competências do futuro

Como aprender as competências do futuro?

0 Compartilhamentos
0
0
0

O mercado está o tempo todo se renovando e a pergunta que sempre nos fazemos é: como aprender as competências do futuro?

É inegável a importância dos cursos na preparação profissional. Com todo o avanço tecnológico, surgiram novas oportunidades para a preparação profissional, como os cursos EAD, fundamentais para o desenvolvimento das competências necessárias ao colaborador desse setor.

Outra tendência é o crescimento da abertura de MEIs (Microempreendedor Individual) por parte de pedreiros independentes. 

Segundo o Mapa das Empresas, somente no primeiro quadrimestre de 2022 foram abertas 40.027 MEIs nesse segmento.

Da mesma forma, já há algum tempo o setor vem registrando alto desempenho no mercado de trabalho com a oferta de trabalho. 

Por outro lado, a mão de obra desqualificada tem sido um grande entrave para atender a demanda do mercado na atualidade. Muitos profissionais ainda não estão devidamente preparados para acompanhar as tendências e suprir as necessidades do setor.

Quer saber quais são as competências exigidas para o profissional da construção civil e como você pode desenvolvê-las para alcançar êxito na carreira? Continue com a gente!

curso competências do futuro

Principais competências do futuro

Quem trabalha com construção civil sabe que ela é muito abrangente e envolve:

  • obras residenciais, (casas ou edifícios),
  • industriais,
  • comerciais,
  • reformas,
  • revitalizações.

O mercado está constantemente rodeado de novidades e o consumidor apresenta outras necessidades, exige boas experiências junto ao serviço contratado, e, claro, qualidade no resultado.

Já não basta apenas oferecer o melhor serviço. As competências atuais e do futuro exigem que o trabalhador esteja constantemente atualizado com as novidades e tendências do mercado. E essa preparação profissional pode ser desenvolvida por meio de cursos.

No entanto, também é igualmente necessário e valorizado o desenvolvimento de habilidades, características e qualidades comportamentais para encantar o seu cliente.

Algumas das competências mais exigidas para o profissional da construção civil são:

 

Agilidade mental

homem segurando cérebro

A agilidade mental é uma das competências mais requisitadas no mercado na atualidade e continuará sendo no futuro. Ela não tem nada a ver com QI, diferente do que muita gente pensa.

Essa competência está diretamente relacionada à curiosidade e desejo de descoberta.

Ou seja, o profissional demonstra que está sempre interessado em ir a fundo e ampliar o seu potencial de conhecimento dentro da sua área ou em outra especialização de seu interesse, inclusive perdendo o medo de vender o seu serviço.

 

Autoconhecimento

Cursos são determinantes para a preparação profissional e podem ser também a chave para o desenvolvimento do autoconhecimento.

O autoconhecimento é outra das principais competências para o profissional que deseja alcançar o sucesso.

Ao desenvolver o autoconhecimento, você aprende a:

  • identificar seus pontos fracos e os positivos,
  • analisar o seu desempenho de forma individual e coletivamente,
  • reconhecer falhas,
  • avaliar as suas necessidades de melhora no desempenho da tarefa e no convívio com as demais pessoas,
  • ser mais competitivo.

 

Agilidade com mudança

Como comentamos, o mercado atual é dinâmico, por isso, o profissional precisa estar sempre buscando cursos online, ou presenciais para melhorar a sua preparação profissional.

A agilidade para entender essas mudanças é um ponto de grande valorização profissional.

A sustentabilidade, por exemplo, é uma das grandes mudanças na construção civil.

Aprender e usar de recursos que reduzam poeira, uso de recursos naturais e ruídos são formas do profissional atender uma nova demanda do mercado.

A construção a seco, com a utilização de drywall, apresenta várias vantagens para o seu cliente e para o meio ambiente.

Quer saber um pouco mais sobre como construir de forma sustentável? Temos um vídeo com dicas ótimas para você. Dê play e confira:

 

Agilidade com pessoas

Seja para um profissional contratado ou um empreendedor, a agilidade com pessoas é mais uma das competências do futuro essenciais no mercado de trabalho atualmente.

Tão importante quanto realizar cursos para aprender novas tecnologias, é também realizar uma preparação profissional para desenvolver a habilidade de saber lidar com as pessoas.

No atual cenário do mercado, o profissional precisa de conhecimento, empatia e até mesmo estratégia para manter uma relação saudável, segura e confortável com o cliente e com as pessoas que trabalham a sua volta.

 

Agilidade para resultados

Enquanto um profissional se preocupa em apenas entregar um trabalho com qualidade, você precisa priorizar o alto desempenho nas mais diversas situações e entregar resultados de verdade.

A agilidade de resultados ajuda você a enxergar um projeto como um todo, observando cenários, situações, possibilidades e oportunidades que muitas vezes passam despercebidos por pessoas menos ágeis.


Como você pode observar, os cursos são ferramentas indispensáveis e sempre atuais para ajudar no desenvolvimento das competências do futuro e na preparação profissional.

Agora, que tal acessar nosso site e conhecer vários cursos que vão ajudar a desenvolver várias das competências que o mercado de trabalho está exigindo? Dê o próximo passo na sua carreira.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar