pisos e pavimentações

Conheça os tipos de pisos e pavimentações

0 Compartilhamentos
0
0
0

Dominar quais são os tipos de pisos e pavimentações para a construção civil é uma ótima forma de fazer indicações para os seus clientes e aumentar a eficácia do seu trabalho.

Apesar desses termos serem utilizados como sinônimos, eles não tem o mesmo significado. Enquanto piso representa a superfície onde pessoas andam, a pavimentação é o revestimento que é resistente o suficiente para suportar o trânsito constante de veículos.

Dessa forma, cada um conta com uma aplicação diferente.

Continue lendo esse post para saber mais sobre o tema e tirar suas dúvidas.

 

Tipos de pisos na construção civil

Há diversos pisos que podem ser utilizados na construção civil, tanto na área interna quanto externa. Confira os principais.

Cerâmica

A cerâmica é um dos pisos mais utilizados no Brasil em obras residenciais e empresariais. Ela está disponível em vários tamanhos, texturas e cores, por isso pode ter preços bem diferenciados.

Entre os benefícios, está a alta resistência e a limpeza facilitada, assim como a sua recomendação para todos os tipos de áreas.

Porcelanato

O porcelanato tende a ser uma opção mais conta do que a cerâmica e tem alta qualidade, vários tipos de acabamentos e é muito resistente.

Há alguns modelos que imitam outros tipos de revestimentos, como mármore, madeira e cimento, por exemplo, o que permite a criação de ambientes incríveis.

Uma atenção que deve ser tomada para as áreas externas é cuidar com a resistência do esmalte. O mais indicado são os naturais e os struturatos.

 

Piso vinílico

O piso vinílico é uma opção mais em conta para quem deseja um acabamento similar a madeira. Ele é feito com resina de PVC, consegue reduzir os ruídos e é resistente a umidade.

Apesar disso, o seu uso não é recomendado para áreas com contato direto com água, como varandas, sacadas ou banheiros, por exemplo.

Se você deseja saber mais sobre a instalação desse piso, dê play no vídeo abaixo.

Além dessas três opções, há muitas outras, como:

  • laminado;
  • tábua corrida;
  • taco;
  • pedras, como granito;
  • pastilhas;
  • cimento queimado.

 

Principais tipos de pavimentações na construção

Já quando falamos sobre pavimentações, estamos nos referindo a revestimentos que são mais resistentes e conseguem suportar o trânsito de veículos, incluindo os mais pesados.

O tipo mais comum é, sem sombra de dúvidas, a base asfáltica que pode ser aplicada com outros compostos, dependendo da necessidade. O asfalto tem como benefício a alta durabilidade e a baixa exigência de manutenção.

Além disso, também pode-se utilizar revestimentos cimentados que também são muito resistentes. Outras opções são:

  • intertravado;
  • paralelepípedo.

Essas duas últimas opções são amplamente utilizadas em áreas externas de prédios, calçadas e estacionamentos. Caso você não saiba, são pequenos blocos de concretos que são encaixados para formar uma superfície.

Eles devem ser colocados diretamente no solo e tem como principal diferencial permitir o escoamento da água por meio dos buracos entre as pedras.

Vale ressaltar que cada tipo de piso e pavimentação precisa ser instalado da forma correta, seguindo todas as orientações.

Caso a cerâmica seja colocada com uma argamassa de má qualidade, por exemplo, pode ocorrer o desplacamento ou ainda trincas durante a sua dilatação.

Já com intertravados, quando o encaixe não é feito corretamente, a calçada pode começar a se abrir, se tornando não acessível e perigosa para os usuários.


Cadastre-se na nossa plataforma!

O Parceiro da Construção é uma plataforma direcionada ao profissional da construção civil. Oferecemos vários cursos inteiramente online, gratuitos e com certificado sobre diversos temas que qualificam o profissional dentro do setor. Não deixe de conhecer, acesse aqui!

 

0 Compartilhamentos
Você pode gostar