assentamento de piso
Installation of ceramic tiles. A tile’s hand is puting a tile on an adhesive.

Aprenda o passo a passo para o perfeito assentamento de pisos com O Azulejista

0 Compartilhamentos
0
0
0

Conheça as técnicas de Franz Rezende, O Azulejista, para o assentamento de pisos.

Aprenda o passo a passo do O Azulejista para o assentamento de pisos

Confira neste artigo tudo o que precisa saber para realizar o assentamento de pisos de forma correta e sem complicações.

Antes do assentamento é preciso cuidar do contrapiso

São 3 os principais cuidados que devem ser tomados antes de começar o assentamento de pisos, vamos conferir cada um deles:

Nivelamento
O chão pode estar desnivelado, tendo algum tipo de caimento. Cômodos como sala de estar e quarto são totalmente planos, sendo assim, se houver algum tipo de caimento, é preciso nivelar o ambiente para que não ocorra nenhuma bolsa de água.

Caimento em áreas molhadas
Áreas externas, pedem um caimento para que a água escoe direto para o ralo ou rua. Logo, é importante que este caimento esteja indo para o lugar certo para que não haja um acúmulo de água no meio do cômodo.

Planicidade de chão
Para assentamento, principalmente de porcelanato, o piso precisa estar totalmente plano, sem ondulações. É importante que a régua de alumínio esteja selada, sem ondulação na massa, ficando colada ao chão.

O que é a paginação do piso?

A paginação do piso também ocorre antes do assentamento de pisos. Tem ambiente que são mais fáceis de realizar e definir a paginação, mas tem ambientes que essa paginação é um pouco mais complicada.

A paginação tem que ter o cruzamento de duas linhas (primária e secundária), a linha primária, normalmente é a que corta toda a extensão do imóvel, normalmente um corredor. Já a linha secundária tem que formar um ângulo de 90° mas pode ser qualquer parede.

É preciso fazer essa paginação total antes de começar o assentamento de pisos, para que não haja nenhum recorte errado que irá estragar todo o trabalho.

Para cada tipo de material existe uma técnica ideal

Vamos entender as principais diferenças entre cerâmica e porcelanato.

Assentamento de Cerâmica
Esse tipo de piso demanda um cuidado especial, pois a cerâmica vem com um pózinho, chamado Engobe de Muratura, que serve para que a massa, ao ser produzida, não grude na forma.

É preciso que esse pó seja totalmente retirado, pois se não retirar esse pó a argamassa não gruda e assim, pode ocorrer o deslocamento.

Para retirar esse Engobe de Muratura você pode lavar a cerâmica (a mesma seca quase instantaneamente já que ela é altamente absorvente. Após isso, deve-se fazer a queima para que os primeiros componentes da argamassa entrem em contato com os poros da cerâmica.

Assentamento de porcelanato
Quando falamos de porcelanato, temos diversos tamanhos e formatos, cada um demandando um tipo de técnica.
O primeiro passo é limpar bem o chão, para isso é preciso varrer e lavar bem o chão para só depois jogar a argamassa.

Ao colar a sua peça, a argamassa tem que virar uma massa para que não tenha acúmulo de ar que irá fazer com que esse piso solte. A técnica mais segura para peças de 60×60 ou menores é a de queima (igual na cerâmica), como também a técnica de dupla camada.

Quando for lidar com peças maiores, deve-se usar niveladores para que não tenha nenhum problema no assentamento.

Confira o curso Técnicas para o assentamento perfeito de pisos

Confira essas e muitas outras técnicas para o assentamento perfeito de pisos no curso exclusivo do Parceiro da Construção em parceria com o Franz Rezende, conhecido como O Azulejista.

Assista ao curso completo aqui.

Aproveite esse conteúdo exclusivo do Parceiro da Construção junto ao especialista Franz Rezende.

0 Compartilhamentos
1 comentário
  1. Your article gave me a lot of inspiration, I hope you can explain your point of view in more detail, because I have some doubts, thank you.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar