Ter a agenda detalhada é um passo para essa tarefa. Quando o time compartilha os compromissos, todo mundo sabe quando alguém está disponível ou ocupado.

Compartilhar a agenda também é uma forma de acompanhar as tarefas da equipe e o astral do time. A agenda do Google incorporada ao e-mail é uma ótima ferramenta. Todo a empresa tem acesso e é de fácil utilização.

Gestão colaborativa de tarefas 

Registre e acompanhe de perto as tarefas do seu time. Foco na entrega, não no micro gerenciamento. Isso ajuda o time a saber o que cada um tem a fazer, o que pode impactar o trabalho do outro, além das datas de entrega, etc.

A gestão colaborativa ajuda a equipe a girar o trabalho, onde cada um sabe o que precisa para o seu trabalho funcionar – é como uma hierarquia.

Algumas das ferramentas que podem ajudar: Trello, Monday, Goodday, Asana.

Comunicação em tempo real

Já que não é possível chamar o colega ou colaborador ao lado ou ir até a mesa da pessoa no trabalho a distância, é preciso que a comunicação continue. Por isso existe a necessidade de ser em tempo real.

No dia a dia, e-mail não funciona como ferramenta de comunicação ágil. Utilize aplicativos ou ferramentas dedicadas a este serviço. O Slack, por exemplo, é um canal para que toda a empresa se comunique, dividido em times ou assuntos.

Menos recomendado, mas o WhatsApp pode ser usado. Existem outras ferramentas como Skype, Zoom, Meet do Google, dentre outras para que a comunicação em tempo real ocorra.

Reuniões com vídeo

Para algumas pessoas pode até parecer chato ou inconveniente, mas ter a câmera aberta em todas as reuniões é muito importante. Já que não é possível estar presente, o vídeo conecta melhor as pessoas. 

A comunicação não verbal é tão ou mais importante que a verbal. Então, antes de reunir-se com seus colegas de trabalho ou equipe, arrume-se e ligue a câmera!

Documentos na nuvem

Esse deveria ser um costume adquirido antes mesmo do trabalho remoto, mas agora é imprescindível. Esqueça a troca de arquivos ou dispositivos de memória como pendrives ou HDs.

Tenha tudo na nuvem (Drive do Google, Dropbox, Onedrive, iCloud, Box). Fica sempre disponível, independente do dispositivo e qualquer um que tenha acesso, pode ter contato com o material quando necessário e de onde for preciso – não existem barreiras.

Contratos Digitais

Essa é uma dica bem preciosa para todas as empresas. Seja em maior ou menor número, sempre existem documentos que precisam ser assinados ou analisados. A burocracia atrasa processos.

Por isso, adote a digitalização de assinaturas de contratos e ganhe velocidade. Não tenha receio, tem 100% de validade jurídica.

Algumas ferramentas: ClickSign, DocuSign e DocSales.

Converse sempre com o time e coloque em prática essas ferramentas junto à gestão remota. Quem arriscou, saiu na frente, mas ainda dá tempo de ver o seu negócio ganhando espaço.

A rápida adaptação a novos cenários se tornou um diferencial competitivo para as empresas. Por isso, não perca a oportunidade de se aprofundar no assunto. Inscreva-se no curso “Usando a tecnologia para gerir equipes a distância”, do Parceiro da Construção. Clique no banner abaixo:

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar