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Medo de vender: o desafio dos profissionais da Construção Civil

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O medo de vender é hoje o grande desafio dos profissionais da construção civil, que é uma área de atuação que por muitas vezes demanda de seus profissionais o desenvolvimento da habilidade de negociar com clientes. A questão é: será que o mercado está preparado para essa realidade?

No passado, as empresas que tinham mais sucesso e que vendiam mais eram as que detinham os meios de produção. Sendo assim, possuíam produtos de maior qualidade e as posições de trabalho mais valorizadas eram os engenheiros, projetistas, ou seja, profissionais ligados à indústria. 

Já atualmente, as empresas de maior valor de mercado e as que mais crescem não são mais aquelas que possuem os meios de produção. Agora, são as que estão mais perto de seus consumidores.

Anteriormente, a profissão de vendedor era deixada de lado e indicada para quem não possuía talentos e até hoje isso ainda perpetua na mente de algumas pessoas, colaborando para o aumento do preconceito. 

Quando paramos para pensar no momento que vimos, vemos que áreas de atuação ligadas ao Marketing Digital como vendas, desenvolvimento de produtos, entre outras, são as que se encontram mais próximas ao consumidor, sempre vendendo alguma coisa, seja uma ideia ou algo físico. E assim também é no nosso dia a dia. O tempo todo estamos vendendo, em casa, no trabalho e por aí vai.

Se você tem medo de vender, tenha em mente que quanto mais “não” você recebe, mais perto do “sim” você está. Confira a seguir uma dica especial:

 

Quem ganha quando você vende mais

De acordo com o seu produto ou serviço, reflita sobre os seguintes pontos: ele entrega valor? Ele muda a vida de alguma pessoa? Ele melhora a pessoa?

Se pensou em responder ‘sim’, qual é o direito que você tem de privar uma pessoa de receber o seu produto ou de ao menos tentar vender esse produto para ela? Dessa forma, você estaria privando o seu cliente de ter um ganho/transformação em sua vida. O máximo que pode acontecer é você receber um “não”.

Quando você vende, o seu cliente ganha o benefício e você ganha o dinheiro. Sendo assim, ambos saem ganhando. Se você não vende, o seu cliente não ganha o benefício e você não ganha o dinheiro e nem o case de sucesso. Resumindo, os dois saem perdendo e esse é o pior cenário que pode acontecer. Ou seja, pelo menos tentar vender você deve e, para isso, é preciso deixar o medo de lado.


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