E muito importante saber como realizar um bom atendimento para conquistar seu cliente. Essa é uma obrigação de todo profissional que deseja se destacar em sua atividade e no mercado de trabalho.
Tanto o empreendedor quanto o colaborador precisam saber lidar com os clientes, fornecedores e colegas, objetivando manter bons relacionamentos e apresentar qualidade nos trabalhos que desenvolvem.
Segundo uma pesquisa realizada pela Hibou Monitoramento de Mercado, 94% de um total de 2.600 consumidores entrevistados disseram que o bom atendimento é fundamental para o fechamento de um negócio.
Para que essa situação se transforme em realidade na vida de um profissional, esse precisa desenvolver os seguintes atributos:
- simpatia,
- educação,
- cordialidade,
- conhecimento técnico,
- clareza.
Neste post, apresentaremos dicas que precisam ser adotadas para se conseguir atender seus clientes com qualidade. Continue lendo e saiba mais sobre esse importante assunto!
Qual a importância de prestar um bom atendimento?
Todo profissional de sucesso precisa, além de investir no seu aprimoramento técnico, realizando cursos e obtendo certificados, estar atento ao seu comportamento pessoal para oferecer um bom atendimento aos clientes.
Conforme já mencionado, é preciso saber interagir e oferecer informações que possibilitem às pessoas um entendimento do que se está sendo proposto, onde possa existir uma integração entre o profissionalismo e uma forma humanizada de relacionamento.
Isso significa redobrar esforços para a obtenção de conhecimentos técnicos que venham a colaborar com os serviços prestados, situação que só é possível de ser adquirida através do esforço na busca por cursos que efetivamente funcionam e enriqueçam o seu currículo.
Por outro lado, não se pode perder a característica humana, onde o respeito e o bom relacionamento são fundamentais.
Como realizar um bom atendimento?
Para realizar um bom atendimento, três pontos precisam ser observados para você poder ser visto pelo mercado de trabalho e pelos clientes como um exemplo de boa conduta. São eles:
Seja profissional
O profissionalismo é a primeira característica identificada por aqueles que são atendidos, para isso é necessário:
- rapidez e agilidade sem perder a qualidade,
- escutar o que o cliente necessita,
- cumprir com o que foi combinado,
- transparência em todos os momentos,
- organização e anotação de tudo o que estiver sendo solicitado.
No momento do atendimento, você se transforma em um consultor, ou seja, precisa ouvir o que está acontecendo, o que se deseja e qual o resultado esperado pelo cliente.
A partir daí, você deverá apresentar uma proposta para que os objetivos sejam atingidos, de forma clara e detalhada.
Uma maneira interessante para você aprimorar os seus conhecimentos está em contar com o Parceiro da Construção. Assista o vídeo e conheça detalhes a respeito:
Utilize EPI (Equipamento de Proteção Individual)
A utilização de EPIs, além de ser uma obrigação legal, é indispensável aos profissionais que atuam na indústria da construção civil.
O uso de uniforme e dos equipamentos de proteção individual demonstra organização e responsabilidade, portanto, colabora para a sua credibilidade e manutenção da sua segurança durante os trabalhos.
Ofereça um atendimento humanizado
O atendimento humanizado é aquele em que o profissional se coloca no lugar do cliente, ou seja, ouve suas dores, necessidades e busca por soluções que possam resolver o que ele procura.
Essa atitude possibilita uma conexão com o cliente e sua fidelização, onde este percebe a sua intenção em colaborar e encontrar uma boa alternativa para a questão a ser resolvida.
Humanizar é se aproximar das pessoas e criar um bom ambiente, onde as possibilidades de sucesso no fechamento do projeto aumentam substancialmente.
Como se observa, é perfeitamente possível oferecer um bom atendimento e se diferenciar no mercado, portanto, não perca mais tempo e inicie agora mesmo as mudanças necessárias para que seus objetivos sejam alcançados.
Agora que você conhece mais sobre esse importante assunto, acesse o Portal do Parceiro da Construção e saiba como dicas, cursos e conteúdos poderão ajudá-lo a construir a sua carreira ou a desenvolver o seu negócio!