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Como vender pelo WhatsApp: 3 dicas para a área da Construção Civil

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A internet modificou completamente a forma que as pessoas se relacionam e consomem, por isso é comum encontrarmos vendedores e profissionais que desejam saber como vender pelo WhatsApp.

Essa ferramenta permite o envio de mensagens instantâneas, o que facilita a comunicação e pode, tranquilamente, substituir uma ligação para o cliente.

Além disso, por meio dela é possível fazer o acompanhamento da venda, o que possibilita a melhora contínua dos processos e aumenta as chances de fidelização.

Mas para que tudo isso seja verdade, é preciso aprender como vender pelo WhatsApp. Continue lendo e confira.

Por que vender pelo WhatsApp?

De acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, 99% dos celulares no Brasil têm WhatsApp.

Além disso, 90% dos brasileiros utilizam essa ferramenta para mandar mensagens de texto e 81% se comunica por áudio.

Engana-se quem pensa que esse uso é apenas para falar com amigos e familiares.

Ainda segundo a mesma pesquisa, 80% dos brasileiros utilizam esse canal para falar com empresas. Entre as finalidades para o uso, estão:

  • 82% busca por informações,
  • 68% deseja suporte técnico,
  • 57% compra produtos ou contrata serviços.

Esses dados mostram a real potência que essa ferramenta tem para aumentar as vendas e melhorar a comunicação com os seus clientes.

Como vender pelo WhatsApp?

Agora que você já está convencido de que esse é um bom canal, chegou a hora de aprender como vender pelo WhatsApp. Veja nossas dicas para isso.

Tenha uma boa apresentação

Por mais que as pessoas utilizem o WhatsApp para realizar compras, há muitas que se sentem invadidas ao serem abordadas por esse canal, afinal, muitas utilizam esse canal para assuntos pessoais ou familiares e podem não estar esperando pelo seu contato.

Então, ao realizar uma  abordagem com um cliente, tome cuidado para não parecer mal-educado ou inconveniente e sempre forneça algumas informações para trazer um pouco mais de confiança.

Nessa mensagem é importante você falar como conseguiu o contato, de onde fala, o seu nome e sempre pergunte se esse é um bom canal para se comunicar ou se a pessoa prefere receber uma ligação sua.

Isso evitará situações chatas e mostrará que você é gentil e se importa com o seu cliente.

Respeite o tempo de cada cliente

É importante entender que nem todos que falarão com você por esse canal estão prontos para realizar uma compra ou uma contratação.

O que isso quer dizer? Nós explicamos. Muitas vezes, uma pessoa entra em contato com a sua empresa para saber mais informações sobre um produto, sobre o seu serviço ou deseja fazer um orçamento sem nenhum compromisso.

Por mais que isso demonstre um interesse, não quer dizer que ele deseja comprar agora. Por isso, nesse momento, é preciso ter cuidado para não bombardear com mensagens comerciais ou forçar uma negociação, o que o afastará da sua empresa.

Responda às perguntas feitas, seja educado e mostre-se à disposição para qualquer outra dúvida, mas evite ficar forçando o fechamento da venda, isso pode ter um efeito contrário. O correto é tentar o fechamento ao observar sinais de compra do cliente.

Acompanhe o processo de venda

Essa dica pode parecer contraditória com a dada acima, mas você verá que não é!

Muitas vezes o cliente pergunta sobre um produto ou serviço e acaba esquecendo de responder ou até mesmo de dar continuidade no seu projeto.

Dessa forma, é possível mandar um lembrete gentil e educado para saber se ainda há alguma dúvida ou se você pode ajudar de alguma forma.

Além disso, também é uma boa enviar promoções para os clientes que demonstraram interesse e deram algum sinal de compra  de um produto ou serviço.

Podemos fazer uma analogia com a situação de compras online, onde é comum recebermos uma mensagem sobre a promoção do produto que  colocamos no carrinho e a chance de fecharmos a venda depois dessa mensagem é maior, afinal, quem não gosta de comprar e economizar?

No WhatsApp é bem parecido, pois ao dar um sinal de compra de um produto ou serviço a pessoa demonstrou interesse, como se colocasse no carrinho, e a mensagem sobre a promoção pode ser o fator que irá converter em venda.

Essas são apenas algumas dicas nossas para você saber como vender pelo WhatsApp. Se quiser conferir um conteúdo mais completo de forma totalmente gratuita, faça o nosso curso online.

Nele, você verá diversas dicas, com ninguém menos que Rodrigo Noll, um especialista em vendas e marketing.

Saiba mais sobre esse curso e domine as vendas por essa ferramenta. Continue no nosso site e confira como vender pelo WhatsApp. 

 

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