inclinação de piso para escoamento

Como calcular a Inclinação de Piso para Escoamento

0 Compartilhamentos
0
0
0

A inclinação/caimento do piso para escoamento precisa ser bem feita para não acumular água, umidade, mofo, infiltrações, entre outros. Até porque, se esses problemas ocorrem, a culpa normalmente cai sobre o pedreiro, responsável pela construção ou reforma.

Isso significa que você tende a ter um cliente insatisfeito falando mal do seu serviço por aí e afastando a clientela. Ou seja, tudo que não contribui para o maior faturamento e o fechamento de novos projetos, né?

Mas calma! Preparamos este post para falar o que é caimento de piso, qual é o ideal para área externa, características da faixa de espessura etc. Continue a leitura!

O que é o caimento do piso?

Trata-se da inclinação necessária para a água e outros líquidos escoarem para o ralo ou demais saídas. Isso é importante para evitar que o líquido se acumule no piso, o que pode causar danos a ele e à estrutura do ambiente.

Quer dizer, imagine uma piscina: se o piso não tiver caimento, a água ficará parada, poderá vazar pelas bordas e danificar a estrutura. Por isso o caimento é importante, principalmente em ambientes de maior contato com água, como banheiros, cozinhas, piscinas e áreas externas.

Qual é a diferença entre caimento e escoamento de piso?

O caimento refere-se à inclinação da superfície. Já o escoamento é a capacidade do piso permitir a passagem de água por meio dele.

Assim, ambos são relacionados e importantes para garantir segurança e durabilidade do piso em ambientes que precisam de drenagem de água.

Qual o caimento ideal para piso externo?

A indicação é de 1,5% (1,5 cm por m de comprimento), segundo a NBR 15575, norma de desempenho para edificações habitacionais. Ela existe para oferecer conforto, segurança estrutural e outros benefícios na construção civil. 

Esta porcentagem varia dependendo do tipo de revestimento utilizado, condições climáticas e finalidade da área. Por exemplo, locais com maior incidência de chuvas ou probabilidade de formar poças d’água — como áreas externas — precisam de um caimento maior.

Além disso, é importante que o proprietário do imóvel ou até o pedreiro consulte um arquiteto, ou engenheiro civil para calcular o piso. Afinal, existem muitas análises que devem ser feitas.

Como calcular a porcentagem de caimento de piso?

A fórmula é a seguinte:

Porcentagem de caimento = (altura do ponto de partida – altura do ponto de drenagem) / comprimento do piso x 100

Por exemplo, imagine que um piso tem: 

  • 5 m de comprimento;
  • ponto de partida 0,5 m de altura;
  • ponto de drenagem com altura de 0 m. 

Assim, a diferença de altura entre o ponto de partida e o ponto de drenagem (geralmente um ralo) é de 0,5 m. Então, a porcentagem de caimento do piso seria:

Porcentagem de caimento = (0,5 / 5) x 100 = 10%

Neste caso, o caimento necessário seria de 10%. Ou seja, o piso precisaria de uma inclinação de 10 cm para cada m de comprimento.

Quais as características de cada faixa de espessura?

A faixa de espessura de um piso se refere à camada de material utilizado para cobrir a superfície do chão. Algumas das características dela devem ser:

  • resistência – capaz de suportar altas cargas, como o peso das pessoas e dos objetos;
  • durabilidade – ser durável ao longo do tempo, sem que haja desgastes ou deformações com facilidade;
  • Escoamento – garantir o escoamento de água e outros líquidos;
  • Conforto – um piso muito fino pode causar desconforto e dores nas pernas, enquanto um muito grosso se torna pesado e cansativo.

Qual a faixa de espessura recomendada para aplicar os contrapisos de regularização?

A recomendação mínima é de 3 cm e a máxima de 5 cm, variando pelo tipo de material usado e projeto de construção. 

Quer dizer, se a superfície tiver desníveis ou imperfeições, pode ser necessário aplicar uma camada maior de contrapiso para corrigir esses problemas. 

Já em superfícies mais niveladas e uniformes, uma camada mais fina de contrapiso tende a ser suficiente.

O que é inclinação de 30%?

É uma medida que se refere a um ângulo de inclinação de 16,7 graus em relação à horizontal. Isso significa que, se uma superfície tiver uma inclinação de 30%, ela terá elevação de 30 cm a cada 1 m de comprimento.

Ou seja, viu uma rampa com uma inclinação de 30%? Quer dizer que a cada 1 m de comprimento, ela terá uma elevação de 30 cm em relação ao ponto de partida. 

Essa medida é frequentemente usada em construções e projetos que precisam garantir a inclinação do piso para escoamento, como telhados, calçadas, rampas de acesso etc.

Qual é o caimento mínimo de inclinação de piso para escoamento?

É de 1% a 5%: ou seja, uma elevação de 1 a 2 cm a cada m de comprimento. Esse caimento é necessário para garantir que a água escoe adequadamente, evitando o acúmulo na superfície do piso. Isso pode causar problemas como infiltrações, manchas, fungos e bactérias, além de aumentar o risco de acidentes.

Essa porcentagem varia pelo tipo de piso e local onde será instalado. Em áreas externas, como pátios, calçadas e garagens, é recomendado um caimento um pouco maior, de 2% a 5%. Já em ambientes internos, como banheiros e cozinhas, o mínimo costuma ser de 1% a 2%.

É importante deixar claro que o caimento deve ser calculado com precisão para garantir um resultado satisfatório e durável. Assim, sempre siga as normas técnicas, como ABNT NBR 8160:1999, ABNT NBR 15575:2013 e outras.

Conte com o Parceiro da Construção

Como visto, a inclinação/caimento do piso para escoamento exige várias análises para ficar bem feita. Se isso não acontecer, o piso acumula água, o que pode causar acidentes, mofo, bactérias e outros problemas que costumam cair na sua responsabilidade.

Com isso em mente, nós da Parceiro da Construção oferecemos diversos cursos para pedreiro, acesse aqui. Eles são todos inteiramente online, com certificado e cadastro gratuito para você ter mais conhecimentos técnicos de construção civil e comprová-los. Assim, fica mais fácil conquistar clientes e fechar novos projetos. Confira!

0 Compartilhamentos
Você pode gostar