o que é a norma ABNT NBR 15575

O que é a norma ABNT NBR 15575?

0 Compartilhamentos
0
0
0

Você sabe o que é a norma ABNT NBR 15575 e como ela impacta o trabalho do arquiteto? Com o passar dos anos, a preocupação em garantir a construção de habitações com padrões mínimos de qualidade e conforto cresceu. As normas técnicas e regulamentações são instrumentos utilizados para viabilizar essa melhora. 

Para esclarecer a temática e diretrizes dessa norma, preparamos este post para você. Iniciaremos informando sobre o conteúdo da norma e por que os arquitetos precisam se adequar e conhecer o tema. Abordaremos também a necessidade do aperfeiçoamento dos profissionais perante a NBR 15575. Confira!

Do que trata a ABNT NBR 15575 e quando entrou em vigor

A ABNT NBR 15575: Edificações Habitacionais – Desempenho foi publicada em diário oficial em fevereiro de 2013 e passou a ser obrigatória para as construções projetadas a partir de 19 de julho deste mesmo ano.

Em seis partes, a norma trata de requisitos de desempenho para sistemas estruturais, sistemas de pisos, de vedações verticais internas e externas, bem como de coberturas e aparelhos hidrossanitários.

Esses requisitos, como o desempenho estrutural da edificação, a segurança contra incêndio, a durabilidade, a estanqueidade e os desempenhos acústico, lumínico e térmico, são englobados em três categorias: segurança, sustentabilidade e habitabilidade. O empreendedor deve atender aos níveis mínimos de todos esses critérios exigidos.

Em 2018 a NBR 15575 completou 5 anos e entrou em processo de revisão pela primeira vez! Contudo, ainda não há previsão para a publicação da nova versão da norma que está sendo elaborada neste ano de 2019.

Por que os arquitetos precisam conhecer e se adequar à NBR 15575

O mercado está constantemente em mudança e é preciso estar atualizado para acompanhar as transformações. Essas mudanças podem ocorrer pelo avanço da tecnologia, por desenvolvimento do mercado ou por exigências legais.

A NBR 15575 representou uma grande novidade e avanço no que diz respeito aos requisitos das condições de habitabilidade, conforto, segurança e sustentabilidade em residências. Os critérios de desempenho acústico foram abordados de forma inédita pela norma no Brasil, por isso ela é muito importante para o setor!

Algumas abordagens da norma

Elencamos abaixo alguns critérios e requisitos tratados pela norma de desempenho.

Desempenho acústico

O desempenho acústico é influenciado por ruídos advindos tanto do ambiente externo, como o ruído de trânsito, quanto do ambiente interno, como máquinas e geradores.

Por essa razão a norma exige que requisitos acústicos sejam atendidos para:

  • Sistemas de pisos: isolamento a ruído aéreo e a ruído de impacto entre apartamentos distintos;
  • Fachadas, coberturas e paredes internas: isolamento a ruído aéreo de fachadas e coberturas, bem como de paredes internas que separem apartamentos diferentes.
  • Equipamentos prediais e sistemas hidrossanitários: critérios de desempenho acústico para esses sistemas também são apresentados, porém com caráter não obrigatório.

Para atender a esses requisitos diversas soluções podem ser aplicadas, como o uso de materiais com propriedades de absorção e isolamento acústico, reorganização da disposição dos cômodos – deve-se afastar os locais mais sensíveis, como quartos, de locais ruidosos – entre outros.

Havendo interesse em mais detalhes sobre os critérios técnicos e boas práticas para atender aos requisitos acústicos da norma, acesse o “Manual ProAcústica sobre a Norma de Desempenho” e o “Manual ProAcústica para Classe de Ruído”.

Desempenho térmico              

O conforto térmico pode ser alcançado de várias formas, desde soluções arquitetônicas (utilização do telhado adequado, fachada ventilada, implantação coerente com iluminação e ventilação) até a utilização de tecnologia, como a refrigeração artificial.

Desenvolvimento sustentável

O desenvolvimento sustentável, atrelado à questão da sustentabilidade, está ligado diretamente à associação com boas técnicas construtivas, reciclagem, aproveitamento de luz e iluminação natural, utilização de mão de obra local e de materiais coerentes com o clima e a região onde a obra será inserida.

Habitabilidade

A habitabilidade é um conceito de aplicação recente na construção civil, que tem como principal objetivo garantir que as construções, especialmente as moradias, apresentem um caráter mais humano, com bons padrões estéticos e de conforto acústico, térmico e lumínico.

Deve-se pensar na moradia não como um mero projeto, mas enxergá-la como uma edificação feita para abrigar seres humanos que, portanto, deve apresentar condições adequadas de conforto.

Aumento da vida útil

Por fim, o processo de aumentar a vida útil da edificação está ligado a vários aspectos anteriormente citados. Quanto maior for a vida útil da edificação, menor a necessidade de reformas e gastos com materiais. Isto é bom para a questão da sustentabilidade e qualidade de vida na edificação.

Deve-se atentar ao uso de materiais adequados ao clima de cada região, além de medidas de segurança e prevenção contra incêndios.

Por que o aperfeiçoamento é necessário para você, enquanto profissional, se atualizar quanto à NBR 15575

A norma trouxe ao mercado da construção civil uma quebra de paradigmas. Assim como toda mudança, ela precisa de tempo para ser incorporada e compreendida. Por isso, é importante que os profissionais se capacitem e se mantenham atualizados.

Estudar por conta própria sempre é uma boa opção, mas, quando falamos sobre assuntos mais complexos, como a questão da NBR 15575, talvez o ideal seja realizar um curso específico sobre o tema.

Avanços da norma no setor

A norma representou um grande avanço no setor de construção civil no Brasil – isso porque exige que as construtoras atendam aos padrões mínimos pré-estabelecidos.

Além disso, introduziu de forma clara e objetiva questões de conforto ambiental e acústico e um passo importante foi dado para garantir uma maior vida útil às edificações.

Uso da tecnologia a seu favor

Vivemos na era da informação e da tecnologia. Cada vez mais, elas fazem parte da nossa vida e impactam tudo ao nosso redor. Há diversos softwares em que você pode testar os desempenhos térmicos e acústicos para avaliar a sua obra em relação às exigências da norma. Para o projeto arquitetônico, o Sketchup e o Revit (tecnologia BIM) são ótimas ferramentas.

A existência da NBR 15575 é fundamental como instrumento para viabilizar e garantir a melhora na qualidade das construções executadas no Brasil. Os profissionais da construção civil, sejam eles arquitetos, engenheiros ou mestres de obras, devem estar atentos às exigências de padrões atuais.

Agora que você já sabe o que é a NBR 15575 e como ela impacta o trabalho do arquiteto, que tal entender quais são as suas aplicações?


E você já conhece os cursos do Parceiro da Construção? São cursos gratuitos, completamente online e com emissão de certificado. Venha descobrir!

acessando parceiro da construção

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar