Parede Cimento Queimado

Como fazer Parede de Cimento Queimado?

0 Compartilhamentos
0
0
0

Algum cliente já procurou você para fazer uma parede de cimento queimado na decoração? Essa tem sido uma tendência de decoração de interiores nos últimos anos. Afinal, trata-se de um estilo versátil, econômico, durável e de fácil manutenção. 

Assim, se você não se atualizar, pode ser trocado pelo profissional concorrente. Por outro lado, oferecer esse serviço tende a atrair mais clientes e aumentar o seu faturamento no trabalho.

Pensando nisso, preparamos este post para explicar como fazer a parede de cimento queimado, manutenção, custo e muito mais. Continue conosco!

O que é cimento queimado?

É a mistura de cimento, água e areia em alguma superfície, como em pisos ou paredes. Depois de secar, essa combinação passa por um polimento com lixa para dar um acabamento liso, remover as irregularidades e nivelar a área.

Como resultado, o ambiente pode ganhar uma aparência rústica ou industrial, auxiliada com outros elementos da decoração.

banner parceiro da construção

Como fazer uma parede de cimento queimado?

Para chegar nesse resultado é preciso dos seguintes materiais:

  • cimento;
  • areia fina para trazer mais ‘’liga’’ e resistência ao material;
  • água para umedecer a mistura;
  • desempenadeira de aço, usada para aplicar a mistura na parede;
  • espátula, útil para aplicar e espalhar a mistura;
  • lixa de grão fino, ajudando no polimento de superfícies ‘’grossas’’;
  • selador para concreto, que protege o revestimento e prolonga a aparência obtida.

Garantiu os materiais necessários? Agora, siga o passo a passo:

  • preparação da superfície – precisa estar seca e limpa, se houver rachaduras ou imperfeições, elas devem ser corrigidas antes da aplicação do cimento;
  • preparação da mistura: misture cerca de 3 partes de areia para 1 de cimento e água suficiente para criar uma mistura ‘’grudenta’’, que deve ser homogênea;
  • aplicação do cimento – faça isso com uma espátula em camadas finas e uniformes, até cobrir toda a superfície. Deixe secar por cerca de 24 horas;
  • polimento – quando o cimento secar 100%, use a desempenadeira de aço repetidamente para alisar a superfície e remover irregularidades;
  • selagem – aplique um selador para concreto com um rolo de pintura, seguindo as instruções do fabricante.

Quais cores de cimento queimado usar na parede?

Existe uma variedade de cores disponíveis para usar na parede, embora o tom natural do cimento queimado seja o claro. Isso porque é possível adicionar pigmentos na mistura. Assim, os resultados mais comuns são:

  • branco;
  • bege;
  • preto;
  • rose gold (cor metálica que mistura rosa e dourado), dando um acabamento mais sofisticado na parede de cimento queimado;
  • vermelho, azul, verde e outras cores;

Porém, as cores fortes podem ser mais difíceis de manter e não são tão versáteis quanto às claras. Além disso, a escolha da cor do cimento queimado depende do estilo de decoração, tipo de ambiente e preferência pessoal. Assim, deixe isso claro para os clientes que buscam pelos seus serviços.

Onde usar parede de cimento queimado?

Esse tipo de decoração pode ser usado em qualquer cômodo, embora sala e quarto sejam os preferidos. Assim, é importante saber como aproveitar o cimento queimado nesses ambientes. Com isso, você mostra ao cliente que entende do assunto. Confira as dicas!

Como usar cimento queimado na parede da sala?

Usar esse material na sala traz um ar moderno e industrial para o ambiente, principalmente se usado em uma única parede. Assim, a decoração é destacada e o espaço passa a ter mais personalidade.

Para completar, você pode usar móveis e itens decorativos no estilo industrial. É o caso de cadeiras, mesas e estantes de aço, ferro e outros acabamentos escuros. Além disso, é uma sugestão usar madeira de demolição e arte em metal.

Outra possibilidade de estilo é o rústico, como ao usar móveis de madeira e couro. Também é possível investir no minimalismo, usando iluminação discreta, sofá com tecidos neutros e outras opções.

Como usar cimento queimado na parede do quarto?

Esse ambiente pode ter um visual mais moderno e sofisticado com o cimento queimado. Então, as dicas de decoração para criar um ambiente acolhedor e confortável são escolher cores neutras, como branco, para destacar a textura da parede.

E ainda, como a parede de cimento queimado já tem muito destaque, é importante não exagerar nos acessórios e objetos decorativos. Assim, escolha apenas itens que façam realmente sentido para o ambiente.

Quanto custa uma parede de cimento queimado?

O custo médio do m² pode ficar por volta de R$150, mas isso varia muito. Afinal, depende do tamanho da parede, qualidade dos materiais utilizados, região e mão de obra necessária. 

Por exemplo, um saco de cimento de 50 kg custa cerca de R$32 (item principal). Porém, também considere o valor dos demais materiais, como areia fina, aditivos, selador, lixa etc.

Além disso, a precificação da mão de obra depende do quão trabalhoso será o projeto e o tamanho do espaço. Inclusive, considere o custo com transporte dos materiais, aluguel ou compra de ferramentas, entre outros. 

E ainda, pense no seu nível de experiência no trabalho e de conhecimentos técnicos para cobrar um valor justo. Por exemplo, se você investe em cursos de aperfeiçoamento e melhora a qualidade do serviço, faz sentido subir o preço, certo?

Quais são os cuidados necessários com a parede de cimento queimado?

Os materiais usados são duráveis e fáceis de limpar, mas alguns cuidados podem melhorar os resultados. Alguns podem ser feitos diretamente por você, como aplicar resinas acrílicas ou à base d’água a cada 3 anos, aumentando a proteção contra desgastes. 

Além disso, alerte o cliente sobre os riscos de manchas na parede, caso surjam goteiras. E ainda, deixe o seu contato com ele para voltar ao imóvel e fazer manutenções com selador com intervalo de seis meses a um ano. 

Conte com o Parceiro da Construção

Como visto, a parede de cimento queimado é uma tendência e você precisa se preparar. Um dos passos para isso é alertar o cliente sobre a importância da manutenção. Desse jeito, a parede fica em bom estado por mais tempo e você tem um cliente satisfeito, podendo divulgar os seus serviços.

Quer conhecer outras dicas sobre construção civil para se aperfeiçoar no trabalho e fechar mais projetos? Então acesse aqui os cursos para arquitetos e pedreiros no site do Parceiro da Construção!

0 Compartilhamentos
Você pode gostar