Motivos e técnicas para usar impermeabilizante para laje

0 Compartilhamentos
0
0
0
Não importa o tipo da sua obra, uma coisa é certa: a impermeabilização de laje é um item importante para a segurança, saúde e beleza da construção.
Usando o produto certo, é possível evitar as tão temidas infiltrações, que são mais do que um inconveniente: é um problema muito sério que danifica a parte estética, gerando danos à estrutura da obra – isso porque quando a mancha surge, provavelmente, a parte interna já foi bastante abalada.
Nesse sentido, usar impermeabilizante para laje é providência essencial para evitar riscos na estrutura de sua construção – e no visual também! Continue lendo e saiba mais sobre os motivos e as técnicas para esse tipo de impermeabilização.

Por que ter uma laje impermeabilizada, afinal?

A cobertura de uma construção é o local mais suscetível às infiltrações, um grave problema que pode ser evitado com a impermeabilização de laje, evitando também a sua deterioração.

Vejamos, a seguir, as principais razões para usar impermeabilizante na laje.

  • Protege as estruturas das intempéries;
  • Protege a instalação elétrica;
  • Impede a umidade que leva ao surgimento de fungos e mofo;
  • Evita o aparecimento de manchas que impactam a estética da construção;
  • Revestimentos corretamente aplicados atuam para equilibrar a temperatura interna, deixando o ambiente mais confortável para os usuários.

O melhor momento de aplicar o impermeabilizante para laje exposta é no ato da construção. Porém, mesmo assim, com o tempo – devido ao desgaste e ao acúmulo de água nas calhas e outros elementos – é preciso efetuar uma nova impermeabilização de lajes.

Passo a passo para aplicar impermeabilizante para laje


Tendo em vista que a água não danifica apenas a obra, mas também gera prejuízos à saúde por conta das infiltrações, é essencial priorizar o revestimento que impedirá esse problema.

Por isso, preparamos um passo a passo simples que mostra como impermeabilizar corretamente a laje – para ver uma orientação mais completa, leia nosso artigo sobre impermeabilização de lajes e cobertura

Lembramos que existem produtos específicos para lajes sem tráfego e com tráfego, então, escolha o produto certo para seu projeto e acompanhe as dicas abaixo:

1. O primeiro passo para ter a laje impermeabilizada é alinhar o caimento para a água escoar nos locais corretos e arredondar cantos e arestas – com cerca de um mês para garantir a cura da argamassa;

Outro detalhe importante na preparação da base é o preenchimento de trincas e fissuras com o selante estrutural de alta performance PU30 quartzolit.

2. Após esse período, basta aplicar a manta líquida, seguindo as orientações que constam na embalagem, observando o produto certo:

  • Lajes com ou sem tráfego: aplique o impermeabilizante para laje super manta líquida quartzolit, conforme especificação na embalagem, aguardando de 2 a 3 horas entre cada demão – consumo total de 1,2 Kg/m² para 2 demãos. É possível realizar a colocação de revestimentos cerâmicos e porcelanatos diretamente sobre a super manta, desde que seja utilizada uma argamassa tipo ACIII como o Cimentcola Flexível quartzolit.
  • Lajes sem tráfego: com rolo de lã, trincha, pincel ou sistema de projeção convencional, a manta líquida branca quartzolit deve ser aplicada sobre a base seca. Devem ser aplicadas 5 demãos, sempre com intervalo de 2 horas e consumindo 500 g/m2 em cada demão.

Para os dois casos é necessário aplicar a tela estruturante quartzolit nos cantos e ralos, entre a primeira e a segunda demão do impermeabilizante, visando ampliar a flexibilidade da manta líquida nessas regiões de dobra. Além da escolha do produto ideal, a correta execução de todas as etapas de impermeabilização é fundamental para garantir o bom resultado da obra.

As soluções apresentadas atuam não apenas na proteção da laje contra a umidade, mas também na redução da temperatura interna caso estejam expostas. Uma laje impermeabilizada corretamente reduz os gastos futuros com manutenção, preservando a saúde da construção e das pessoas que vivem nela.

Quartzolit tem uma linha completa para impermeabilização de laje que facilita a tarefa de proteger as construções de infiltração. Confira o vídeo e descubra qual a melhor opção para sua obra.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar