Saber mais e dominar os conceitos de inteligência comercial é essencial para se destacar no mercado e criar oportunidades de venda.
Essa estratégia se baseia na coleta e no uso de informações para embasar as decisões, como o lançamento de um produto, a criação de uma promoção ou até mesmo a elevação de um preço.
Por meio dela, é possível analisar todo o negócio e buscar maneiras contínuas de melhorá-lo.
Continue lendo para saber mais sobre a inteligência comercial e aprender como aplicá-la na sua empresa.
O que é inteligência comercial?
Também chamada inteligência competitiva ou de mercado, essa estratégia consiste na tomada de decisão a partir da coleta e da análise de informações.
Esses dados podem ser tanto internos quanto externos e são analisados de diversas formas, dependendo do objetivo.
O importante é organizar e interpretar as informações da forma correta, para apoiar decisões durante as negociações com poucos recursos.
Normalmente, a inteligência comercial é aplicada em dois setores da empresa: o de vendas e o de marketing. Mas também pode ser utilizada em outras áreas. Na indústria, por exemplo, pode-se utilizar para otimizar a linha de produção.
Quais dados podem ser utilizados?
Não existe apenas uma forma de usar a inteligência comercial, tudo depende do seu objetivo.
Entre os dados que podem ser utilizados para as análises e tomadas de decisão, podemos citar:
- Sobre o mercado de clientes: informações sobre os clientes, como o gênero, a idade média, sua área de atuação e motivadores de compra.
- Sobre o seu negócio: conheça o seu ticket médio, avalie a satisfação dos clientes, entenda seus pontos fracos e fortes, e analise os canais de aquisição dos clientes.
- Sobre a concorrência: faça um levantamento dos concorrentes e veja quais são as estratégias utilizadas por eles, assim como os seus pontos de força e fraqueza.
- Sobre os produtos ou serviços: pesquise quais são as soluções mais procuradas, o nível de satisfação dos clientes e o conhecimento do time de vendas sobre os produtos.
- Sobre o mercado: fique atento às novas tendências, às mudanças na economia e no comportamento do consumidor para prever novas demandas.
Como utilizar inteligência comercial?
Para utilizar a inteligência comercial no seu negócio, deve-se criar um planejamento estratégico completo.
Sabemos que isso pode ser difícil de fazer, especialmente no mercado da construção civil, que conta com diversas novidades frequentemente.
Mas a partir dos dados corretos e com a prática, se tornará mais fácil.
Quando criar um planejamento, deve-se focar em resolver um problema. Se você deseja criar uma promoção e não sabe quais produtos oferecer, por exemplo, uma boa ideia é analisar quais são as soluções mais procuradas e criar algo relacionado.
Já se quer aumentar o número de clientes, uma boa opção é analisar o concorrente líder de mercado, ver quais são as estratégias que ele utiliza para pegar insights e produzir estratégias que ajudem no fechamento de mais negócios.
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