reparos na pintura

Como fazer reparos na pintura?

0 Compartilhamentos
0
0
0

Você sabe como fazer reparos na pintura? Essa tarefa pode envolver o conserto de algum problema que surgiu na parede ou a correção de alguma falha verificada de serviços anteriores.

É comum, por exemplo, com o passar do tempo, surgirem as rachaduras nas paredes e, geralmente, elas ocorrem por movimentação nas estruturas, normalmente conhecidas como trincas, que são responsáveis pela umidade, manchas, embolhamento e até descascamento da tinta aplicada. 

Por outro lado, também se verifica que nem sempre a superfície foi preparada devidamente ou foram usados os produtos adequados na pintura, causando vários problemas como:

  • bolhas na superfície,
  • desagregamento, o conhecido esfarelamento da tinta,
  • eflorescência, as manchas brancas que surgem na pintura porque a tinta foi aplicada no reboco úmido,
  • crateras que surgem quando ficou óleo, graxa ou outra substância na superfície a ser pintada,
  • manchas de mofo que surgem por vários motivos.

Todas essas situações comprometem a estética e beleza do ambiente e exigem reparos. Nesse caso, eles podem ser realizados sem a necessidade de refazer toda a pintura do imóvel novamente.

Elaboramos para você um passo a passo sobre como fazer o reparo na pintura, garantindo um excelente resultado ao ambiente e a satisfação do seu cliente. Vamos conferir?

 

Como realizar o reparo na pintura?

Especializar-se em reparos pode ser um grande diferencial para o currículo de um profissional na área da construção civil. 

Para oferecer um serviço de qualidade e diferenciado, o aplicador, também conhecido como pintor, precisa: 

 

Materiais necessários 

reparo na pintura
Builder using plastering tool for finishing old wall.

Um profissional qualificado precisa contar com os materiais e acessórios de trabalho necessários para a execução do seu serviço e produtos específicos que serão usados em cada procedimento do reparo.

Entre materiais e produtos, todo aplicador precisará de:

  • bandeja plástica de diluição,
  • espátulas,
  • rolos, pincéis e trinchas,
  • desempenadeira,
  • lixa,
  • escada,
  • EPIs, como óculos, luvas, avental, máscara, calçados adequados, etc,
  • diluentes,
  • fundo preparador de paredes,
  • massa corrida
  • selador,
  • tinta.

 

Isolamento da área 

A qualidade do serviço de reparo na pintura começa pelo cuidado que o profissional demonstra para com o ambiente, objetos e móveis que estão nele.

Por isso, isole a área, forre todo o piso com plástico resistente para acomodar os resíduos e evitar que a sujeira e respingos caiam sobre a superfície. 

 

Teste de percussão

O teste de percussão deve ser realizado já no momento em que você for convidado para fazer o orçamento do reparo da pintura. 

Ele consiste nas tradicionais batidas na parede, com a própria espátula, para verificar se ela está com ar nas estruturas ou com algum problema de aderência, principais causas de rachaduras e infiltrações.  Algumas vezes as partes que estão soltando precisam ser removidas. 

Utilização da lixa

A lixa é um material essencial na hora de iniciar o reparo na pintura.

Essa numeração adequada para a alvenaria vai ajudar a:

  • remover a tinta antiga da superfície,
  • deixar a parede lisinha para receber o novo reboco,
  • facilitar o processo de fixação da massa.

 

Aplicação do selador 

O próximo passo é aplicar o selador em toda a área que foi retirada a camada da tinta velha e parte do reboco. 

Lembrando que o selador deve ser aplicado antes da tinta, em superfícies internas ou externas, e pode ser usado em reboco, gesso, concreto, massa corrida ou acrílica e alvenaria, tem também a função de prolongar a fixação da tinta e garantir um bom acabamento.

Caso ache necessário aplique duas demãos.

Neste vídeo, você confere dicas bem simples de como preparar massa de gesso para pequenos reparos. Dê play e confira.

 

Aplicação da massa corrida 

Após a secagem do selador é hora de aplicar a massa corrida.

A massa corrida é usada apenas em ambientes internos e deve ser aplicada com movimentos leves e circulares.

Ela ajuda a nivelar a superfície e corrigir as imperfeições, ou seja, serve como revestimento da parede e do teto, onde foram removidas as partes verificadas no teste de percussão.

 

Utilização da lixa novamente 

Depois da massa corrida estar seca, chegou o momento de lixar toda a superfície novamente para deixá-la lisa e pronta para receber a tinta.

 

 

Aplicação da tinta

Agora é o momento de encerrar o reparo da pintura aplicando a tinta.

Antes, varra toda a área para tirar as poeiras que ficam após o lixamento para então aplicar a tinta na parede ou teto que foram reparados. 

Para um melhor acabamento, aplique pelo menos duas demãos em toda a parede que recebeu o reparo.

Quando se trata de gesso acartonado, os passos são um pouco diferentes. Neste link, você vai conferir como fazer a pintura em Drywall.


Agora que você conferiu o passo a passo de como fazer o reparo na pintura, que tal acessar o site do Parceiro da Construção e inscrever-se gratuitamente em um dos nossos cursos online para destacar na sua área e especializar-se em outras?

Nossa plataforma é direcionada ao profissional da construção civil e oferecemos vários cursos inteiramente online, gratuitos e com certificado sobre diversos temas que qualificam o profissional dentro do setor. Não deixe de conhecer, acesse aqui!

 

0 Compartilhamentos
3 comentários
  1. I do not even know how I ended up here, but I thought this post was great. I don’t know who you are but definitely you’re going to a famous blogger if you aren’t already 😉 Cheers!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar