Guia completo do concreto armado

Guia completo do concreto armado

0 Compartilhamentos
0
0
0

O concreto armado é um dos materiais mais utilizados na construção civil devido à sua versatilidade, resistência e durabilidade. Neste guia, o Parceiro da Construção aborda desde os conceitos básicos do concreto armado, até suas aplicações, fornecendo uma visão completa sobre este importante elemento estrutural. Confira! 

O que é concreto armado?

O concreto armado é um sistema estrutural que combina a resistência do concreto com a flexibilidade do aço. Essa fusão de materiais permite a criação de estruturas capazes de suportar cargas significativas.

Entre as diversas aplicações do concreto armado, destacam-se a construção de edifícios, pontes, viadutos e outras estruturas que requerem alta resistência e durabilidade. A versatilidade e capacidade de adaptação a diferentes formas fazem do concreto armado uma escolha popular entre arquitetos e engenheiros.

Componentes do concreto armado

Como mencionado anteriormente, o concreto armado é formado por concreto e armadura de aço. Agora, vamos explicar melhor a importância de cada um destes itens para a estrutura de concreto armado:

Concreto

O concreto é composto por uma mistura precisa de cimento, agregados (areia e brita), água e aditivos. 

O cimento desempenha o papel crucial de aglutinante, unindo os agregados e formando uma massa coesa. Já os agregados, por sua vez, fornecem resistência e estabilidade à mistura, enquanto a água é fundamental para a hidratação do cimento e para conferir plasticidade durante o processo de moldagem.

Os aditivos são frequentemente adicionados à mistura de concreto para melhorar certas propriedades do material, como sua resistência, tempo de cura e manuseio.

Armaduras de aço

As armaduras de aço são elementos fundamentais do concreto armado, sendo responsáveis por resistir às cargas de tração e proporcionar reforço adicional ao material. Geralmente são encontradas em forma de barras de aço, inseridas na estrutura durante o processo de moldagem. 

As armaduras podem ser pré-fabricadas ou produzidas no local da obra, o que permite uma adaptação precisa às necessidades estruturais e de design de cada projeto, garantindo a integridade e a segurança da estrutura de concreto armado.

Aplicações do concreto armado

O concreto armado é amplamente utilizado em uma variedade de aplicações, como:

  • Estruturas de contenção: muros de arrimo, vigas de concreto armado, cortinas de contenção em terrenos íngremes e pilares de concreto armado garantem a estabilidade do solo e previnem deslizamentos em áreas urbanas e rurais;
  • Passarelas, escadas e ciclovias elevadas: oferecem soluções de mobilidade urbana seguras e eficientes, permitindo a circulação de pedestres e ciclistas em áreas urbanas congestionadas;
  • Estruturas subterrâneas: como túneis e galerias de águas pluviais,  que garantem a estabilidade e segurança em grandes centros urbanos e regiões sujeitas a enchentes;
  • Estruturas de lazer: como piscinas e quadras esportivas, que demandam resistência à umidade e durabilidade ao longo do tempo, proporcionando espaços de entretenimento e prática esportiva para a comunidade;
  • Elementos arquitetônicos de destaque: como esculturas e monumentos urbanos, que exigem uma combinação de resistência estrutural e estética, agregando valor cultural e artístico aos espaços públicos da cidade.

Vantagens do concreto armado

O concreto armado é um material valorizado na construção civil por suas inúmeras vantagens, como:

Resistência

O concreto armado possui alta resistência à compressão e tração, tornando-o ideal para uma variedade de aplicações estruturais, desde edifícios de grande porte até pontes e viadutos.

Durabilidade

A estrutura de concreto armado é conhecida por sua durabilidade, sendo capaz de resistir às condições ambientais adversas ao longo do tempo, incluindo exposição à umidade, variações de temperatura e ataques químicos.

Versatilidade

O concreto armado pode ser moldado para se adequar a uma ampla variedade de designs arquitetônicos, permitindo a criação de estruturas personalizadas e até mesmo de formas complexas.

Rapidez de construção

O processo de construção com concreto armado é rápido e eficiente, contribuindo para a redução dos prazos de entrega do projeto. A facilidade de montagem das formas e a capacidade de moldar grandes volumes em um curto período são fatores que contribuem para essa rapidez.

Desvantagens do concreto armado

Apesar de suas vantagens, o concreto armado também apresenta alguns pontos fracos, como: 

Custo

Devido ao custo das armaduras de aço e do processo de fabricação, o concreto armado tem um valor mais elevado quando comparado a outros materiais utilizados na construção civil. 

Peso

A estrutura de concreto armado tende a ser mais pesada do que a de outros materiais, como aço ou madeira. O que exige fundações robustas e custos adicionais de transporte e manuseio durante a construção.

Fundações em concreto armado

Aprenda a construir fundações em concreto armado com o Parceiro da Construção e ArcelorMittal

Conheça o curso que irá desvendar todos os segredos do concreto armado: Fundações em concreto armado, do Parceiro da Construção em parceria com a ArcelorMittal, líder mundial na produção de aço! 

A capacitação oferece uma introdução aos conceitos essenciais das fundações em concreto armado, abordando os diversos tipos existentes. Você terá a oportunidade de analisar detalhadamente os tipos mais comuns de estacas, além de aprofundar seus conhecimentos sobre sapatas, radier e tubulão. 

As aulas são online, dividas em módulos para facilitar o aprendizado, com conteúdo prático e relevante para a sua atuação na construção civil. O curso é 100% gratuito e online. Ao final você realiza um exame e recebe um certificado que comprova os conhecimentos adquiridos.  

O que está esperando? Inscreva-se no site do Parceiro da Construção agora mesmo!

0 Compartilhamentos
Você pode gostar