Activist taking care of environment during sorting paper waste to proper recycling bin on terrace

Desenvolvimento sustentável: o que é e sua importância em nosso dia a dia

0 Compartilhamentos
0
0
0

Você tem ouvido muito falar em sustentabilidade, não é mesmo? Mas, você sabe o que esse termo representa? 

De maneira simples e direta, sustentabilidade ou desenvolvimento sustentável significa suprir nossas necessidades do presente sem afetar as necessidades do futuro. A sustentabilidade não se refere a uma só frente. Ela precisa ser ambiental, social e econômica. 

Desde o início da nossa história, a natureza foi vista como matéria-prima para suprir necessidades como habitação, roupa, alimento, transporte, entre outras. Tudo isso acontecia sem se pensar no consumo exagerado e também se um dia essa matéria-prima acabaria.

Todo esse consumo trouxe um desequilíbrio para o Meio Ambiente, tornando escasso muito recursos que hoje precisamos. Por isso, é tão importante consumirmos de forma cada vez mais racional e, se possível, reconstruir parte do que as gerações anteriores destruíram.

 

Como fazer isso? 

Comece refletindo sobre o consumismo da nossa geração a fim de conseguir diminuí-lo e torná-lo mais consciente. Assim, minimizamos desperdícios e passamos a gerar menos lixo. 

Tudo isso ajuda diretamente a diminuir não só a poluição ambiental, como também a desigualdade social, que é uma grande preocupação do conceito de desenvolvimento sustentável, uma vez que o ser humano é parte integrante do Meio Ambiente.

 

Ser ‘ecologicamente correto’, você sabe o que representa? 

Significa não esgotar os recursos da natureza e tratar o Meio Ambiente com respeito, cuidando para que exista equilíbrio entre o que retiramos da natureza com o que oferecemos em troca. 

  • Confira algumas ações para começar a colocar em prática e ter uma vida mais sustentável:
  • Realizar suas atividades usando somente a quantidade de energia e água necessárias, evitando desperdícios;
  • Dar preferência para transportes públicos ou bicicletas;
  • Consumir produtos que não tenham embalagens excessivas e que sejam de empresas que cuidem para que os seus processos não ameacem a natureza e nem a saúde física e mental de seus colaboradores;
  • Fazer a coleta seletiva em casa e no seu local de trabalho, além da reciclagem e a reutilização de materiais.

 

Pronto para ser uma pessoa mais ecológica?

Chegou a hora de se aprofundar no tema sustentabilidade, tão importante no momento atual e fundamental para o mercado da Construção Civil.

O curso online e gratuito O que é sustentabilidade já está disponível no Parceiro da Construção.

 

Fique por dentro das novidades e tendências do mercado com os melhores profissionais da sua área e garanta o seu certificado hoje mesmo.

Clique aqui e saiba mais!

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar