Homem com camisa branca construindo um muro de arrimo

Drenagem Em Um Muro De Arrimo: Saiba como a técnica pode deixar seu muro mais resistente

0 Compartilhamentos
0
0
0

A drenagem em um muro de arrimo impede que a água cause estragos e mantém o muro o forte e seguro contra rachaduras e desabamentos.

A falta de drenagem em um muro de arrimo pode fazer a água da chuva ou do solo se acumular. Com isso, é arriscado o muro ser empurrado para fora ou sofrer rachaduras, ficando instável ao longo do tempo. 

Mesmo se o pior não acontecer — como o muro desabar completamente —, os clientes terão que gastar muito para reparar os danos no imóvel. Isso pode incluir a reconstrução do muro, remoção de água acumulada e consertos da propriedade.

É natural que tudo isso aborreça o cliente, que deve culpar a qualidade do seu serviço. Por essa razão, continue a leitura e aprenda mais sobre drenagem em um muro de arrimo. Ao longo do conteúdo falamos sobre:

  • Muro de arrimo precisa de drenagem?
  • O que é drenagem em um muro de arrimo?
  • Para que serve a drenagem do muro de arrimo?
  • Qual é a importância da drenagem em um muro de arrimo? 
  • Como fazer drenagem em um muro de arrimo com tubo corrugado?
  • Aprenda as etapas da construção de um muro de arrimo (AM)

Muro de arrimo precisa de drenagem?

Sim! O muro de arrimo precisa de drenagem para que a água da chuva e do solo não o pressione e cause problemas. Quer dizer, imagine que você tem um balde e encha de água até a borda. É natural que ele fique pesado, certo? 

Agora, pense que o muro de arrimo é como esse balde e a água é a chuva que cai ou que vem do solo. Se ela acumular, pressiona o muro com seu peso, como o balde cheio de água. Isso pode fazer o muro se inclinar, rachar ou cair. É por isso que a drenagem entra em cena, impedindo esses problemas.

O que é drenagem em um muro de arrimo?

A drenagem em um muro de arrimo é um sistema que ajuda a controlar a água da chuva e do solo, evitando danos no muro. Quer dizer, um muro de arrimo é uma parede forte que segura a terra de um lado e impede deslizamentos. Porém, a água da chuva ou a que vem do solo pode ser um problema. 

Isso porque se ela acumular atrás do muro, pode enfraquecê-lo com o tempo. Para evitar isso, a drenagem atua como um “plano de fuga” para a água, direcionando-a para um local seguro, como um sistema de escoamento.

Para que serve a drenagem do muro de arrimo?

A drenagem do muro de arrimo serve para evitar que a água da chuva e do solo se acumule pressionando o muro. Isso poderia causar danos, como rachaduras e desabamentos.

Além disso, com a drenagem adequada, a água é removida eficientemente, ajudando a manter a estabilidade do muro de arrimo a longo prazo. Afinal, a água pode enfraquecer a estrutura do muro ao encharcar o solo e diminuir sua capacidade de sustentação.

Qual é a importância da drenagem em um muro de arrimo? 

A drenagem em um muro de arrimo é extremamente importante na construção e pode salvar a sua relação com o cliente. Isso porque ela contribui para:

  • evitar danos ao muro – quando a água se acumula atrás do muro, ela cria uma forte pressão, podendo causar rachadura e desabamento, o que é impedido pela drenagem;
  • preservar a estabilidade – se o solo ficar encharcado pela água acumulada, o muro pode enfraquecer e cair. Assim, a drenagem mantém o solo firme e o muro seguro;
  • evitar deslizamentos de terra – quando o solo fica encharcado, ele pode deslizar, causando danos graves à propriedade, o que é evitado com a drenagem;
  • prolongar a vida útil – com a drenagem adequada, o muro de arrimo dura muito mais sem precisar de reparos caros. Isso é bom para o orçamento do cliente.

Como fazer drenagem em um muro de arrimo com tubo corrugado?

Para fazer drenagem em um muro de arrimo com tubo corrugado você precisa dos seguintes materiais:

  • tubos de drenagem perfurados (também chamados de tubos corrugados perfurados);
  • brita ou cascalho;
  • geotêxtil (tecido especial que impede a entrada de sujeira nos tubos).

Tendo ele em mãos, o passo a passo é:

  • prepare uma vala – cave uma vala ao longo da base do muro, na parte de trás dele, com cerca de 30 a 45 cm de largura e 30 a 45 cm de profundidade. Certifique-se de que a vala tenha uma inclinação suave para direcionar a água para longe;
  • coloque uma camada de brita – coloque uma camada de brita ou cascalho no fundo da vala para ajudar a água a se mover mais facilmente e evitar que o solo entre nos tubos;
  • adicione o geotêxtil sobre a brita – isso funciona como uma espécie de filtro, impedindo que a sujeira entre nos tubos de drenagem;
  • instale os tubos de drenagem perfurados sobre o geotêxtil na vala – certifique-se de que os furos dos tubos fiquem virados para baixo, para que a água entre neles e conecte os tubos com encaixes apropriados;
  • cubra com mais brita – cubra os tubos com uma camada adicional de brita ou cascalho para manter os tubos no lugar e permitir que a água se mova facilmente em torno deles;
  • cubra a vala – finalmente, cubra a vala com terra ou solo. Certifique-se de que a terra esteja compactada, mas não compacte demais para não bloquear a drenagem.

Aprenda as etapas da construção de um muro de arrimo

E aí, entendeu como fazer drenagem do muro de arrimo e qual é a importância disso? Essa prática impede que a água cause estragos no imóvel, que poderiam prejudicar a sua credibilidade como profissional de construção civil.

Pensando nisso, quer evitar erros na construção de um muro de arrimo? Então, acesse aqui o curso com as etapas da construção de um muro de arrimo, feito em parceria com a ArcelorMittal. Todas as aulas são gratuitas, on-line e com certificado. Aproveite!

0 Compartilhamentos
Você pode gostar