Fundamentos de Acústica

Tudo sobre Fundamentos de Acústica para seu projeto.

0 Compartilhamentos
0
0
0

Neste artigo, você irá aprender um pouco mais sobre alguns fundamentos de acústica para usar em seus projetos arquitetônicos.

Continue lendo!

Diferentes formas de propagação do som

O som se propaga por ondas invisíveis, conhecidas como ondas sonoras ou acústicas. Essas ondas sonoras precisam de um meio material para se propagar. Essa propagação ocorre com diversas velocidades, dependendo se o meio é líquido, sólido ou gasoso.

Quanto mais denso o meio, maior é a velocidade de propagação do som. O som se propaga de forma mais rápida em meios sólidos, depois nos líquidos e mais lentamente no gasoso.

O som se propaga por ondas sonoras que possuem uma taxa de repetição periódica, é essa taxa que irá definir a frequência e irá determinar se o som será mais grave ou agudo. 

A unidade de medida da frequência é Hertz, ou seja, 1 Hertz equivale a uma repetição por segundo. 

O que é reverberação sonora?

Quando falamos de fundamentos de acústica, é preciso falar sobre o que é reverberação. 

A reverberação sonora, em espaços fechados, é um fenômeno que ocorre quando o som permanece em um ambiente ao refletir em superfícies como paredes, móveis e etc.

Ela é muito confundida com o eco. A principal diferença é que o eco ocorre quando o som refletido retorna a fonte depois da extinção total do som original, já a reverberação acontece quando o som refletido retorna a fonte antes da extinção do som original.

O tempo de reverberação é uma característica acústica de ambientes fechados que determina a rapidez com que o som emitido por uma fonte sonora desaparece dentro de uma sala.

Lugares como estúdios, salas de aula, enfim,  qualquer lugar que não possa sofrer muita influência sonora, deve ter um tempo de reverberação adequado a sua utilização, ao tamanho e ocupação. 

Propagação do Som por meio de superfícies.

Outra questão muito importante quando falamos de fundamentos de acústica é quanto ao tipo de superfícies que podem propagar o som. 

Elas existem em 3 tipos:

  • absorvente: energia toda (ou parte) é absorvida pelo material
  • refletiva: energia toda (ou parte) é refletida pelo material
  • difusora: é aquela que espalha a energia sonora, reduzindo a reverberação

Diferença entre ruído aéreo e de impacto

Ruído aéreo é aquele transmitido pelo ar, ou seja, música, conversa. Geralmente, o tratamento sonoro não é suficiente para parar esse ruído.

Já o ruído de impacto é aquele que se transmite através de vibrações, como passos, quedas de objetos, marteladas, arrastar de móveis. Para que esse ruído seja minimizado ou, em alguns casos, neutralizado é preciso evitar que a vibração chegue à estrutura do edifício.

Condicionamento Acústico x Isolamento Acústico

Para finalizar alguns dos fundamentos acústicos que são muito importantes. Vamos falar do condicionamento e isolamento acústico.

Condicionamento Acústico: é relacionado a qualidade acústica interna do ambiente através da modelagem e materiais aplicados em cada superfície para absorção, reflexão e difusão do som. Existem diversos materiais que podem ser utilizados para controlar a distribuição sonora dentro de um ambiente. 

Isolamento Acústico: refere-se a capacidade dos materiais ou elementos construtivos de atenuar a transmissão ou ruídos entre ambientes, sejam eles internos ou externos.

Fundamentos de Acústica e Design de Projetos. 

Se ficou alguma dúvida sobre o assunto, pode ficar tranquilo. Preparamos um curso online com muitas informações sobre o tema, basta acessar gratuitamente no Parceiro da Construção. 

No curso “Fundamentos de Acústica e Design de Projetos” você irá aprender mais detalhadamente sobre cada fundamento citado neste artigo, além de muitas outras questões importantes para um projeto de acústica arquitetônica. 

Assista ao curso completo de Fundamentos de Acústica e Design de Projetos aqui.

Ao final do curso você receberá um certificado que irá agregar muito ao seu currículo profissional. Isso porque a acústica arquitetônica está sendo cada vez mais procurada para projetos tanto domiciliares, como empresariais. 

Conte com o Parceiro da Construção para elevar o seu nível profissional e siga todas as nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades.

0 Compartilhamentos
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar