orçamento serviços construção civil

Como fazer um orçamento de material e mão de obra?

0 Compartilhamentos
0
0
0

Muitos profissionais da construção civil possuem grandes dificuldades para apresentar a seus clientes um orçamento de material e mão de obra.

Essa tarefa é essencial e precisa ser elaborada com qualidade, pois servirá como base para quem está fazendo a contratação dos serviços, como também para o controle de quem o está prestando.

Existe sempre uma diferença entre o orçamento e o real, no entanto, ela não pode ser significativa, porque nesse caso se coloca em risco o relacionamento entre contratante e contratado.

O sucesso de qualquer projeto inicia com a montagem e apresentação de uma boa proposta, portanto, vale a pena conhecer detalhes dessa tarefa para evitar transtornos e desgastes desnecessários no transcorrer da obra.

Neste post, apresentaremos detalhes de como fazer orçamento de material e mão de obra. Continue lendo e conheça detalhes sobre esse importante assunto!

 

Saiba como fazer o orçamento de material e mão de obra 

orçamento porquinho cofre economia

Para fazer um bom orçamento de material e mão de obra, é fundamental que a avaliação da obra a ser construída ou reformada seja analisada com bastante atenção.

É preciso fazer uma previsão do:

  • número de profissionais envolvidos no projeto,
  • total de horas a serem trabalhadas,
  • horas de trabalho para cada atividade a ser desenvolvida.

Para esses cálculos, é necessário considerar que existem diferenças de pagamentos para o ajudante de pedreiro, pintor, mestre de obras e outros profissionais envolvidos no projeto.

Portanto, é necessário prever as horas de cada um deles e multiplicá-las pelo valor/hora do profissional que prestará os serviços.

Além disso, não esqueça de incluir no orçamento, quando for o caso:

  • vale-transporte,
  • alimentação,
  • outras despesas envolvendo a equipe de trabalho.

Com relação aos materiais que serão utilizados, a melhor maneira de fechar o orçamento diz respeito as seguintes ações:

1. Faça uma lista de materiais

O primeiro passo está em fazer uma lista de todos os materiais que serão utilizados no projeto, como, por exemplo:

  • estrutura – fundação, pilares, vigas e lajes,
  • paredes – qual a solução que será aplicada e demais materiais utilizados,
  • cobertura – telhas, madeiras, mantas térmicas, etc.,
  • acabamento pisos, azulejos, metais sanitários, esquadrias, portas, etc.

É muito importante estar por dentro das tendências do mercado e apresentar sempre as melhores soluções para seu cliente, conquistando confiança e apresentando conhecimento técnico. Para isso, assista nosso vídeo:

 

2. Monte uma planilha

A partir dessa lista, é importante montar uma planilha que apresente os seguintes dados:

  • material,
  • quantidade,
  • valor unitário (quilo, peça, lata, etc).

 

Insira as fórmulas que possibilitem o cálculo do total a ser gasto com cada item previsto e ao final da planilha some todos os valores. Então, será obtido o valor geral da obra, com relação aos materiais a serem comprados.

 

3. Calcule o custo

O somatório do valor da mão de obra com o total da planilha de materiais terá como resultado o custo do projeto, ou seja, o quanto será gasto para desenvolver os serviços contratados.

Você precisará ainda incluir nesses valores os impostos a serem recolhidos, os custos indiretos (telefone, combustível, etc.) e o percentual de lucro que deseja obter a partir da realização desse projeto.

Esse valor final será o total a ser pago pelo contratante para que a obra possa ser desenvolvida.

 

4. Faça nosso curso!

homem estudando no laptop

Possivelmente, você esteja assustado com tantos detalhes a serem desenvolvidos apenas para apresentar um orçamento de material e mão de obra a um possível cliente.

Porém, lembre-se que qualquer esquecimento poderá causar discussões e desentendimentos no decorrer da obra, pois o contratante irá questionar as mudanças e valores que possam aparecer sem estarem na previsão orçamentária.

A pergunta é: como conhecer detalhes para apresentar um bom orçamento aos clientes?

A melhor solução para isso é realizar nosso curso Como Montar um Orçamento de Serviços Eficiente, ou seja, sem qualquer investimento, você pode ter acesso a nossos conteúdos, onde aprenderá detalhes de como desenvolver um orçamento de material e mão de obra com qualidade e precisão. 

Acesse agora o portal do Parceiro da Construção, conheça detalhes do que você irá aprender e faça sua matrícula. Os curso são inteiramente online, com cadastro e certificado graruito e você pode realizá-los nos momentos de folga através da internet, acesse aqui!

0 Compartilhamentos
1 comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar