homem curso online

Os primeiros passos para saber como encontrar e desenvolver o seu propósito profissional

0 Compartilhamentos
0
0
0

Você já parou para se questionar o que significa a palavra ‘propósito’? A verdade é que, há alguns anos, esse termo vem sendo mais comumente empregado no mundo dos negócios. Praticamente em todas as áreas profissionais têm-se falado muito sobre como descobrir seu propósito. 

De maneira mais simples, propósito é aquilo que dá um sentido maior para tudo o que é feito. Ou seja, é uma espécie de ‘linha condutora’ das ações que, acima de tudo, garante autenticidade na maneira em que produtos e serviços são entregues.

O propósito responde ao famoso ‘porquê’ fazemos o que fazemos. Qual o sentido de todos os dias nos levantarmos da cama, nos arrumarmos e sairmos de nossas casas para trabalhar? Será que fazemos isso exclusivamente pelo dinheiro que ganhamos? Será mesmo que tudo se resume a ganhos financeiros? A status e posições externas? Ou somos movidos por algo mais? Os questionamentos são muitos mesmo.

É necessário entender que o propósito está ligado a algo mais, a essa energia maior que te move todos os dias. Não é que os ganhos financeiros não sejam importantes. É claro que são! A questão é que eles são um resultado de todo o seu contexto de trabalho.

Em 2008, o britânico Simon Sinek apresentou na plataforma online TED a sua explicação sobre uma teoria que simplifica o entendimento de propósito. Ele a chamou de Golden Circle ou Círculo de Ouro. Para Sinek, a grande maioria das empresas e profissionais sabem O QUE vendem, e COMO vendem, mas não fazem a menor ideia do PORQUÊ vendem o que vendem. 

Entender o PORQUÊ é entender o sentido e propósito. Quando entendemos o PORQUÊ, é possível que a dedicação seja direcionada para ações, produtos e serviços que terão melhores resultados, seja em produtividade, seja em potência, seja em ânimo. 

Quando se trabalha com propósito, o ânimo em exercer funções é outro e mesmo quando são desempenhadas atividades menos prazerosas, ainda assim, entende-se o sentido maior delas. 

O Golden Circle é um diagrama simples com 3 círculos concêntricos que deve sempre ser escrito, lido e revisado de dentro para fora. É comum pensar de fora para dentro do Círculo de Ouro e assim permanecer incompleto diante das escolhas, pois elas não ficam intimamente ligadas às crenças e valores essenciais. 

Quando o pensamento é invertido, ou seja, feito de dentro para fora, a visão muda por completo e o pensamento se amplia. Assim, chega-se ao propósito. 

Entenda as 3 etapas do Círculo de Ouro:

  1. O núcleo central tem o PORQUÊ, o PROPÓSITO. É aqui, no máximo da intimidade, que se tem o PORQUÊ;
  2. O COMO são os meios utilizados para colocar o propósito em ação;
  3. O O QUÊ são os serviços e produtos que carregam esse conceito. Os O QUÊs são os mais simples de definir, pois certamente são os que estão à vista, na superfície do negócio.

Já pensou em aprender como aplicar esse conceito na realidade, construindo um plano adequado de implantação do propósito no seu negócio? 

O curso online e gratuito ‘Como encontrar e desenvolver o seu propósito’ já está disponível no Parceiro da Construção.

Garanta o seu certificado e seja um profissional que se destaca no mercado da Construção Civil.

 

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar