Argamassa piso sobre piso

Tudo sobre Argamassa Piso Sobre Piso

0 Compartilhamentos
0
0
0

O cliente, como é de costume, não suporta bagunça na hora da reforma? Você precisa saber como usar argamassa piso sobre piso ajuda a tornar a ‘’obra limpa’’. Com ela, o seu serviço pode ser feito sem tirar todo o piso antigo, que naturalmente gera mais entulho e sujeira.

Até porque, às vezes, o piso antigo está em bom estado geral, mas tem danos superficiais ou simplesmente não fazem mais o estilo dos proprietários. Nesses casos, não há a menor necessidade de fazer bagunça.

Como visto, aplicar a argamassa piso sobre piso evita problemas como esses e pode aumentar o seu faturamento. Quer saber como? Continue a leitura e saiba mais!

 

O que é a argamassa piso sobre piso?

É um produto com a mesma composição da argamassa normal, usado para assentar pisos, tijolos etc., mas tem aditivos que o deixam mais aderente. Assim, fica mais fácil colar um piso sobre o outro.

É comum que as pessoas se perguntem se podem usar a argamassa AC2 na técnica piso sobre piso, o que não é recomendado.

Afinal, a AC2 não é tão resistente e seca mais rapidamente que a piso sobre piso, afetando a aderência do novo revestimento.

 

Como escolher a argamassa piso sobre piso correta?

Considere alguns fatores importantes:

  • tipo de piso antigo – podendo ser cerâmica, porcelanato, pedra natural, entre outros;
  • tipo de piso novo – a argamassa deve ser em um modelo apropriado tanto para o piso antigo quanto para o novo;
  • ambiente interno ou externo – escolha uma argamassa piso sobre piso resistente à água, principalmente se o espaço for banheiro, cozinha, piscina etc.;
  • nível de movimentação – a quantidade de pessoas que circulam pelo ambiente exige uma argamassa muito resistente à compressão e a arranhões;
  • instruções do fabricante – elas indicam o tipo de piso em que a argamassa é recomendada e as condições de aplicação.

Quais são os tipos de argamassa piso sobre piso?

Existem diferentes tipos de argamassa piso sobre piso, cada um feito para atender diferentes necessidades. Entre eles:

  • argamassa piso sobre piso comum – é uma das mais usadas, possuindo boa aderência, flexibilidade e resistência;
  • argamassa piso sobre piso branca – indicada para assentar revestimentos cerâmicos claros ou translúcidos, como pedras naturais e blocos de vidros;
  • argamassa piso sobre piso de porcelanato – recomendada para aplicação em porcelanato, material mais pesado, exigindo uma argamassa resistente;
  • argamassa AC3 – especialmente indicada para assentar revestimentos com muita circulação de pessoas, como shoppings, aeroportos, escolas, entre outros.

Como usar a argamassa piso sobre piso?

Primeiro, conte com argamassa apropriada para a técnica de piso sobre piso, garantindo a qualidade da instalação. Os passos são os seguintes:

  • prepare a superfície – a superfície do piso antigo deve ser limpa, seca e nivelada para não prejudicar a aderência da argamassa;
  • preparação da argamassa – siga as instruções do fabricante para preparar a argamassa, como ao misturar o produto com água até ele ficar homogêneo;
  • aplicação da argamassa – aplique a argamassa com uma desempenadeira dentada sobre a superfície do piso antigo e use uma quantidade de argamassa suficiente para cobrir 1 m² por vez;
  • assentamento do novo revestimento – imediatamente após aplicar a argamassa, faça o assentamento do novo revestimento pressionando-o com um martelo de borracha;
  • regularização do piso – após assentar as peças, use um nivelador de piso para regularizar a superfície e corrigir desníveis;
  • rejuntamento – após a secagem da argamassa, faça o rejuntamento entre as peças seguindo as instruções do fabricante;
  • limpeza – limpe a superfície do novo revestimento com um pano úmido.

Qual é o valor da argamassa piso sobre piso?

Um saco de argamassa piso sobre piso de 20 kg vale em média de R$ 20,00 a R$ 50,00. Porém, o preço pode ser mais caro ou mais barato conforme alguns fatores, como região, estabelecimento, marca, quantidade etc.

Além disso, inclua outros materiais necessários para instalar o piso sobre piso no orçamento. É o caso de revestimento, rejunte, nivelador de piso, entre outros.

Qual é o rendimento de um saco de argamassa piso sobre piso?

Um saco de 20 kg, tamanho médio do produto, pode render entre 3 e 6 m². No entanto, o rendimento pode ser maior ou menor, dependendo da:

  • habilidade do aplicador; 
  • condições da superfície onde será aplicada a argamassa; 
  • temperatura ambiente; 
  • espessura da camada de argamassa aplicada;
  • tamanho das peças de revestimento;
  • marca;
  • etc.

Uma dica é fazer testes antes de começar o serviço para avaliar o rendimento na obra antes da instalação definitiva.

Como fazer a manutenção do piso sobre piso?

A qualidade desse serviço também depende da manutenção periódica com um impermeabilizante, que protege superfícies contra os danos da água, como trincas. A aplicação do produto deve seguir as instruções do fabricante.

Faça isso a cada 5 anos em ambientes internos e propícios à umidade, como banheiro. Em áreas externas, como varandas e terraços, a manutenção pode ser de 2 em 2 anos.

Além disso, deixe claro para o cliente a importância de limpar o piso sobre piso com frequência. O intervalo de tempo da limpeza pode ser semanal ou quinzenal, dependendo da movimentação de pessoas e da sujeira acumulada.

E ainda, fique de olho e alerte o cliente para observar sinais de desgaste ou danos, como rachaduras, descolamentos, trincas ou infiltrações. Se encontrar problemas, o reparo deve ser feito imediatamente para controlar a situação.

Conte com o Parceiro da Construção

Viu como a argamassa piso sobre piso pode evitar perrengues no serviço, diminuindo a bagunça e a sujeira de uma obra? Saber disso, como aplicar o produto e a técnica correta faz com que os clientes vejam os seus serviços com bons olhos.

Assim, nós do Parceiro da Construção temos cursos com cadastro gratuito que podem melhorar o seu trabalho. Até porque, quanto mais conhecimentos técnicos, maior tende a ser o seu faturamento.

Pensando nisso, acesse aqui os cursos para pedreiros no site do Parceiro da Construção e conquiste mais clientes. Eles são todos on-line e oferecem certificado para mostrar a clientela que você é um profissional de confiança!

0 Compartilhamentos
Você pode gostar