gesso pequenos reparos

Como preparar a massa de gesso para pequenos reparos?

0 Compartilhamentos
0
0
0

Você sabe como preparar a massa de gesso para pequenos reparos? Esta é uma tarefa fácil e que você mesmo pode realizar.

Muitas vezes, pequenos reparos nas paredes podem ser resolvidos sem a necessidade da aplicação da massa corrida para que se alcance bons resultados.

Essa tarefa pode ser realizada de maneira rápida utilizando o gesso como material a ser aplicado, pois uma camada fina, em muitas situações, resolve o problema e deixa o seu ambiente perfeito.

Mesmo com toda a simplicidade no processo, é preciso tomar alguns cuidados para que o produto fique na consistência adequada para o seu uso.

Neste post, mostraremos como preparar a massa de gesso para a realização de pequenos reparos. Continue lendo e saiba como deixar sua casa mais bonita e sem os defeitos que facilmente podem ser resolvidos!

 

Afinal, como preparar massa de gesso para reparos?

massa de gesso

 

Antes de apresentarmos o processo de preparo é interessante saber que o gesso é um mineral aglomerante produzido a partir do aquecimento da gipsita.

O Brasil possui grandes depósitos de gipsita, especialmente no estado de Pernambuco, onde se encontra o Polo Gesseiro do Araripe.

Esse material vem sendo utilizado há mais de 10 mil anos em rebocos, preparo do solo e na confecção de recipientes, portanto, é um produto de grande utilidade no dia a dia dos povos e faz parte da história da civilização.

O processo de preparo da massa de gesso não exige grandes esforços, portanto, vamos conhecê-lo:

 

Materiais

Para fazer um reparo, você deve separar os seguintes materiais:

  • vasilha;
  • água mineral;
  • gesso;
  • espátula.

Também é importante que você use os equipamentos de proteção individual (EPI) que servem para proteger a sua saúde, nesse caso, providencie luvas, óculos protetor e uma máscara simples de pano.

Não esqueça de isolar o chão no caso de respingos, portanto, providencie jornais ou algum material que evite a sujeira no piso.

 

Preparação da massa

Para preparar 100 gramas de massa de gesso, você precisará de 50 ml de água filtrada.

Inicie colocando a quantidade de gesso a ser produzida no vasilhame e na sequência adicione a água mineral.

Misture bem o material e deixe a massa descansar até chegar ao ponto ideal.

Para isso, fique atento a sua consistência, misturando-a para que toda a massa fique homogênea.

Quando ela estiver no ponto, estará pronta para ser utilizada.

 

Importante

A massa não pode passar do ponto de utilização, pois ela endurecerá e será perdida, portanto, quando estiver consistente o suficiente é hora de aplicá-la para a realização dos reparos.

Diante disso, é importante não exagerar nas dosagens, ou seja, preparar grandes quantidades, pois em 15 minutos ela perderá o seu efeito e terá que ser descartada.

Para ajudá-lo a compreender exatamente esse processo, veja o vídeo que preparamos e que certamente facilitará o entendimento:

 

Aplicação

Para a aplicação da massa de gesso em pequenos reparos, basta apenas que com a espátula você corrija os problemas existentes, ou seja, preencha os vazios e tenha o cuidado em deixar a parede bem lisa e regular.

Após esse processo, basta aguardar a secagem e providenciar a pintura.

Como você percebeu, é muito tranquilo corrigir os pequenos problemas dos imóveis, como, por exemplo:

 

Onde é possível utilizar o gesso?

Para finalizarmos esse conteúdo, é importante que você saiba onde é possível utilizar o gesso.

A massa de gesso pode preencher todos os espaços vazios das paredes e do teto, onde, por exemplo, tenha ocorrido uma fissura ou para tapar o buraco deixado pelo parafuso ou prego.

Também pode ser usado após o lixamento de uma parede que tenha apresentado bolhas e que você queira corrigir.

Por fim, até mesmo para criar efeitos diferentes e decorativos a massa de gesso pode ser utilizada, porém, nesse caso, é importante conhecer as técnicas a serem usadas.

Agora que você já sabe como preparar a massa de gesso para os pequenos reparos que pretende fazer em sua casa, acesse o Portal do Parceiro da Construção e confira outros conteúdos e cursos inteiramente online com certificado e cadastro gratuitos que apresentam dicas incríveis que o ajudarão no dia a dia das tarefas, acesse aqui!

 

0 Compartilhamentos
Você pode gostar