como reformar telhado gastando pouco

Como reformar telhado gastando pouco?

0 Compartilhamentos
0
0
0

Aprender como reformar o telhado gastando pouco é um diferencial que pode ser oferecido quando um cliente tiver um orçamento menor. Afinal, você tem conhecimentos técnicos o suficiente para economizar sem abrir mão da qualidade no serviço.

Até porque, reformar o telhado costuma ser caro, dependendo do tipo, tamanho e quantidade de reparos necessários. Ou seja, descobrir como fazer isso de forma mais barata é um diferencial no mercado.

Mas lembre-se, é preciso economizar sem deixar a qualidade de lado. Isso porque a reforma de um telhado exige atenção redobrada para evitar danos, como infiltração, vazamento, problemas elétricos etc.

Pensando nisso, quer saber como economizar neste tipo de reforma? Continue a leitura e conheça 6 dicas!

Como reformar o telhado gastando pouco?

1. Faça uma revisão no telhado

Confira o estado de toda a estrutura do espaço, como telhas, calhas e rufos. E ainda, veja se existe sinal de água parada — indicando inclinação inadequada —, sinais de deslocamento nas estruturas de suporte do telhado, acúmulo de detritos etc.

Isso ajuda a ter certeza do que precisa ou não ser feito na reforma do telhado. Assim, você evita gastos desnecessários ou inesperados no orçamento. Até porque, se houver problemas não vistos antes, a reforma pode ser interrompida, aumentando os custos e o tempo de conclusão da obra.

Além disso, revisar o telhado ajuda a avaliar o estado geral dele e decidir se é necessário substituí-lo ou apenas fazer reparos. Quer dizer, se o telhado estiver em más condições, o mais recomendado pode ser uma substituição completa.

Saint-Gobain - Telhados, Pisos

2. Troque apenas as telhas quebradas

Essa é uma opção mais prática e econômica, caso o restante das telhas esteja em boas condições. Mas para isso, veja qual é o tipo de telha usado atualmente. Se ele 

não for mais fabricado ou comercializado, pode ser difícil encontrar uma substituição que combine com as telhas existentes. 

Isso pode afetar a aparência do telhado. Neste caso, é mais indicado substituir todas as telhas para garantir uma aparência uniforme. Caso contrário, o resultado tende a não ser satisfatório e prejudicar a sua reputação profissional. Em outras palavras, fica mais difícil captar clientes na construção civil

3. Limpe ou troque as calhas

As calhas coletam a água da chuva e direcionam para longe da casa, evitando danos na estrutura ou infiltrações. Porém, se elas estiverem entupidas por folhas, galhos, sujeira ou outros detritos, a água não consegue fluir livremente, podendo causar danos ao telhado.

Portanto, é importante limpar as calhas durante a reforma do telhado e também regularmente, como uma vez por ano. A limpeza pode ser feita com uma escova ou vassoura, mangueira ou jato de água de pressão.

Outra opção é trocar as calhas, caso elas estejam muito corroídas ou desgastadas. Afinal, nessas condições elas podem não funcionar adequadamente, permitindo que a água da chuva se acumule ou transborde.

4. Limpe ou troque os rufos

Os rufos também ajudam a evitar que a água se infiltre e cause danos estruturais ou mofo. Assim, se eles estiverem danificados, corroídos ou apresentando sinais de desgaste, é necessário substituí-los. 

Porém, se os rufos só estiverem sujos ou com acúmulo de detritos, a limpeza pode ser suficiente. Assim, ela deve ocorrer como a das calhas, ao usar uma escova ou vassoura para remover detritos e depois lavá-los com água e sabão neutro.

5. Reforce a tesoura

As telhas são sustentadas por uma estrutura de madeira ou metal chamada “tesoura” ou “estrutura de telhado”. Ela é responsável por distribuir o peso das telhas e outros materiais de cobertura.

A tesoura é formada por várias peças de madeira ou metal, como vigas, caibros, terças e ripas, colocadas em uma configuração específica para suportar as telhas.

Então, se as ripas, por exemplo, estiverem danificadas, você pode reforçar ou substituí-las por outras. Afinal, as ripas sustentam as telhas e, se estiverem fracas, podem causar problemas no telhado.

6. Utilize materiais com melhor custo-benefício

Existem diversos materiais disponíveis no mercado usados para cobertura do telhado. Você pode optar pelos que oferecem o melhor custo-benefício para economizar na reforma sem abrir mão da qualidade e segurança. 

Por exemplo, as telhas de fibrocimento, opção popular e feitas de cimento e fibras de celulose. Isso as tornam duráveis, resistentes à água e mais baratas, se comparadas a outras. 

Porém, as telhas de fibrocimento podem ser mais frágeis do que outras. Ou seja, elas têm mais riscos de quebras ou rachaduras se forem pisadas ou golpeadas com força. Portanto, redobre o cuidado para não gastar mais do que o previsto caso esse material seja danificado. 

Outra indicação com bom custo-benefício é a telha PVC, mais econômica na instalação e uma opção leve, facilitando o transporte e a mão de obra. Logo, você pode sugerir a telha PVC para baratear o orçamento, caso o cliente peça um desconto no seu serviço.

Qual é o preço pago para reformar o telhado?

Em média, o custo fica entre R$ 200 e R$ 250 por m² da área coberta. Porém, o valor depende de diversos fatores, como:

Portanto, é difícil estabelecer um preço exato para a reforma do telhado. Mas, em geral, uma reforma de telhado costuma ser cara, especialmente ao substituir uma grande quantidade de telhas ou fazer reparos na estrutura. 

Conte com o Parceiro da Construção

Então, entendeu como reformar o telhado gastando pouco? É possível alcançar isso ao fazer escolhas mais econômicas sem abrir mão da qualidade e segurança, se diferenciando no mercado. Entre elas, optar por materiais com menor custo e aproveitar as telhas que ainda estão em boas condições.

Assim, nós do Parceiro da Construção oferecemos diversos cursos para aplicador com cadastro gratuito, 100% on-line e certificado , ajudando no desempenho do seu trabalho. Um deles é o de Renovação de Telhados, para você saber como reparar e fazer a manutenção, passando confiança para o cliente. Então acesse aqui e aprenda!

0 Compartilhamentos
Você pode gostar