O que fazer para garantir o conforto acústico em edificações?

0 Compartilhamentos
0
0
0

A velocidade do desenvolvimento urbano trouxe novos desafios para aqueles que estudam o conforto acústico na arquitetura. Principalmente nos grandes centros, onde o ruído de transporte urbano, ferroviário e aeroviário estão muito próximos às áreas residenciais, é possível identificar transtornos no sono, entre outros sintomas da poluição sonora.

O desenvolvimento de novas técnicas  de análises de propagação de ruídos e seu controle na construção passaram a ser verdadeiras metas para as áreas especializadas.

Encontrar tecnologia aplicável para aplacar a poluição do som é uma opção para os motores dos veículos. Entretanto, existem diversas soluções para proporcionar conforto acústico na arquitetura.

Neste post você vai conferir os principais métodos para lidar com a propagação do som em diferentes ambientes. Confira!

Paredes, Janelas e Fachadas

Todo tipo de parede tem um grau de isolamento acústico, assim como as janelas. É importante avaliar o ruído ambiental  antes de definir layouts ou de fazer a escolha pelos materiais. A boa avaliação inicial vai contribuir para a eficiência no desempenho do projeto final.

Às vezes uma simples mudança de layout, já é suficiente para proteger os dormitórios do ruído das avenidas. Outras vezes é preciso pensar em materiais mais pesados, sistemas compostos ou ainda janelas com boa vedação. Atendendo, assim, os níveis de conforto requeridos em dormitórios.

A Norma de Desempenho NBR 15.575, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), existe para determinar padrões de desempenho acústico na construção civil. Segundo ela, o isolamento acústico em paredes interiores que separam unidades habitacionais distintas, sendo uma delas o quarto, deve um apresentar nível mínimo de isolamento de ruído de Dntw = 45 dB ou Rw = 50 dB.  Rw corresponde ao índice de isolamento medido em laboratório.

Para suprir as necessidades acústicas básicas em residências, as soluções mais usuais do mercado são aplicações de drywall ou alvenaria. É preciso buscar materiais ou sistemas compostos que ofereçam os índices recomendados.

Assim como dormitórios, vários outros ambientes exigem conforto acústico. Como salas de aula, escritórios, hospitais, cinemas, teatros, onde o cuidado com a escolha dos materiais de construção e revestimentos definem a qualidade acústica compatível com o espaço e sua utilização.

Pisos

O avanço das tecnologias estruturais deixou as lajes mais delgadas e as construções mais suscetíveis à transmissão sonora. As mudanças em nossos costumes quanto à escolha de acabamentos também tiveram grande impacto nesta questão, quando substituímos o carpete pelo piso frio ou laminado, favorecendo a transmissão de ruído de impacto entre pavimentos. Para evitar este incomodo e atender as exigências da Norma de Desempenho, muitas vezes é necessário a aplicação de uma nova tecnologia: execução de pisos “flutuantes”, onde o contra piso é isolado acusticamente da estrutura do edifício, evitando assim a transmissão dos ruídos de impacto para andares de baixo e ambientes adjacentes.

Seja em ambientes comerciais, escritórios, hospitais ou apartamentos, por mais incrível que possa parecer, a escolha do piso certo e seu sistema construtivo pode resolver o problema do vazamento de som.

Elevadores

Você já parou para pensar no quanto os elevadores de um prédio merecem atenção especial quanto aos barulhos emitidos? Além de serem capazes de gerar ruídos insistentes, os elevadores podem provocar vibrações, interferindo o conforto do ambiente interno.

Esse sufoco não pode ser resolvido com manutenções no equipamento ou algo do tipo. Se você enfrenta esse problema, saiba que está ligado com a falta de cuidado com a acústica durante o planejamento.

A execução do projeto precisa ser acompanhada pelos engenheiros de forma minuciosa. Se a caixa não é bem construída, ela acaba criando ruídos a cada movimento. Esses ruídos caminham  pelas estruturas do subsolo até o último andar.

Contudo, o mercado já conta com  amortecedores específicos. Esses amortecedores podem ser instalados na base dos equipamentos para evitar a transmissão do ruido estrutural. Além de outros cuidados que podem gerar mais conforto acústico em torno do fosso do elevador.

Conforto Acústico

As técnicas nas construções têm presença fundamental no controle do fluxo sonoro de fora para dentro e vice-versa. O que acontece quando a poluição sonora acontece apenas internamente, vindo dos equipamentos ou das pessoas presentes no próprio ambiente?

Fabricantes de eletrodomésticos, eletroeletrônicos, processadores, brinquedos e outros produtos de uso cotidiano também têm sido forçados a investir em inovação em busca da redução dos ruídos produzidos.

Além disso, a partir da resolução do Conama, em 1994, o Selo Ruído passou a ser obrigatório em eletrodomésticos que emitem ruído no funcionamento. Seja produzido no Brasil ou no exterior, os equipamentos precisam ter o selo para garantir que o consumidor possa utilizar esse critério quando precisar escolher o que comprar.

Em locais onde há número elevado de pessoas conversando ao mesmo tempo como restaurantes, escritórios, salões de festas, hospitais, entre outros, o condicionamento acústico através de forros e revestimentos tem efeito direto sobre a comunicação, a redução do ruido, a inteligibilidade e a clareza do som, proporcionando maior qualidade de vida.

No hospital, os forros acústicos reduzem o ruído dos equipamentos de monitoramento de uma UTI, por exemplo, contribuindo para a velocidade de recuperação dos pacientes por oferecer melhores condições de repouso.

Nas escolas, os forros acústicos proporcionam maior clareza e entendimento entre alunos e professores, aumentando os índices de aprendizagem.

Nos grandes escritórios e call centers, onde ocorrem conversas paralelas, os forros acústicos reduzem o nível de ruido e proporcionam maior privacidade, contribuindo para o aumento da produtividade no trabalho.

O conforto acústico na arquitetura é uma maneira de ter uma vida com menos barulho e mais paz. Se você achou esse conteúdo interessante, siga-nos nas redes sociais para estar sempre atualizado sobre as melhores soluções do mercado! Estamos no Facebook, no Twitter e no LinkedIn!

A importância do conforto acústico para pacientes e profissionais de saúde
0 Compartilhamentos
1 comentário
  1. Your article gave me a lot of inspiration, I hope you can explain your point of view in more detail, because I have some doubts, thank you.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar