Como solucionar a infiltração na laje?

0 Compartilhamentos
0
0
0

Você sabe como solucionar a infiltração na laje? Os problemas de infiltração na laje são comuns em todas as casas brasileiras e podem ocorrer por diversos motivos.

Se você foi contratado para consertar esse problema ou deseja se especializar na área para oferecer mais esse serviço, é preciso dominar quais são as possíveis causas e a melhor solução para cada uma delas.

Vale ressaltar que as infiltrações vão muito além do mofo na parede. Elas podem comprometer a estrutura do telhado, causar patologias no concreto e deixar a casa insegura para morar.

Continue lendo este post para saber como evitar essas complicações e conhecer os tipos de infiltração na laje existentes.

banner vazamento de laje

Quais as causas para a infiltração na laje?

infiltração na laje

Como já falado, a infiltração na laje pode ocorrer por diversos motivos, mas, de forma geral, é um sinal que alguma etapa no processo de construção não foi realizada da forma que deveria.

Normalmente, o aparecimento de mofo ou até mesmo de goteiras é causado por uma dessas causas:

  • ausência ou má impermeabilização da laje;
  • rachaduras e trincas na laje, o que pode ocorrer com o passar dos anos ou pela má cura do concreto;
  • falta de manutenção em relação à impermeabilização;
  • telhas ou calhas danificadas por ventos ou chuvas fortes;
  • estrutura do telhado mal feita, causando acúmulo de chuva;
  • tubulações com problemas.

Pode ainda haver uma combinação de alguns fatores, como, por exemplo, uma telha quebrada somada a má impermeabilização.

Como lidar com o problema?

Para lidar com a infiltração na laje é preciso identificar a causa. De forma geral, esse problema ocorre pela ausência da impermeabilização, pela existência de trincas ou pela falta de manutenção.

 

Nesses casos, recomendamos que você siga o passo a passo abaixo:

Prepare a base

Antes de aplicar qualquer produto ou fazer algum reparo é preciso preparar a base, realizando o caimento adequado direcionado aos pontos de escoamento.

Para isso, é preciso analisar a estrutura da cobertura e verificar se não há pontos que deixam a água parada. Caso exista algum desnível, corrija esse problema. Veja como fazer isso no vídeo abaixo.

 

 

Arrume as rachaduras e fissuras

infiltração na laje

Com tudo nivelado, chega o próximo passo para solucionar a infiltração na laje: arrumar as rachaduras e fissuras.

Para as fissuras, use o selante PU30 quartzolit. Já para as trincas, utilize a manta asfáltica quartzolit. Você vai encontrá-la em diversas espessuras, o que vai facilitar para cobrir os mais variados tamanhos de rachaduras.

 

Aplique uma manta líquida

A manta líquida é um tipo de impermeabilizante que impede a infiltração na laje, criando uma camada sobre a área que evita a penetração da chuva.

Antes de aplicar esse produto, que já falaremos mais adiante, é preciso fazer o arredondamento da laje 28 dias antes, período necessário para a cura da argamassa utilizada.

Após essa etapa, basta escolher a manta líquida ideal, que pode ser:

 

Quer saber a diferença desses produtos e ver qual é o mais indicado para cada caso? Dê play no vídeo e confira.

 

Aprenda tudo sobre impermeabilização!

Se você curtiu essas dicas, mas quer ir além para se tornar um especialista em impermeabilização para combater a infiltração na laje, temos diversos outros conteúdos especialmente para você.

No PodCast O Som da Obra, por exemplo, falamos com especialistas sobre a importância de se impermeabilizar corretamente lajes e telhados. Dê play nesse episódio e confira.

 

Também temos  cursos completos sobre o tema. O curso Especialista em Impermeabilizantes Quartzolit em parceria com a Saint-Gobain, possui aulas com dicas práticas especialmente para você, acesse aqui!

O Parceiro da Construção oferece esse e muitos outros cursos inteiramente online, gratuitos e com certificado direcionados ao profissional da construção civil. Confira agora mesmo!

Além de tudo isso, ainda temos uma ferramenta muito simples de usar que ajudará você a saber qual é o problema e técnica certa para fazer a impermeabilização.

Abra agora, salve nos seus favoritos e tenha sempre em mãos a nossa ferramenta que ajudará você a lidar com problemas de infiltração na laje.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar