Uma caixa de ferramentas com vários itens para realização de um trabalho.

Caixa De Ferramentas: Confira 7 itens indispensáveis

0 Compartilhamentos
0
0
0

A sua caixa de ferramentas precisa ter, pelo menos, 7 itens para garantir a qualidade do trabalho e passar confiança para o cliente.

A caixa de ferramentas do profissional de construção civil precisa ser completa para garantir um serviço de qualidade e confiança para os clientes. Até porque, imagine ser solicitado para atender uma emergência e ao chegar no imóvel, não poder ajudar por não ter as ferramentas necessárias. 

Certamente, a impressão causada não será boa e você tem boas chances de receber um feedback negativo e não ser recomendado no boca a boca. Assim, as suas intenções de elevar o faturamento e fidelizar o público devem ser prejudicadas. 

Mas calma! Preparamos este post justamente para falar sobre o assunto. Continue com a gente e confira 7 coisas que não podem faltar na caixa de ferramentas!

1. Kit parafusadeira e furadeira

É importante ter esses itens porque o primeiro é como uma chave de fenda elétrica, facilitando ao apertar ou soltar parafusos rapidamente. Quer dizer, ele faz isso sem cansar os seus braços e é perfeito para fixar tábuas, painéis e outros materiais.

Já a furadeira serve para fazer buracos em diferentes superfícies, como madeira, metal ou concreto. Por isso, ela é muito útil para instalação de prateleiras, pendurar quadros ou até mesmo para tarefas mais pesadas, como perfurar paredes.

Preferencialmente, opte por itens com baterias recarregáveis, sem que você precise de cabos de energia o tempo todo para executar o trabalho. Além disso, em alguns modelos, há uma luz LED que ilumina a área de trabalho. Isso é ótimo para trabalhar em espaços mais escuros ou quando está escurecendo.

2. Alicate

O alicate é projetado para agarrar e girar objetos, como segurar firmemente um prego enquanto você martela, torcer arames ou segurar peças no trabalho. E ainda, muitos alicates têm uma lâmina de corte na extremidade. Isso serve para cortar fios elétricos, arames e outros materiais relacionados às tarefas elétricas.

3. Chaves de fenda e philips

Uma chave de fenda é usada para apertar ou soltar parafusos. Logo, ela é essencial para uma variedade de tarefas, como fixar placas, prender dobradiças e realizar reparos em objetos do dia a dia.

Enquanto isso, a chave Philips — semelhante à chave de fenda — é projetada para parafusos com uma cruz na cabeça. Ou seja, ter essa chave na caixa de ferramentas aumenta a sua capacidade de lidar com diferentes tipos de parafusos.

Juntas, essas chaves cobrem a maioria dos tipos de parafusos encontrados em projetos de construção e reparo. Em outras palavras, elas são versáteis o suficiente para lidar com diversas situações, explicando porque devem entrar na sua caixa de ferramentas.

4. Martelo

O martelo é uma ferramenta básica, mas fundamental em várias tarefas de construção. O uso mais comum dele é para fixar pregos em materiais como madeira, tijolo ou metal. Ele oferece controle preciso sobre a força aplicada, permitindo a fixação segura de elementos estruturais.

Em muitas situações, pode ser necessário ajustar ou encaixar peças, fazendo isso com precisão, especialmente quando é preciso pequenos ajustes. E ainda, em trabalhos de acabamento, onde a estética é importante, o martelo é usado para pregar detalhes decorativos, molduras e outros elementos.

5. Parafusos e bucha

O parafuso é usado para unir objetos, como prender uma prateleira na parede ou fixar duas peças de madeira. Para usá-lo, insira a parte não rosqueada (a cabeça) no objeto que você deseja fixar. E seguida, gire a parte rosqueada com uma chave de fenda ou parafusadeira. 

Com isso, o parafuso entra no material, criando uma conexão firme. Existem diferentes tipos de cabeças de parafusos, como fenda, Philips, sextavada, etc. Certifique-se de usar a chave de fenda ou parafusadeira certa para a cabeça do parafuso que você tem.

Já a bucha é como uma “base” para o parafuso, especialmente quando você está fixando algo na parede. Ela oferece suporte adicional e impede que o parafuso se solte facilmente.

6. Serra manual com arco

Uma serra manual com arco é uma ferramenta de corte que usa uma lâmina fina e comprida presa a uma estrutura em formato de arco. Essa lâmina dentada é ideal para cortes precisos em materiais como madeira, plástico e metal, dependendo do tipo de lâmina utilizada.

 

A serra manual com arco é usada para cortar itens de maneira mais controlada. Para começar, você ajusta o arco, deixando a lâmina bem firme, o que é auxiliado com uma alça ou botão. Depois, escolhe a lâmina certa, dependendo do material que será cortado, como cortar madeira, metal ou plástico.

7. Chave inglesa

A chave inglesa, também conhecida como chave ajustável, é uma ferramenta versátil usada para apertar ou soltar porcas e parafusos de diferentes tamanhos. Antes de usar, ajuste a chave inglesa para se adequar ao tamanho da porca ou parafuso que você deseja apertar ou soltar. 

Para fazer isso, gire o botão ou a alça na parte inferior da chave. Posicione a chave inglesa na porca ou parafuso, garantindo que a mandíbula esteja bem encaixada.

Para apertar, gire a chave no sentido horário. Para soltar, faço o oposto e gire no sentido anti-horário. Seguindo esses passos, a chave inglesa gruda direitinho, o que significa que ela segura firme na porca ou parafuso. Isso faz com que você consiga usar força de um jeito que funcione bem.

Instalação Hidráulica, em parceria com a Aamanco Wavin

Então, o que achou dos 7 itens indispensáveis para levar na caixa de ferramentas? Além deles, existem outros importantes, como fita isolante, trena, estilete, veda rosca etc. É recomendado ter o máximo possível para melhorar a qualidade do serviço e passar confiança para o cliente.

Sabe o que mais aumenta a confiança do cliente no seu trabalho? Estudar com cursos práticos de construção civil. Por esse motivo, acesse aqui o curso sobre Instalação Hidráulica, feito em parceria com a Aamanco Wavin. Todas as aulas são gratuitas, on-line e com certificado!

0 Compartilhamentos
Você pode gostar