Investir na preparação profissional e na participação em cursos especializados é uma excelente ideia para quem quer saber como aproveitar o crescimento da construção civil que vivemos nesse momento.
O ano de 2021 foi generoso para o segmento, quando o setor alcançou um crescimento de 9,7%, o maior dos últimos 11 anos, segundo dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
Para 2022, a expectativa é que os números não cheguem a esse patamar, no entanto, a previsão é de um crescimento na ordem de 2%, o que representa a continuidade da ascensão do segmento na economia brasileira.
Esses dados significam muito para aqueles que desejam crescer e aproveitar as oportunidades profissionais que se abrem no setor, o momento é ideal para buscar por especializações e aprimorar os seus conhecimentos, alcançando melhores posições e remuneração no mercado.
Neste post, apresentaremos as expectativas da construção civil para o ano e porque a preparação profissional é fundamental para o sucesso de sua carreira. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
Perspectivas e tendências de crescimento do mercado de construção civil
Como vimos anteriormente, o mercado da construção civil continuará crescendo em 2022, onde duas situações possibilitam números maiores do que os previstos pelos especialistas:
- fim da pandemia,
- ano de eleição e entrega de obras.
O fim da pandemia faz com que muitas pessoas tenham as suas atenções direcionadas para o cotidiano, onde investimentos voltam a ser realizados e a vida volta ao normal.
Além disso, tradicionalmente em todo o ano de eleição, existe um aumento significativo na entrega de obras, o que reflete diretamente nos resultados do setor.
Dentre as perspectivas existentes, destacam-se as seguintes tendências:
BIM
O BIM, sigla do inglês, Building Information Modeling, é uma criação virtual do modelo do projeto que está sendo desenvolvido.
A partir do uso de computadores, cria-se uma modelagem em 3D que possibilita incluir e alterar informações relacionadas ao projeto.
Isso significa que os vários profissionais envolvidos em um projeto podem acessar as informações e verificar com exatidão o que está sendo feito e planejado, sem precisar consultar pessoalmente o desenvolvedor das diversas ações.
Sustentabilidade
A sustentabilidade ganha cada vez mais força em todo o mundo e na construção civil não é diferente.
Para uma boa preparação profissional é fundamental que a atenção seja voltada a esse tema, cada vez mais valorizado pela sociedade e carente de quem conheça detalhes para a sua perfeita aplicação.
Como exemplo, pode-se verificar nas obras:
- água do reaproveitamento da chuva,
- produção de energia via painéis solares,
- construção a seco com uso do drywall.
Realidade aumentada
A realidade aumentada é uma tecnologia que possibilita uma visão de como determinada edificação ficará após pronta, permitindo mudanças e interação a respeito dos detalhes.
Através de computadores ou aparelho celular, é possível acessar detalhes visuais a respeito das obras, colaborando com os profissionais que irão desenvolver os trabalhos e facilitando aos clientes uma visão antecipada dos resultados.
Por falar em tecnologia, você sabe o que é Light Steel Frame? Assista nosso vídeo e conheça detalhes a esse respeito, vale a pena!
Qual a importância da preparação profissional para essa retomada?
Após 2020, um ano de sérios problemas em todos os segmentos de negócios em função da pandemia do coronavírus, a retomada forte das atividades é uma realidade.
A preparação profissional precisa fazer parte dos planos daqueles que querem se especializar e oferecer seus serviços ao mercado.
Para isso, cursos gratuitos são oferecidos pelo Parceiro da Construção, dando direito a certificações e preparando o profissional para novas oportunidades no mercado.
Não há como crescer sem se especializar!
Se você ainda tem dúvidas de como se preparar e crescer profissionalmente, acesse agora nosso site e conheça as possibilidades que oferecemos sem custos e usando a tecnologia a seu favor, onde, através do seu celular, você decide em que local e quando realizar os melhores cursos do mercado!
Fonte: Câmara Brasileira da Indústria da Construção