O que é inteligência comercial e qual a sua importância para os negócios da Construção Civil?

0 Compartilhamentos
0
0
0

Saber mais e dominar os conceitos de inteligência comercial é essencial para se destacar no mercado e criar oportunidades de venda.

Essa estratégia se baseia na coleta e no uso de informações para embasar as decisões, como o lançamento de um produto, a criação de uma promoção ou até mesmo a elevação de um preço.

Por meio dela, é possível analisar todo o negócio e buscar maneiras contínuas de melhorá-lo.

Continue lendo para saber mais sobre a inteligência comercial e aprender como aplicá-la na sua empresa.

O que é inteligência comercial?

Também chamada inteligência competitiva ou de mercado, essa estratégia consiste na tomada de decisão a partir da coleta e da análise de informações.

Esses dados podem ser tanto internos quanto externos e são analisados de diversas formas, dependendo do objetivo.

O importante é organizar e interpretar as informações da forma correta, para apoiar decisões durante as negociações com poucos recursos.

Normalmente, a inteligência comercial é aplicada em dois setores da empresa: o de vendas e o de marketing. Mas também pode ser utilizada em outras áreas. Na indústria, por exemplo, pode-se utilizar para otimizar a linha de produção.

Quais dados podem ser utilizados?

Não existe apenas uma forma de usar a inteligência comercial, tudo depende do seu objetivo.

Entre os dados que podem ser utilizados para as análises e tomadas de decisão, podemos citar:

  • Sobre o mercado de clientes: informações sobre os clientes, como o gênero, a idade média, sua área de atuação e motivadores de compra.
  • Sobre o seu negócio: conheça o seu ticket médio, avalie a satisfação dos clientes, entenda seus pontos fracos e fortes, e analise os canais de aquisição dos clientes.
  • Sobre a concorrência: faça um levantamento dos concorrentes e veja quais são as estratégias utilizadas por eles, assim como os seus pontos de força e fraqueza.
  • Sobre os produtos ou serviços: pesquise quais são as soluções mais procuradas, o nível de satisfação dos clientes e o conhecimento do time de vendas sobre os produtos.
  • Sobre o mercado: fique atento às novas tendências, às mudanças na economia e no comportamento do consumidor para prever novas demandas.

Como utilizar inteligência comercial?

Para utilizar a inteligência comercial no seu negócio, deve-se criar um planejamento estratégico completo.

Sabemos que isso pode ser difícil de fazer, especialmente no mercado da construção civil, que conta com diversas novidades frequentemente.

Mas a partir dos dados corretos e com a prática, se tornará mais fácil.

Quando criar um planejamento, deve-se focar em resolver um problema. Se você deseja criar uma promoção e não sabe quais produtos oferecer, por exemplo, uma boa ideia é analisar quais são as soluções mais procuradas e criar algo relacionado.

Já se quer aumentar o número de clientes, uma boa opção é analisar o concorrente líder de mercado,  ver quais são as estratégias que ele utiliza para pegar insights e produzir estratégias que ajudem no fechamento de mais negócios.

Quer saber mais?

Se você ficou interessado em saber mais sobre a inteligência comercial e deseja ver dicas para aplicá-la no seu negócio de construção civil, temos um convite para você.

Lançamos na nossa plataforma um curso completo com um especialista em administração e negociação, o Ivan Corrêa.

Ele é um curso rápido e dinâmico com  4 aulas e ensinará tudo que você precisa saber para iniciar suas  estratégias. Visite a página para saber mais e realizar esse curso de forma completamente gratuita e online.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar