Eletricidade básica

Eletricidade básica: entenda os conceitos fundamentais

0 Compartilhamentos
0
0
0

A eletricidade permeia todos os aspectos da vida cotidiana, impactando diretamente no dia a dia de todas as pessoas. Por isso, ela deve ser tratada com cuidado, através de profissionais qualificados e capacitados. Pensando nisso, o Parceiro da Construção criou esse artigo, abordando os principais conceitos de eletricidade básica, como carga, corrente, resistência e potência elétrica. Continue lendo e aprofunde seu aprendizado! 

O que é a eletricidade básica? 

A eletricidade básica é uma forma de energia que impulsiona o funcionamento de uma ampla gama de dispositivos e equipamentos modernos, desde lâmpadas até aparelhos eletrônicos sofisticados, como smartphones e televisores.

Podemos comparar a eletricidade básica ao sistema circulatório do corpo humano, onde o sangue transporta nutrientes e oxigênio para todas as partes do organismo. Da mesma forma, a eletricidade flui através de fios e circuitos para fornecer a energia necessária aos aparelhos e dispositivos eletrônicos funcionarem.

Sem eletricidade, muitas das comodidades e conveniências modernas das quais dependemos seriam impossíveis. Desde o aquecimento de uma xícara de café até a comunicação instantânea através da internet, a eletricidade desempenha um papel fundamental em quase todos os aspectos de nossas vidas cotidianas.

Quais são os principais conceitos de eletricidade básica? 

Para realizar instalações elétricas, solucionar problemas e trabalhar com segurança, os profissionais devem dominar os conceitos de eletricidade básica, e é isso que abordaremos a seguir.  

Carga elétrica

A carga elétrica é uma propriedade das minúsculas partículas chamadas elétrons (carga negativa) e prótons (carga positiva). Quando temos cargas opostas, um elétron negativo e um próton positivo, se atraem como se fossem um imã puxando o outro. 

Por outro lado, se tivermos duas cargas iguais, seja dois elétrons negativos ou dois prótons positivos, eles se afastam. 

Corrente elétrica

A corrente elétrica é como o movimento de carros em uma estrada. Para a corrente fluir, precisamos de um caminho fechado, como uma estrada sem interrupções, e de uma “força impulsionadora” chamada tensão, para os elétrons se moverem.

Para entender melhor, imagine um rio de elétrons percorrendo o circuito. A tensão é como uma queda d’água que faz os elétrons fluírem. Sem essa tensão, não há movimento de elétrons e, consequentemente, corrente elétrica.

Tensão (ou Voltagem)

A tensão é a força que faz os elétrons se moverem em um circuito. Ela é medida em volts (V). É como um “empurrãozinho” que os elétrons precisam para começar a se movimentar pelo circuito. Assim, quanto maior a tensão, mais elétrons fluem pelo circuito.

Resistência elétrica

A resistência é como uma barreira que dificulta o movimento dos elétrons em um circuito. Alguns materiais, como o cobre, têm baixa resistência, permitindo que os elétrons passem facilmente. Chamamos esses materiais de “condutores”, e são ótimos para transportar eletricidade. Materiais compostos de plástico têm alta resistência, dificultando o movimento dos elétrons, como uma estrada estreita e cheia de obstáculos. Por isso, são chamados de “isolantes”, e são usados para proteger os fios elétricos e evitar que a eletricidade escape para onde não deve.

Lei de Ohm

A Lei de Ohm é uma regra muito importante na eletricidade básica. Ela diz que a corrente elétrica (I) é igual à tensão (V) dividida pela resistência (R). Em outras palavras, podemos calcular a corrente elétrica de um circuito usando a fórmula:

 I = V/R

Podemos compreender a Lei de Ohm da seguinte maneira: a corrente elétrica é o fluxo de energia, a tensão é a força que impulsiona esse fluxo, e a resistência é a oposição encontrada pelo fluxo no circuito. Quanto maior a tensão aplicada e menor a resistência no circuito, maior será a corrente elétrica fluindo através dele.

Potência elétrica

A potência elétrica é a quantidade de trabalho que a eletricidade pode fazer em um determinado período. É como a força que os elétrons têm para alimentar aparelhos e dispositivos.

Ela é medida em watts (W). Podemos calcular a potência multiplicando a tensão (V) pela corrente (I). Ou seja: 

P = V × I

Pense na potência como a velocidade de um carro. Quanto mais tensão aplicarmos e quanto mais corrente elétrica estiver fluindo, maior será a potência e mais rápido o trabalho será realizado.

Circuitos elétricos

Os circuitos elétricos são como estradas pelas quais a eletricidade flui. Existem dois tipos principais de circuitos, o em série e o paralelo:

  • Circuito em série: os componentes elétricos estão conectados um após o outro, como uma fila de carros. Assim, a eletricidade passa por cada componente na ordem, um de cada vez;
  • Circuito paralelo: os componentes estão conectados lado a lado, como carros estacionados em vagas separadas. A eletricidade pode fluir por diferentes caminhos, passando por vários componentes ao mesmo tempo.

Segurança elétrica

A segurança elétrica é um aspecto fundamental nos estudos sobre eletricidade básica. Nesse tópico, você aprende a tomar precauções para evitar choques elétricos, como: 

Condutores Elétricos

Aprenda com um curso de eletricidade básica gratuito   

Agora que você já sabe quais são os principais conceitos de eletricidade básica para fazer instalações elétricas com segurança é o momento ideal de aprofundar seus conhecimentos com um curso para eletricista gratuito e online.

O Parceiro da Construção oferece de forma 100% gratuita  a capacitação Condutores elétricos: aplicação de fios e cabos em parceria com a Cobrecom, uma das maiores fabricantes de fios e cabos elétricos do Brasil. Nesse curso de curso de eletricidade básica você irá aprender: 

  • Como funciona a tensão elétrica;
  • Quais são os tipos de eletrização; 
  • Exemplos de circuitos elétricos e correntes elétricas;
  • O que são linhas elétricas;
  • Entendendo a tabela 33 da NBR 5410;
  • Como utilizar linhas elétricas em condições adversas e locais de afluência de público;
  • Aplicação das linhas elétricas subterrâneas;
  • Recomendações da Cobrecom de condutores elétricos para instalações residenciais, prediais, comerciais e industriais. 

O curso é dividido em módulos, as aulas são online de forma a facilitar seu aprendizado. Ao final você realiza um exame e conquista seu certificado, que atesta sua expertise na instalação de cabos e fios.

Não perca tempo, acesse o site do Parceiro da Construção e realize seu cadastro gratuitamente hoje mesmo!

0 Compartilhamentos
Você pode gostar