Equipamentos de segurança: importância na construção civil

0 Compartilhamentos
0
0
0

Não somente na construção civil, mas também em outras áreas, como limpeza e saúde, o uso de equipamentos de segurança é obrigatório, pois os equipamentos de proteção individual oferecem proteção contra acidentes de trabalho. 

Continue lendo esse conteúdo do Parceiro da Construção e descubra todas as formas como os equipamentos de segurança do trabalho protegem os profissionais da construção civil. 

O que são equipamentos de segurança?

Os equipamentos de proteção individual, também conhecidos como EPIs, são equipamentos e acessórios desenvolvidos para proteger os profissionais de acidentes ou riscos à saúde no ambiente de trabalho

O número de acidentes na construção civil caiu nos últimos anos, segundo dados de 2019 e 2020 do Sinduscon-SP. Parte da explicação para isso é o uso de equipamentos de segurança, uma solução preventiva simples e barata. 

É obrigatório usar equipamentos de segurança na construção civil?

Sim, é obrigatório usar equipamentos de segurança na construção civil, conforme a lei n.º 6.514/1977, da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Profissionais contratados nesse modelo que se recusarem a usar EPIs, usar incorretamente ou de forma incompleta podem ser demitidos por justa causa. 

Além disso, a empregadora que não garantir o uso de equipamentos de proteção individual corre o risco de ser punida com uma multa de até cinquenta salários mínimos. 

Quais são os equipamentos de proteção individual da construção civil? 

Alguns dos principais equipamentos de segurança que devem ser utilizados na construção civil são:

  • Capacete: protege a cabeça contra impactos; 
  • Óculos de proteção: impedem que poeira ou outros materiais irritantes atinjam os olhos; 
  • Viseiras: cobrem toda a face, oferecendo proteção adicional contra respingos; 
  • Protetores auriculares: protegem os ouvidos do barulho alto das máquinas, evitando danos auditivos;
  • Máscara de proteção: oferece proteção contra a inalação de poeira ou produtos químicos; 
  • Luvas: protegem as mãos contra cortes, arranhões e materiais perigosos;
  • Mangotes: são um tipo de capa para os braços, evitando que materiais escorregam pelas mangas; 
  • Botas de segurança: protegem os pés contra objetos pontiagudos, quedas e produtos químicos;
  • Cinto de segurança: mantém o profissional seguro, evitando quedas de lugares altos, como  andaimes. 

Qual é a importância do uso de equipamentos de segurança na construção civil?

O uso de EPIs, além de ser uma obrigação legal, também tem um papel importantíssimo para profissionais da construção civil.  

Protegem contra acidentes

Os equipamentos de proteção individual protegem o profissional de qualquer coisa que possa cair ou cortá-lo durante o trabalho. Sem eles, há um risco de machucados graves, em áreas como:  

  • Articulação do tornozelo;
  • Dedos;
  • Pés;
  • Joelhos;
  • Mãos.

Evitam problemas nos olhos e ouvidos

Equipamentos de segurança do trabalho, como protetores auriculares, impedem que barulhos altos afetem a audição do trabalhador. Já as viseiras e os óculos de proteção evitam que pequenas partículas atinjam os olhos. 

Melhoram a saúde respiratória

Quanto o assunto é a saúde respiratória,  EPIs, como as máscaras de proteção, bloqueiam a poeira e impedem que produtos químicos prejudiciais cheguem aos pulmões.  

Previnem quedas

Segundo um estudo realizado pelo antigo Ministério do Trabalho e pela Revista Proteção, 40% dos acidentes de trabalho no Brasil ocorrem por quedas. A mesma pesquisa aponta que 65% desses acidentes ocorrem na construção civil e que em 80% dos casos porque os profissionais não usavam EPIs.

Por isso, quando o profissional estiver trabalhando em lugares altos, é fundamental que sejam utilizados equipamentos, como o cinto de segurança. 

Como usar os equipamentos de segurança corretamente na construção civil?

Para garantir a máxima eficácia dos equipamentos de proteção individual é necessário que os trabalhadores os utilizem corretamente. 

  • Capacete: deve estar ajustado a cabeça de forma firme;
  • Óculos de proteção: precisa cobrir os olhos completamente; 
  • Máscara de proteção: deve cobrir tanto o nariz quanto a boca; 
  • Botas de segurança: precisam estar bem amarradas e no tamanho correto do pé do profissional; 
  • Cinto de segurança: deve estar bem ajustado e travado.

Como otimizar seu aprendizado

Especialize-se com os cursos do Parceiro da Construção 

Profissional da construção civil, agora que você já entendeu a importância de utilizar equipamentos de segurança durante o trabalho, que tal aprofundar seus conhecimentos com os cursos do Parceiro da Construção?

Todos os cursos disponíveis em nossa plataforma são 100% gratuitos e ao final de cada treinamento você realiza um exame e conquista um certificado que pode ser adicionado ao seu currículo, atestando sua expensive nos tópicos abordados. 

Nossa sugestão é começar pelo curso Como otimizar seu aprendizado. Com aulas divididas em dois módulos, você vai aprender dicas essenciais para otimizar seus estudos e se destacar dentro do segmento da construção civil.

O que está esperando? Acesse o site do Parceiro da Construção, realize o cadastro gratuito e comece a desfrutar de todos os benefícios da plataforma hoje mesmo!

0 Compartilhamentos
Você pode gostar