Glossário da acústica: termos básicos que todo arquiteto deve saber!

0 Compartilhamentos
0
0
0

Sabe quando você vai a um show e não ouve direito porque está em algum lugar específico da pista? E quando as pessoas realizam festas em condomínios e o barulho repercute para os apartamentos de cima? Ainda tem aquela situação chata de assistir aula ouvindo o ruído da aula de educação física da turma que está na quadra ao seu lado…

Todos esses problemas são relacionados à acústica dos ambientes e à forma como ela foi tratada. Apesar de parecer uma ciência simples, um projeto de acústica engloba processos complexos com muitos termos técnicos que podem confundir quem não é da área ou até mesmo profissionais no início da carreira.

Para que você conheça um pouco mais sobre o assunto, vamos apresentar neste post alguns dos termos mais importantes. Continue a leitura!

Acústica

Vamos começar definindo o tema em si. A acústica é a ciência do som. Um ramo da física que estuda ondas sonoras, sua produção, transmissão e efeito. Também pode significar as propriedades de um determinado material para a absorção dessas ondas.

Acústica arquitetônica

A acústica arquitetônica se refere ao conjunto de materiais de construção e acabamentos de teto e paredes escolhidos de acordo com as características de determinado ambiente, considerando o número de pessoas que ocupará o espaço e principalmente a que ele se destina.

Absorção sonora

Cada material tem sua capacidade de absorver — com maior intensidade ou não — as ondas sonoras, reduzindo a energia que será refletida. A absorção sonora ocorre pelo atrito do som com estruturas porosas e fibrosas dos materiais, dissipando-se em forma de calor. Essa característica é muito importante na hora de escolher os materiais para o seu projeto de acústica.

α(alfa “w”) – Coeficiente de absorção sonora ponderado

O coeficiente αw representa a absorção sonora média ponderada de produtos, determinado pela norma ISO 11654.

Isso se da através da comparação de uma curva de referência com os valores de absorção sonora do produto medidos conforme a ISO 354.

αw pode ser utilizado para escolha do revestimento mais adequado para escritórios, restaurantes, call centers, foyers, show rooms, etc. Para ambientes com características especiais, deve ser analisada a curva de absorção sonora em função da frequência.

NRC – Coeficiente de Redução de Ruído (Noise Reduction Coefficient)

NRC é a média simples dos coeficientes de absorção nas frequências de 250, 500, 1000, 2000 Hz, (as faixas centrais da sensibilidade do ouvido humano) com arredondamento de 0,05, conforme a norma ASTM 423, e representa a performance de absorção sonora de um material acústico.

Isolamento do Ruído

O isolamento de ruído, fornecido por paredes, pisos, fachadas, divisórias, portas e janelas é apenas uma maneira de atenuar a transmissão de energia sonora de um ambiente para outro. Esta atenuação depende do índice de isolamento de cada elemento construtivo, o Rw.

Rw (índice de redução sonora ponderado)

O Rw representa o índice de redução de ruído ponderado de uma parede ou elemento construtivo medido em laboratório, de acordo com a norma ISO 10140-2.

Dn,f,w – Atenuação Sonora de Forro Falso

O índice Dn,f,w, medido conforme a norma ISO 10848-2, refere-se ao isolamento de ruído aéreo promovido pelo forro falso de salas adjacentes.  De acordo com a tabela 27 do anexo 1 da norma DIN 4109 CAC = Dnfw + 2 dB.

CAC – Ceiling Attenuation Class

CAC é um índice de atenuação sonora através do forro falso de salas adjacentes, medido pela norma ASTM E 1414.

Barreira Acústica

Barreira ou Muro acústico é uma intervenção utilizada principalmente ao longo de rodovias, ferrovias e grandes avenidas. Esse trabalho é feito para proteger áreas residenciais do ruído de tráfego.

Foi criado para evitar que o ruído interfira na comunicação e na audição entre as pessoas. Um ambiente mal projetado pode se tornar uma barreira para aqueles que já têm dificuldade de ouvir.

Difusão do Som

A propriedade de espalhamento ou reflexão aleatória do som quando em contato com uma superfície irregular.

Difração do Som

A propriedade do som de contornar obstáculos, mudando sua direção e reduzindo sua intensidade.

Decibel (dB) –

Sabe por que você aprendeu relação logarítmica na escola? Para calcular os decibéis, já que a relação do volume do som é medida assim e em dB, com uma escala “relação logarítmica” que facilita o registro das variações da pressão sonora. Por exemplo, você sabia que a respiração humana tem um volume de 5dB a maioria das pessoas considera 30 dB um nível silenciosamente confortável? Uma conversa animada chega a 80 dB? O escapamento de uma moto normalmente emite 92 dB, podendo chegar a 118 dB, quando modificado, já o barulho de um jato faz na decolagem pode atingir 30 dB.

dBA – Nível Sonoro Ponderado A

O dBA é o nível de pressão sonora correspondente a sensibilidade do ouvido humano, que não percebe igualmente todas as freqüências. O ouvido é menos eficiente para as freqüências baixas do que médias e altas. Os efeitos das freqüências baixas devem ser reduzidos em relação às freqüências médias e altas para que o som seja descrito como perceptível pelo ouvido humano. O nível sonoro resultante é classificado como ponderado A, e sua unidade é o dBA

Sonômetro

O sonômetro é um equipamento utilizado para medir, analisar e comparar os sons e ruídos.

Efeito da área

Quando os materiais acústicos são colocados de forma espaçada, podem ter uma absorção maior do que se tivessem sido colocados juntos.

Isso acontece por causa da absorção das bordas expostas suaves e da difração da energia do som em torno dos painéis. Por isso, sempre que for planejar o tratamento acústico de um espaço, estude bem as opções de painéis juntos ou separados.

Frequência – Hz

É o evento durante o tempo, ou seja, o número de oscilações da onda sonora por determinado espaço de tempo. Em acústica, a unidade de medida medição para a frequência é o Hertz (Hz), que significa um ciclo por segundo. As baixas frequências tem número menor de oscilações por segundo, vão de 50 a 250 Hz.  As médias frequências estão entre 250Hz e 2000Hz e altas frequências de 2000 a 16000Hz.

Intensidade

Também chamada de loudness, a intensidade representa quanto é gasto de energia com a vibração da onda sonora. Loudness é a ressonância física da intensidade.

Nuvem Acústica

Esse é um daqueles conceitos que você acha que sabe o que é, mas geralmente não é o que você está pensando. Nuvem  é um termo do mercado acústico que significa um painel suspenso em posição horizontal a partir do teto (por isso parece uma nuvem). É parecido com um defletor, que é vertical, só que na horizontal.

Nível de Pressão Sonora

O nível de pressão sonora, chamado popularmente de potência, é medido em decibel, dB, corresponde a 20 vezes o logaritmo da razão entre pressão sonora e pressão referência: dB = 20 log (P/Po). Por exemplo, um restaurante movimentado com nível de 74dB equivale a 100.000µPa de pressão sonora. O ruído do escapamento de uma moto de 114 dB equivale a 10.000.000 µPa de pressão sonora.

Pressão

Você pode medir a pressão total da onda sonora no espaço, subtraindo a pressão no espaço no instante com a onda, da pressão sem a onda. Agora, se você quiser medir o nível de pressão de som, ele é calculado em decibéis e com um medidor.

Reflexão

Reflexão significa o quanto da onda sonora bate e é refletida por uma superfície. Geralmente, as mais rígidas e polidas não porosas refletem mais ondas do que as porosas ou irregulares suaves. Mesmo que pareça estranho, alguns reflexos sonoros podem melhorar a qualidade do sinal da fala e da música quando posicionados de forma adequada. Vemos muito isso em teatros e casas de show.

Tempo de Reverberação

Alguns chamam de Reverb. A reverberação é o tempo que o som leva para diminuir de 60dB para 1/1.000.000 do seu nível original, após a fonte parar de gerar o som.

Quando, por exemplo, uma caixa de som deixa de tocar, ainda leva um tempo para que a onda deixe de ser ouvida e seja completamente dissipada pelo ambiente. Essa propriedade, denominada tempo de reverberação, é importante pois determina a propriedade qualidade acústica de sala de acordo com as suas dimensões, os materiais de acabamento e sua utilização.

Ruídos

Como essa é uma palavra mais conhecida, já dá para ter ideia do conceito, não é? Os ruídos são sons que incomodam, irritam ou interferem na comunicação escuta. Eles não precisam ser altos para incomodar, basta que estejam ali, presentes e constantes.

Som

É tão fácil de escutar e tão difícil de explicar. O som é uma oscilação que se propaga num meio elástico como ar, por exemplo, e pode ser percebido pelo ouvido humano.

A velocidade do som no ar é de 344m/s, para temperatura de 20°C,  e no concreto pode ser até 6.000 m/s. Isto explica, por exemplo, porque o ruído estrutural provocado por uma bomba d´água no subsolo pode ser ouvido vários andares acima.

Tons

Essa definição também é usada em música. Os tons são relacionados à faixa de frequência à qual a onda pertence, como um tom grave, um tom agudo, entre outros.

Vibração

Apesar de ter outros significados na língua portuguesa, a vibração para a área de acústica quer dizer uma força que oscila em um meio sólido algo específico, como as cordas de um violão que vibram para produzir uma nota.

Mesmo que você já conheça alguns desses termos e esteja por dentro do mundo acústico, sempre existe algo mais a aprender, não concorda? O intuito de um glossário da acústica é que você volte nele toda vez que precisar, combinado?

Se você gostou do texto, compartilhe-o nas suas redes sociais. Quem sabe você não leva conhecimento para mais alguém?

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar