Parede branca com várias fissuras.

Fissuras: O Que São, Tipos, Causas e Como Corrigir

0 Compartilhamentos
0
0
0

As fissuras na construção civil podem comprometer a estética e a e a integridade estrutural. Assim, você deve prevenir e corrigir o problema.

Imagine uma obra em andamento, onde, de repente, surgem fissuras na parede. 

Essas pequenas aberturas podem se transformar em grandes problemas se não forem tratadas adequadamente.

Com isso, é comum que o cliente culpe os seus serviços, questionando a qualidade do trabalho realizado e colocando em xeque a sua competência. Essa situação pode comprometer a sua reputação profissional e prejudicar o surgimento de novas oportunidades de trabalho. 

Portanto, é fundamental que você se prepare para prevenir, entender as causas e como tratar fissuras na construção civil. Isso reforça a credibilidade e a satisfação do cliente. Por isso, continue a leitura e confira:

  • O que são fissuras na construção civil?
  • Quais são os tipos de fissuras na construção civil?
  • Quais são as causas das fissuras?
  • Como corrigir fissuras na construção civil?

O que são fissuras na construção civil?

Fissuras na construção civil são como pequenas aberturas que aparecem nas paredes ou estruturas de uma construção. Elas podem ser comparadas a cicatrizes que indicam que algo não está completamente bem.

Quais são os tipos de fissuras na construção civil?

Cada tipo de fissura tem uma característica e forma de tratar diferente. Entenda!

Fissuras verticais

As fissuras verticais vão de cima para baixo na parede. Elas normalmente surgem caso os materiais usados na construção, como argamassa e blocos, não forem fortes o suficiente.

Fissuras horizontais

Este tipo de fissura fica perto do teto ou chão. Perto do teto, pode ser falta de ligação entre a parede e a viga lá em cima. Perto do chão, tende a ser água infiltrada ou a base da parede afundando. 

Fissuras diagonais

Trata-se de fissuras meio inclinadas, geralmente próximas a janelas e portas. Isso pode acontecer se a parede não aguentar a pressão certa ou se as partes que deveriam proteger as aberturas falharem. 

Fissuras em elementos estruturais

Se as fissuras aparecem em partes fortes como vigas e pilares, é um alerta sério, podendo significar problemas graves na construção. Às vezes, talvez indique que a parte de metal na parede está enferrujando. Por outro lado, ignorar isso pode trazer grandes riscos para a estrutura toda.

Quais são as causas das fissuras?

Existem diversos problemas que podem causar fissuras na construção civil. Conhecê-los é a melhor forma de prevenir. Acompanhe!

Materiais não tão fortes

Se os materiais que usamos não são muito resistentes, a parede pode acabar rachando. Então, deixe claro ao cliente a importância de escolher materiais fortes e seguir as instruções certas na hora de usar.

Inclusive, muitos profissionais recusam trabalhos que não serão feitos com materiais de qualidade. Isso porque, caso surjam fissuras e outros problemas na construção, a reputação deles pode ser afetada.

Problemas na mistura dos materiais

Se a mistura entre diferentes tipos de materiais não for bem feita, podem aparecer fissuras. Por isso, garanta que os materiais se misturem bem e siga as técnicas certas, normalmente indicadas na embalagem do produto. Além disso, existem cursos que ajudam você a não errar nesses momentos. 

Ligação fraca no teto

A parte de cima da casa talvez não esteja bem presa. Assim, existe o risco de surgirem fissuras na horizontal. Então, para evitar isso, reforce a conexão entre as partes para manter tudo firme.

Entrada de água

Podem aparecer fissuras caso a água entre na parede, especialmente perto do chão. Afinal, isso tende a comprometer a estrutura da construção civil ao enfraquecer o material. Portanto, proteja a parede antes da construção e conserte vazamentos.

Solo afundando

O chão construído para o imóvel pode afundar, contribuindo para o surgimento de fissuras próximas do chão. Isso acontece quando o solo não foi bem preparado durante a construção. Assim, compacte o solo direitinho e use técnicas para drenar a água, mantendo o terreno firme e evitando rachaduras.

Problemas nas janelas e portas

Se não instalarmos direito as partes que seguram janelas e portas, podem aparecer fissuras inclinadas. A explicação é que essas partes, chamadas vergas e contravergas, são fundamentais para suportar a pressão nas aberturas. Logo, assegura que essas partes aguentem bem a pressão.

Ferrugem nas partes metálicas

Nas fissuras em partes fortes, o metal pode enferrujar e enfraquecer a estrutura. Afinal, a presença da ferrugem compromete a resistência do material, tornando-o menos capaz de suportar cargas. Consequentemente, isso coloca em risco a estabilidade da construção.

Como corrigir fissuras na construção civil?

Cada fissura exige uma abordagem específica para garantir a correção adequada e duradoura. Assim, o passo a passo envolve:

  • identificar o tipo de fissura – se é vertical, horizontal, inclinada, etc. Isso ajuda a escolher a melhor abordagem;
  • limpar a área afetada – remova qualquer sujeira, poeira ou resíduos da fissura com uma escova para preparar a área para o reparo;
  • preparar a superfície – caso a fissura seja larga, alargue-a um pouco em forma de “V” usando uma ferramenta apropriada. Isso ajuda a garantir uma boa aderência do material de correção;
  • injete epóxi – indicado para paredes de concreto e cimento, pilares, colunas e laje. O objetivo é garantir que o epóxi se distribua uniformemente ao longo da fissura, preenchendo todos os espaços.
  • utilize argamassa flexível – prepare a argamassa conforme as instruções do fabricante e aplique sobre a fissura com uma espátula. Certifique-se de preencher completamente a área;
  • impermeabilize – se a fissura estiver relacionada a problemas de infiltração, faça uma boa impermeabilização da área para prevenir futuros vazamentos;
  • finalização – após o material de correção secar, faça o acabamento necessário para igualar a superfície com o restante da parede. Lixe, se necessário, para obter uma superfície uniforme.

Técnicas para Tratamento de Rachaduras em Estruturas de Concreto Armado, ArcelorMittal

E aí, aprendeu mais sobre como corrigir fissuras na construção civil e outras informações relevantes? Como visto, esse problema pode ser grave, caso apareça em vigas e pilares. Assim, a sua reputação profissional talvez seja comprometida.

Por esse motivo, acesse aqui e aprenda mais com o nosso curso de Técnicas para Tratamento de Rachaduras em Estruturas de Concreto Armado. Ele é feito em parceria com a ArcelorMittal e todas as aulas são on-line, gratuitas e com certificado!

0 Compartilhamentos
Você pode gostar