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Como aumentar as vendas: 3 dicas para lojas de materiais de construção

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Saber como aumentar as vendas no início do ano é o desejo de muitos gestores e donos de lojas de materiais de construção.

Afinal, não há quem não queira começar um novo período com resultados positivos, para se manter desse jeito durante todos os outros meses, não é?

Para auxiliar você a realizar esse desejo, separamos algumas dicas valiosas. Continue lendo e confira quais são elas.

Como aumentar as vendas no início do ano?

O comportamento do consumidor mudou muito nos últimos anos e sofreu ainda mais alterações durante a pandemia.

Atualmente, uma loja que apenas oferece e vende os seus produtos não têm mais espaço no mercado. Ela precisa ir além e ser ponto de experiência.

Para isso, todo o time precisa buscar melhorar os seus processos e dedicar-se a práticas que antes não eram tão importantes assim.

Um exemplo é um atendimento diferenciado, que realmente auxilie os clientes a escolherem os melhores produtos para os seus serviços. Esse é um detalhe que pode parecer pequeno, mas faz toda a diferença.

Para saber como aumentar as vendas no início do ano, deve-se basear a atuação em três pontos principais: a atração, a conversão e a retenção. Saiba mais sobre cada um deles.

Atração

A atração é a etapa que visa mostrar o negócio e aumentar as chances de atrair novos clientes.

Uma forma de fazer isso é por meio do investimento em marketing, tanto o digital quanto o offline. No primeiro caso, temos a criação de site e redes sociais como bons começos, além da produção de conteúdo relevante.

No segundo, pode ser feita a entrega de panfletos, a criação de outdoors ou a propaganda em jornais, ou rádios locais.

Vale ressaltar que existem outras formas de atrair clientes, como a criação de um programa de indicações, por exemplo.

Conversão

O cliente chegou até a sua loja. O que o fará ficar nela ao invés de ir para o concorrente que já conhece?

Pode parecer uma pergunta boba, mas não é. Compreender o que o consumidor espera e melhorar os seus processos é indispensável para que todo o momento de atração, feito acima, tenha resultados reais.

De forma geral, existem muitos diferenciais que uma loja pode oferecer, como:

  • organização dos produtos,
  • facilidade para encontrar os itens,
  • grande mix de soluções,
  • venda de marcas reconhecidas no mercado,
  • facilidade em observar os preços e condições de pagamento,
  • preço diferenciado,
  • ambientes para demonstração de produtos,
  • equipe de vendas bem treinada,
  • atendimento de qualidade.

Estude o que os seus clientes desejam e faça o possível para encantá-los desde o primeiro contato.

Fidelização

Impossível falar sobre como aumentar as vendas no início do ano sem falar sobre a importância da fidelização dos clientes.

Por mais que a sua empresa tenha oferecido um serviço bom o suficiente para que o cliente realize uma compra, é preciso fazer ainda mais para ele querer voltar.

Os pontos listados acima, que possibilitam a conversão, são bons motivos para ocorrer a fidelização também, mas deve-se focar nos últimos: a equipe bem treinada e o atendimento de qualidade.

O papel do vendedor não é mais de um apresentador de produtos ou tirador de pedidos, ele é um parceiro, sendo a ponte entre a loja e o cliente. O diálogo deve ser peça chave no processo, onde o vendedor precisa fazer perguntas abertas (são perguntas que fazem o cliente explicar com detalhes o que ele precisa ou espera), visando colher o máximo de informações para  auxiliar na escolha dos itens mais recomendados para atender a necessidade de maneira assertiva, levando em consideração desde a características e benefícios dos produtos até o prazo de entrega dos materiais.

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