Condutores elétricos

Condutores elétricos: tudo o que você precisa saber!

0 Compartilhamentos
0
0
0

Os condutores elétricos são elementos essenciais de qualquer instalação elétrica, entretanto, é comum surgirem dúvidas acerca de seu funcionamento e aplicação. Pensando nisso, nós, do Parceiro da Construção, criamos esse artigo, onde abordamos tudo o que você precisa saber sobre os condutores elétricos, não deixe de conferir! 

O que são condutores elétricos?

Os condutores elétricos constituem o caminho em que a energia circula. Suas características devem garantir que não ocorram escapes, perdas ou qualquer outra irregularidade que possa representar riscos para o sistema elétrico. 

Tipos de condutores elétricos: 

Existem diferentes tipos de condutores elétricos, sendo os principais: 

  • Cabo flexível: é composto por vários condutores finos, conferindo-lhe uma característica fundamental: a flexibilidade. Ideal para situações onde a mobilidade é essencial, como em aparelhos eletrodomésticos e equipamentos de informática.
  • Cabo rígido: é constituído por condutores sólidos, tornando-o mais adequado para instalações fixas. É comumente utilizado em dutos embutidos em paredes ou em eletrodutos.
  • Cabo PP (Policloreto de Polivinila): apresenta uma flexibilidade semelhante ao cabo flexível. Sua composição confere resistência a diversos agentes químicos e intempéries, tornando-o ideal para uso externo ou em locais com umidade.
  • Cabo coaxial: é essencial em sistemas de telecomunicação e transmissão de sinais de TV e internet. Sua estrutura é composta por um condutor central rodeado por uma malha condutora e isolado por um material dielétrico, garantindo a transmissão eficiente e protegida dos sinais.

Qual o impacto do condutor elétrico na instalação?

A condução da eletricidade deve ser realizada com toda segurança e eficiência. Isso significa que uma boa instalação elétrica é sempre indispensável e a falta de cuidados na sua realização representa custos extras e riscos que não deveriam existir.

A base de uma instalação elétrica de qualidade está relacionada ao material utilizado. Por essa razão, escolher condutores elétricos oriundos de fabricantes e distribuidores reconhecidos no mercado é primordial para uma boa e segura fiação elétrica, mesmo nos casos temporários, como em um canteiro de obras. 

Além disso, o mau dimensionamento, tanto quanto a má qualidade, dos condutores elétricos podem comprometer toda a instalação e colocar em risco o ambiente onde foi implantada. Afinal, a ocorrência de picos de energia ou de curtos-circuitos é capaz de danificar ou até mesmo incendiar uma área inteira. 

Características de um bom condutor elétrico

Quando se faz uso de condutores para o trânsito de energia elétrica, alguns aspectos essenciais devem ser considerados: 

  • Assegura uma capacidade de condução de corrente suficiente: traduz em números o valor máximo de corrente que pode ser continuamente conduzido sem que ocorra aquecimentos além dos valores determinados.
  • Oferece resistência mecânica: os condutores elétricos precisam apresentar ductibilidade e maleabilidade adequadas a fim de oferecer uma resistência mecânica eficiente.
  • Suporta correntes de curto-circuito: um curto-circuito resulta da ausência de obstáculo à livre circulação de eletricidade em intensidade maior do que aquela para qual o sistema foi dosado. O resultado pode ser superaquecimento, explosões e incêndio, dependendo das condições da instalação.

Aplicações adequadas dos condutores elétricos 

Na hora de escolher qual é o condutor elétrico mais indicado, os eletricistas e profissionais da construção civil devem se atentar aos seguintes fatores: 

  • Corrente elétrica e temperatura ambiente: escolha o tipo de condutor levando em consideração a corrente elétrica suportada e a temperatura ambiente na qual ele será instalado. Cabos inadequados podem superaquecer e representar um risco de incêndio.
  • Exposição a elementos externos: em ambientes externos ou sujeitos a umidade, é essencial escolher condutores elétricos resistentes a intempéries e agentes químicos. Cabos com revestimentos especiais, como os de PVC, são mais adequados para essas condições.
  • Certificação e qualidade: sempre opte por cabos com certificação e qualidade comprovada. Isso garante que os materiais atendam aos padrões de segurança e durabilidade exigidos, minimizando o risco de falhas na instalação elétrica.
  • Capacidade de carga: verifique a capacidade de carga dos condutores elétricos para garantir que eles suportem a demanda elétrica dos dispositivos conectados. Sobrecarregar os cabos pode resultar em aquecimento excessivo e danos à instalação elétrica.

Melhores práticas e dicas para uma instalação elétrica segura

Além de escolher os condutores elétricos adequados, deve-se seguir algumas práticas recomendadas para garantir a segurança e eficiência da instalação elétrica:

  • Distribuição equilibrada de carga: evite sobrecarregar os circuitos elétricos, distribuindo de forma equilibrada a carga entre os diferentes condutores e disjuntores. Isso ajuda a evitar aquecimento excessivo e possíveis falhas no sistema.
  • Inspeções periódicas: realize inspeções regulares na instalação elétrica para identificar e corrigir possíveis problemas, como fios desgastados, conexões soltas ou danos nos isolamentos. Essas inspeções ajudam a prevenir falhas e reduzem o risco de incêndios e choques elétricos.
  • Uso de dispositivos de proteção: instale dispositivos de proteção, como disjuntores diferenciais residuais (DRs), que detectam correntes de fuga e interrompem o circuito elétrico, evitando choques elétricos e curtos-circuitos. Além disso, utilize fusíveis e disjuntores adequados para proteger os circuitos contra sobrecargas e picos de corrente.
  • Atenção aos detalhes: preste atenção aos detalhes durante a instalação, garantindo uma conexão firme e segura dos condutores elétricos nos terminais e dispositivos. Evite emendas mal feitas e mantenha os cabos devidamente identificados para facilitar futuras manutenções e reparos.

Condutores Elétricos

Especializa-se com o curso de eletricista gratuito do Parceiro da Construção

Buscando aprofundar seus conhecimentos sobre os condutores elétricos? Então você precisa conhecer o curso de eletricista gratuito do Parceiro da Construção em parceria com a Cobrecom! 

Na capacitação Condutores elétricos: aplicação de fios e cabos você vai aprender com os especialistas da Cobrecom o jeito correto e seguro de fazer a instalação de cabos e fios. Os tópicos abordados incluem: 

  • Tipos de fios e cabos elétricos
  • Aplicações adequadas de fios e cabos
  • Normas de segurança e instalação
  •  Melhores práticas e dicas profissionais

O curso é totalmente gratuito, as aulas são online e ao final você testa seus conhecimentos para conquistar um certificado de conclusão, que comprova sua expertise na área de condutores elétricos. 

Não perca tempo, inscreva-se hoje mesmo e dê o próximo passo na sua jornada de sucesso profissional!

0 Compartilhamentos
Você pode gostar