A textura e o grafiato deixam a parede com uma aparência diferenciada para destacar uma área. Sendo assim, o cliente deseja mudar a decoração de um espaço sem gastar e bagunçar tanto? É uma opção sugerir a aplicação de um desses tipos de revestimento.
Até porque, aplicá-los é relativamente simples. Porém, o bom resultado exige paciência e cuidado para você não fazer o cliente jogar dinheiro fora, caso ele desaprove como ficou.
Por esse motivo, preparamos este post para tirar as suas principais dúvidas sobre textura e grafiato. Continue com a gente e veja:
- O que é textura grafiato?
- Qual é a diferença de grafiato e textura?
- Qual a diferença entre granfino e grafiato?
- Quais são as indicações da textura e do grafiato?
- Qual o preço da textura e do grafiato?
- Quais são as vantagens da textura e do grafiato?
O que é textura e grafiato?
Textura é o aspecto geral de como a parede se parece ou se sente. Enquanto isso, grafiato é um tipo específico de textura que cria riscos na superfície. A seguir, saiba mais sobre cada um!
Textura
A textura aplicada em uma área causa uma aparência ou sensação tátil na superfície, que pode ser liso, áspero, rugoso etc. O efeito depende dos desejos do cliente e como você executa a técnica, podendo usar pincéis, espátulas, rolos e outros materiais.
Por exemplo, a textura projetada cria uma superfície tridimensional, como relevo, ondulação, desenho e por aí vai. Tudo depende da maneira com que o profissional responsável pelo serviço usa a pistola de textura.
Grafiato
O grafiato cria uma superfície com pequenos riscos que deixam a parede com um toque decorativo e rústico. Essa técnica costuma durar muito tempo, resistir a umidade e a variação de temperatura. Isso porque o grafiato é formado por polímeros acrílicos, dolomitas e minerais, materiais que aumentam a durabilidade.
Qual é a diferença entre grafiato e textura?
Textura é o termo mais amplo que descreve a sensação tátil e o visual de uma superfície, podendo criar inúmeros efeitos decorativos. Estes dependem do nível de habilidade do profissional, desejos do cliente e dos materiais usados, que podem ser jornal, espátula, rolo, pincel, vassoura etc.
Já o grafiato cria especificamente ranhuras ou riscos em sua superfície, o que é feito com uma desempenadeira de PVC ou aço. Em ambos os casos é preciso que a parede esteja limpa — livre de poeira, gordura ou mofo — e seca para um bom resultado.
Qual a diferença entre granfino e grafiato?
A principal diferença entre grafiato e granfino está na espessura das pedrinhas na massa, que compõem cada um dos revestimentos e influenciam no acabamento. Quer dizer, o granfino é feito com pedras mais finas, deixando o resultado mais suave em comparação com o grafiato tradicional.
Quais são as indicações da textura e do grafiato?
A textura e o grafiato são indicados para ambientes internos e externos. Até porque, são duráveis e resistentes, mesmo quando expostos a fortes condições climáticas, como sol e chuva excessiva.
Além disso, a textura é versátil e oferece opções variadas de acabamentos, como texturas suaves, granuladas, ou efeitos mais arrepiados. Isso funciona bem para criar um ambiente visualmente interessante, sendo mais focada na estética do que na proteção.
Enquanto isso, o grafiato é recomendado quando se deseja uma parede com riscos, criando um visual rústico. Inclusive, essa é uma opção lavável, o que o torna ideal para ambientes que exigem uma superfície mais resistente. Logo, além do apelo estético, o grafiato pode fornecer proteção adicional às paredes.
Qual o preço da textura e do grafiato?
O preço médio de 25 kg de textura e grafiato é R$ 30. As variações nos valores dependem de/do:
- tipo escolhido;
- marca;
- características específicas;
- etc.
Quer dizer, texturas mais simples e com menos detalhes geralmente são mais acessíveis. Enquanto isso, as decorativas ou com efeitos especiais podem ser mais caras. E ainda, saiba que a textura costuma render mais e ser mais fácil de aplicar que o grafiato.
Então, leve essa informação para o cliente, caso ele esteja com o orçamento apertado e na dúvida de qual revestimento escolher entre textura e grafiato. Até porque, a aplicação do grafiato exige um maior conhecimento de você, profissional responsável pelo trabalho.
Quais são as vantagens da textura e do grafiato?
Tanto a textura quanto o grafiato oferecem a vantagem de permitir uma variedade de estilos e acabamentos. Saiba mais sobre esse e outros pontos positivos!
Textura
- versatilidade estética – oferece inúmeras opções para efeitos decorativos, permitindo criar texturas suaves, granuladas, arrepiadas e outros acabamentos;
- adaptação a superfícies irregulares – pode ser uma solução eficaz para disfarçar pequenas imperfeições ou irregularidades na parede sem gastar e bagunçar tanto;
- aplicação em ambientes internos e externos – adequada para decorar tanto espaços internos quanto externos, proporcionando flexibilidade na escolha de estilos.
Grafiato
- visual rústico – causa um efeito rústico e marcante, com a presença de ranhuras ou riscos, adicionando personalidade às paredes;
- durabilidade – é uma técnica resistente e durável, oferecendo proteção adicional às paredes contra desgaste e danos;
- facilidade de aplicação – pode ser aplicado com relativa facilidade — desde que você tenha conhecimento no assunto — tornando-se uma opção prática para transformar o ambiente sem grandes complicações.
Cursos do Parceiro da Construção e Quartzolit
E aí, aprendeu mais sobre textura e grafiato? Esses dois revestimentos podem transformar a aparência de um espaço para satisfazer o cliente sem gastar ou fazer tanta bagunça. Inclusive, eles são úteis para disfarçar pequenas imperfeições ou irregularidades na parede.
Pensando nisso, acesse aqui os cursos do Parceiro da Construção com aulas sobre textura e grafiato! Todos os conteúdos são gratuitos, on-line, com certificado e tem parceria com a Quartzolit.