junta de dilatação

Função da Junta De Dilatação e Como Fazê-la

0 Compartilhamentos
0
0
0

Um profissional de construção civil deve saber identificar os locais apropriados para instalar a junta de dilatação. E ainda, reconhecer possíveis problemas, como danos ou falhas, na instalação. Desse jeito, o serviço fica mais profissional e seguro.

Até porque, a instalação errada das juntas de dilatação pode causar rachaduras, fissuras, deslocamentos ou fazer com que a estrutura desabe. Você sabia disso? Claro que problemas como esses tendem a afastar o cliente e fazer você diminuir o faturamento.

Pensando nisso, continue a leitura e tire as suas principais dúvidas sobre as juntas de dilatação!

O que é junta de dilatação? 

As juntas de dilatação são espaços ou aberturas propositalmente deixadas em estruturas, como paredes, pisos ou lajes. Isso permite que os materiais de construção, como concreto, se mexam um pouco.

Afinal, eles costumam expandir quando estão quentes e se contrair ao ficarem frios.

 

Qual a função de uma junta de dilatação?

A função de uma junta de dilatação é permitir que a estrutura tenha espaço para 

‘’respirar’’ confortavelmente. Em termos técnicos, é possível que a estrutura se expanda ou contraia sem sofrer danos.

Agora, imagine que você construiu uma parede ou piso sem espaço para que ele se mexa um pouco quando estiver muito quente, por exemplo. O que pode acontecer é que, ao esquentar e tentar se expandir, ele fica “apertado” e sem espaço para se mover. 

Isso costuma fazer com que a parede ou o piso sejam pressionados. Quando algo está sob muita pressão, como uma mola sendo comprimida, pode haver rompimento ou quebra. No caso das estruturas de construção, tendem a surgir rachaduras, fissuras ou até levar ao desabamento.

Como fazer junta de dilatação em piso de concreto?

Para fazer uma junta de dilatação em um piso de concreto, existem alguns passos simples. Confira!

Planejamento

Antes de começar a construção, é importante identificar os locais estratégicos para instalar as juntas de dilatação. Normalmente, elas são colocadas onde há mudanças de direção, união de diferentes partes de concreto ou em intervalos regulares ao longo do piso, dependendo do tamanho dele.

Marcação

Use uma linha de giz ou fita métrica para marcar os pontos onde as juntas de dilatação serão posicionadas. As juntas devem ser espaçadas seguindo as orientações do projeto, mas, em geral, são colocadas a cada 3 a 5 m em pisos de concreto.

Corte

Utilize uma serra circular com disco de diamante para fazer os cortes na superfície do concreto. Faça os cortes seguindo as marcações feitas, criando uma abertura retangular ou quadrada no piso. 

Limpeza

Remova o concreto cortado e quaisquer detritos do interior das juntas de dilatação. Certifique-se de que elas estejam limpas e livres de entupimentos que impeçam o movimento do piso.

Selagem

Para garantir a eficácia da junta de dilatação, aplique um material de vedação apropriado na abertura. Pode ser uma vedação de borracha, silicone ou outro selante recomendado.

Cuidados posteriores

Após a instalação das juntas de dilatação, é importante monitorá-las regularmente. Assim, confira se não há danos ou entupimentos e faça a manutenção necessária para manter a integridade das juntas.

Qual o melhor selante para junta de dilatação?

O selante elástico pode ser o melhor para junta de dilatação. Afinal, ele consegue esticar e flexionar sem se romper, acompanhando os movimentos da estrutura.

Então, ele é aplicado na junta ou fissura, preenchendo o espaço e formando uma barreira flexível que impede a passagem de água, ar ou outros elementos indesejados. Ele pode ser formulado à base de poliuretano, silicone ou outros materiais, dependendo das particularidades da aplicação.

Porém, a escolha do melhor selante para junta de dilatação depende de vários fatores, como tipo de estrutura, condições ambientais e especificações do projeto.

Qual material usar na junta de dilatação?

O epóxi é um material comumente usado em juntas de dilatação para preencher e vedar a abertura. Isso porque ele ajuda a proteger a estrutura contra danos causados pelos movimentos de expansão e contração. 

Além disso, o epóxi cria uma barreira durável e resistente que evita a entrada de materiais indesejados na junta. Isso ajuda a manter a integridade da estrutura e a prevenir problemas ocasionados pelas mudanças de tamanho por conta de temperatura, umidade e carga.

Qual a profundidade de uma junta de dilatação?

Em geral, a profundidade recomendada para uma junta de dilatação é cerca de 1/4 a 1/3 da espessura total do piso ou da estrutura. Isso permite que ela tenha espaço suficiente para se mover conforme ocorrem as variações de tamanho.

Porém, ao definir a profundidade da junta de dilatação, é importante considerar alguns fatores. Entre eles, material da estrutura, variação esperada de temperatura, exposição à umidade e outros elementos que afetem as dimensões da construção.

Qual a distância entre juntas de dilatação?

É recomendado que as juntas de dilatação tenham um espaçamento máximo de 24 m. Mas claro, essas são apenas orientações gerais e cada projeto pode ter requisitos específicos.

Como calcular o tamanho da junta de dilatação?

Para calcular o tamanho da junta de dilatação, considere que a profundidade do selante seja igual à largura da junta, caso ela tenha até 12 mm de largura. Isso significa que o selante deve preencher completamente a junta, desde a superfície superior até o fundo, na mesma largura.

Por outro lado, a profundidade do selante pode ser igual à metade da largura da junta, se ela tiver largura superior a 12 mm. Por exemplo, se a junta tiver 20 mm de largura, a profundidade do selante seria de 10 mm.

Aprenda rápido com cursos práticos sobre Construção Civil

Então, tirou as suas principais dúvidas sobre a junta de dilatação? Entender o assunto prepara você para executar um serviço mais profissional, garantindo a qualidade da construção. Ou seja, quanto mais conhecimentos técnicos e certificações na área, melhor para o seu faturamento.

Por esse motivo, acesse aqui os cursos do Parceiro da Construção para aprender mais sobre o assunto. Todos são 100% gratuitos, on-line, com certificado e parceiros renomados!

0 Compartilhamentos
Você pode gostar