O planejamento da equipe comercial é essencial para todas as empresas que desejam aumentar os seus resultados e melhorar o desempenho dos colaboradores.
Dominar a estratégia e criar um plano de ação detalhado é o papel do líder que, muitas vezes, não teve uma orientação de qualidade e completa para desempenhar a sua função na empresa.
Afinal, apenas quem é líder sabe o real desafio dessa profissão, que exige diversas habilidades e aprimoramento contínuo.
Continue lendo para saber mais sobre o planejamento da equipe comercial e veja como fazer isso no seu negócio.
O que é planejamento da equipe comercial?
O planejamento da equipe comercial nada mais é do que criar um plano de ação baseado em metas que a empresa deve cumprir.
Ou seja, é um plano que guia toda a atuação da equipe e busca unir todos os esforços para o mesmo fim.
Isso vai muito além de estabelecer uma meta de venda! Traçar que se deseja vender uma certa quantia até um dia específico do ano não é um planejamento, é apenas uma meta.
Para que o seu time realmente consiga seguir as orientações é preciso basear o trabalho em alguns pontos:
- metas SMARTs,
- o que se espera de cada colaborador,
- recursos utilizados para o cumprimento das metas.
Além disso, também é indispensável haver organização na rotina da empresa.
Por meio desse planejamento da equipe comercial, é possível unir todos os colaboradores, ter mais resultados, reduzir o turnover e manter o time motivado.
Como fazer o planejamento da equipe comercial?
Saiba mais sobre cada um dos pontos acima para fazer o seu planejamento da equipe comercial.
Metas SMARTs
As metas SMARTs são um método de definição de objetivos que se baseia em cinco fatores:
- Específica: estabelecimento de uma meta com detalhes, que explicite o que se deseja alcançar, como ela será conquistada e qual a sua importância.
- Mensurável: crie um objetivo que possa ser medido e acompanhado por todos.
- Atingível: de nada adianta traçar algo que não conseguirá se tornar real. Sonhe alto, mas mantenha os pés no chão.
- Relevante: as metas devem ser relevantes para todos os envolvidos, o que aumenta a motivação do time.
- Temporal: estabeleça um prazo para analisar os resultados e ver se os objetivos desejados foram cumpridos.
Vai muito além de falar para vender mais. É preciso trazer mais detalhes para que todos entendam o seu papel e façam o seu trabalho com confiança.
O que se espera de cada colaborador
Após traçar as metas SMARTs, é importante estabelecer qual é o real papel de cada colaborador no plano de ação.
Para isso, deve-se entender como um contribui para o processo e o seu impacto nos resultados.
Uma boa ideia é utilizar essa etapa para identificar os pontos fracos e incentivar a capacitação para superá-los.
Quais recursos que serão utilizados
De nada adianta você falar onde deseja chegar, se não mostrar como é possível ir até lá.
Mostre para os seus colaboradores quais são os recursos disponíveis e como negociar, acompanhe em tempo real, dê feedback e busque melhorar de forma contínua os seus processos.
Esses são três passos que fazem toda a diferença e, com certeza, ajudarão você a ter mais resultados.
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