Pense como dono (a): entenda os níveis de atividades empresariais do seu negócio

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Não é novidade que muitos empresários encontram dificuldades para equilibrar as atividades de atendimento ao cliente e da administração do seu negócio. Sabemos que ser o profissional que atende o cliente e ao mesmo tempo ter que administrar o negócio pode dar bastante trabalho. Muitas vezes, a administração fica de lado ou é feita quando sobra tempo. 

E se você soubesse como equilibrar as suas tarefas como profissional e ao mesmo tempo ter disposição e foco para gerir o seu negócio? 

O conceito de viabilidade sistêmica traz uma metodologia de análise e orientação que busca o equilíbrio das relações que fazem parte da realidade de uma empresa ou de um profissional.

O resultado? Nos tornamos mais viáveis para os nossos negócios e os nossos negócios mais viáveis para nós.

Entenda os diferentes níveis de atividades desempenhadas em um trabalho:

  • Nível Estratégico: É quando dedicamos tempo para PENSAR sobre o trabalho a ser desenvolvido. Por exemplo: tempo para planejamento, definição das estratégias para conquistar novos mercados, decisões sobre posicionamento da sua marca, etc. Tudo aquilo que envolve pensar sobre as estratégias de atuação e a construção de visão de futuro para o seu negócio. 
  • Nível Gerencial: É quando vamos ORGANIZAR o trabalho a ser realizado. Por exemplo: separar os materiais necessários para prestar o serviço, organizar a agenda, marcar os compromissos com os clientes, distribuir tarefas para a equipe, organizar a sua mesa de trabalho etc. Nessa fase, estamos preparando os ingredientes necessários para entregar com qualidade o nosso trabalho. 
  • Nível Operacional: É o tempo de EXECUTAR o trabalho. Por exemplo: fazer a reunião com o cliente, desenvolver o projeto, fazer o relatório, executar uma obra, enfim, colocar de fato, a mão na massa! 

Num pequeno negócio, a distribuição desses níveis fica do seguinte modo: 10% do tempo para atividades estratégicas, 20% dedicados ao gerenciamento e 70% do tempo focado em atender de fato ao cliente. 

A grande questão é que, para a maioria dos profissionais, a maior parte do trabalho está focado no nível operacional e todo o restante é feito nas horas livres, quando é feito. Isso faz com que muitos profissionais se estressem, por exemplo, tendo que responder aos clientes fora do horário de trabalho ou mesmo, deixando de fazer algumas atividades essenciais para o sucesso do seu negócio, como o gerenciamento financeiro. 

Lembre-se: pensar e organizar o trabalho que será executado, também é trabalho.

Que tal aprender o caminho para chegar nesse equilíbrio entre as suas tarefas como profissional e ao mesmo tempo ter disposição e foco para gerir o seu negócio?

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