Close up of industrial bricklayer installing bricks on construction site

O passo a passo que ensina como fazer um muro do zero

1 Compartilhamentos
0
0
1

Já ficou na dúvida sobre como fazer um muro? Se liga nesse  passo a passo que mostra como fazer essa tarefa a partir do zero.

Antes de iniciarmos a obra, é importante alguns cuidados com o local onde ele será construído, portanto, tudo se inicia com uma limpeza e verificação se o terreno está apropriado para receber a construção, mas esse será um assunto para outra oportunidade. Mas sobre a limpeza, se deve:

 

  • retirar o lixo,
  • retirar a vegetação,
  • marcar a área com piquetes de madeira.

Depois de definido o local, a metragem da obra e o ambiente estar limpo para iniciar o processo de construção, é hora de reunir o material e as ferramentas necessárias.

Apresentaremos esses detalhes na continuidade desse post e na medida que avançamos nas etapas, por isso não esqueça de anotar as dicas.

Para começar, é importante saber que os muros podem ser feitos com diversos modelos de blocos, por exemplo, de 10 cm x 20 cm x 40 cm, blocos cerâmicos de 14 x 19 x 29, de 6 furos, 8 furos, 12 furos, com dimensões variadas ou até mesmo placas de concreto pré-moldadas. 

Se a opção for por blocos, é recomendado que o muro seja subdividido em trechos com comprimento de no máximo 2,80 metros.

Podemos citar como exemplo, no caso de blocos de 40 cm de comprimento, devemos utilizar 7 unidades em cada trecho.

Entre os trechos, deve-se deixar um espaço de 20 centímetros, onde será construído um pilarete de concreto armado que fará o travamento da estrutura.

As dimensões dos materiais e estruturas de concreto armado que fazem a sustentação do muro podem variar de acordo com as especificações do projeto, mas você verá informações que serão o ponto de partida para essa construção.

Anotada as primeiras dicas, vamos ao passo a passo de como fazer um muro do zero. Mas antes, não esqueça de utilizar os EPIs para ter um dia de trabalho com mais segurança! Continue lendo e conheça os detalhes sobre esse assunto!

Quais materiais são necessários para a construção de um muro?

Os detalhes de como fazer um muro do zero, em termos de materiais, dependem do tamanho da obra, no entanto, é importante conhecer quais são eles.

Como já vimos, é possível optar pelos blocos ou por placas de concreto pré-moldadas, portanto, fique à vontade para fazer a escolha.

Neste post, optaremos pelo muro de blocos, por ser o mais tradicional e comum no Brasil.

Desse modo, você precisará ter disponível durante a obra os seguintes materiais:

  • concreto magro,
  • concreto normal,
  • blocos,
  • aditivo para massa,
  • impermeabilizante,
  • massa para assentamento,
  • tábuas,
  • desmoldante
  • ferro,
  • estribo,
  • chapisco rolado (opcional)
  • argamassa,
  • tinta.

Como fazer um muro do zero?

Com a lista dos materiais em mãos e muita vontade de trabalhar, vamos iniciar o processo de como fazer um muro:

 

1 – Vala

O primeiro passo consiste em abrir uma vala no local onde será a construção. Lembre-se que essa profundidade pode ser diferente dependendo das especificações do projeto ou tipo de terreno, mas podemos considerar em geral que  a altura do muro pode definir a profundidade da vala, portanto:

 

  • muros de até 1 metro – profundidade de 20 centímetros,
  • muros de até 1,5 metros – profundidade de 30 centímetros,
  • muros de até 2,5 metros – profundidade de 40 centímetros.

 

Depois de aberta a vala, compacte bem o seu fundo, pois é ali que será instalada a fundação.

Uma fundação bem feita evita as conhecidas trincas e a umidade na parte baixa do muro.

 

2 – Base de concreto

A segunda etapa envolve a fundação, ou seja, a base de concreto que dará suporte. A viga de baldrame, deve ser impermeabilizada nas 3 faces e sugerimos  a pintura asfáltica acqua quartzolit para barrar a umidade ascendente. Reforçamos que o aterro para nivelamento não deve ultrapassar o nível do baldrame de forma que atinja os blocos lateralmente. Caso isso ocorra, uma parte do muro deve ser impermeabilizada.  Uma boa opção do mercado é o tecplus top quartzolit, onde o produto é aplicado em aproximadamente 1m de altura  e preferencialmente após o reboco, caso vá solo em contato. 

Para isso, deve-se colocar uma base de concreto magro de 5 centímetros na vala e na sequência completá-la com concreto normal. A dica é utilizar um aditivo na composição e o tecplus 1 quartzolit na proporção de 1% da massa de cimento é uma ótima opção.

Nos locais onde não serão instalados os blocos de concreto, e utilizados para os pilaretes, será preciso deixar pontas de ferro na fundação, conhecidas como “esperas”, essenciais para o travamento depois de pronto. Fique atento, pois neste local, não aplica-se o pintura asfáltica acqua quartzolit.

 

3 – Parede do muro

O muro, como já mencionado, pode ser levantado com blocos, seguindo o mesmo procedimento que é utilizado para a construção de uma parede de casa. As fileiras de blocos não podem ficar 100% alinhadas, será necessário fazer uma “amarração”. Comece a primeira fileira com um bloco inteiro e a de cima comece com uma metade, antes de colocar um inteiro, e vá intercalando essa sequência até ficar com a altura adequada para o preenchimento do pilarete. Para facilitar esse trabalho, você pode  utilizar a multimassa quartzolit para o assentamento dos blocos)

Não se esqueça que os trechos de muro deverão ter no máximo 2,80 metros de comprimento, por isso, alguns espaços ficarão abertos entre essas composições.

 

4 – Fechamento de espaços

Após levantar o muro com os blocos, é hora de fechar os espaços de 20 centímetros que ficaram abertos entre os trechos.

Em cada espaço que divide o muro, onde construiremos os pilaretes, devem ser instaladas 4 barras de ferro de 8 milímetros de bitola.

Essas barras devem ser amarradas com estribos que tenham entre 4,2mm e 6mm de bitola. Eles ajudarão no travamento do muro.

Na sequência, feche esse espaço com duas tábuas, que farão o papel de fôrma no processo de construção dos pilaretes. Como dica para facilitar a retirada dessas fôrmas,  aplique o desmoldante quartzolit na face das tábuas que ficarão em contato com concreto antes de fazer o fechamento dos espaços.

 

Após essas tarefas, é hora de concretar.

5 – Cinta de concreto armado

Atenção! Nos casos onde os muros ultrapassem os 2 metros de altura, será preciso fazer uma cinta de concreto armado na metade da altura da construção e por toda a sua extensão.

Essa estrutura garante a firmeza do muro, exercendo a mesma função dos pilaretes.

O cinto pode ser feito com blocos do tipo canaleta, precisando ser armados com 2 barras de ferro de 8 milímetros de bitola.

6 – Chapisco e reboco

Nessa fase da construção, o muro está levantado e pronto para receber o acabamento.

Chegou a hora de fazer o chapisco, ou seja, utilizar uma mistura de argamassa mais fluida e aplicar jogando pequenas quantidades com a pá de pedreiro por todo o muro, deixando-o com um acabamento rústico. Você pode facilitar a tarefa ao utilizar o chapisco rolado quartzolit e ao aplicar a massa com um rolo de pintura ou ao aditivar o chapisco com chapix blanco quartzolit para melhorar a trabalhabilidade da massa ao aplicar as pequenas quantidades com a pá de pedreiro.

Nesse ponto é possível realizar o acabamento final ou fazer o reboco para regularizar o local e deixar o acabamento mais liso. Essa etapa abre a possibilidade de ampliar a durabilidade e segurança, pois ele passará a ter uma cobertura mecânica, podendo ela ser mais impermeabilizada com a mistura de um aditivo na argamassa. Recomendamos a utilização do aditivo plastificante quartzolit.

 

7 – Pintura

Por fim, para deixar o muro bonito e pronto para valorizar o seu imóvel, uma excelente ideia é pintá-lo. Essa tarefa pode ser realizada com broxa, rolo de pintura ou ainda uma pistola. Como dica, em caso de fazer a pintura sobre o chapisco, considere um rolo com a altura das cerdas mais altas para facilitar o trabalho.

É chegada a hora de reunir a família e comemorar, pois o seu muro está pronto, bonito e passa a ser uma segurança para o seu imóvel.

Como se observa, essa construção exige trabalho, esforço e cuidados para que tudo corra bem e o produto final se apresente com qualidade, segurança e bom gosto.

Quer assistir cursos inteiramente online com cadastro e certificado gratuitos sobre Construção Civil? Faça o cadastro no site do Parceiro da Construção e comece agora o seu desenvolvimento profissional, acesse aqui!

1 Compartilhamentos
1 comentário
  1. I am currently writing a paper and a bug appeared in the paper. I found what I wanted from your article. Thank you very much. Your article gave me a lot of inspiration. But hope you can explain your point in more detail because I have some questions, thank you. 20bet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar