Engineer and contractor shaking hands success of the project work together.

A importância da governança corporativa em sociedades e empresas familiares

0 Compartilhamentos
0
0
0

Já pensou em abrir um negócio com um familiar ou amigo, mas desistiu por receio de ocorrer algum problema ao longo do caminho? Esse pensamento é comum, principalmente entre os brasileiros.

Sociedades e empresas familiares são como qualquer outro negócio e, para ter sucesso, precisam estar com todas as informações que envolvem o lado operacional e relacional alinhadas. 

Pode ser que surjam conversas mais “difíceis”, porém necessárias, nessa trajetória como, por exemplo, deixar definido o que será feito caso haja saída ou até mesmo morte de algum dos envolvidos na sociedade. 

Um bom caminho para mitigar futuros problemas é aplicar a metodologia de governança corporativa. E, sim, mesmo sendo uma sociedade ou empresa familiar, de pequeno porte ou autônoma, essa ação fará toda a diferença. Não pense que isso é algo particular aos grandes negócios.

Precisamos começar entendendo que governança corporativa é o conjunto de práticas adotadas pelas empresas para o alinhamento de interesses do negócio, dos sócios e acionistas, com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão da organização, sua longevidade e o bem comum.

Resumindo, a governança corporativa será responsável por criar regras e estruturar as interações de uma empresa para que tenha vida longa e alcance o sucesso.

Conheças 6 motivos para colocar a governança corporativa em prática no seu negócio:

1- Melhora o processo de tomada de decisão, pois existem critérios de análise da gestão do negócio;

2 – Torna os administradores mais focados em resultado e retém gestores para garantir a implementação da estratégia;

3- Reduz o risco ao capital da empresa;

4- Maior agilidade de ações corretivas em períodos de menor lucratividade (plano de negócios vivo e flexível);

5– Aumenta o valor da empresa para os acionistas e confiabilidade dela diante do mercado;

6- Perpetua a maneira de fazer negócios.

Que tal aprender o caminho para colocar essa metodologia em prática e melhorar os resultados da sua sociedade ou empresa familiar? 

O curso online e gratuito Sociedades e empresas familiares: como fazer dar certo?’ já está disponível no Parceiro da Construção.

Comece a aplicar as lições aprendidas hoje mesmo!

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar