reforma de apartamento

Reforma De Apartamento

0 Compartilhamentos
0
0
0

Quando algum cliente procura os seus serviços para reforma de apartamento, é comum que ele pergunte a duração e os gastos envolvidos. Até porque, reformar um imóvel pode ser caro e trazer muitas dores de cabeça para o cliente.

Então, o seu objetivo como profissional de construção civil deve ser minimizar a frustração do cliente durante a reforma do apartamento. Desse jeito, fica mais fácil fidelizá-lo e ser indicado para mais gente, elevando o seu faturamento.

Mas, afinal, como fazer uma reforma de apartamento com menos estresse? Continue a leitura e entenda!

O que você precisa fazer antes de iniciar uma reforma?

Antes de iniciar uma reforma, é importante seguir alguns passos para garantir um trabalho bem feito. Confira!

Banner Institucional

Planejamento

Um bom planejamento evita problemas e retrabalhos futuros, diminuindo dores de cabeça. Quer dizer, o cliente pode ser novato em reformas e nem saber expressar o que deseja. Então, cabe a você guiá-lo para juntos montarem um plano. Assim, definam:

  • quais são os objetivos do projeto;
  • o que precisa ser feito;
  • quais materiais serão necessários;
  • qual é o prazo para conclusão.

Orçamento

Faça uma pesquisa do custo dos materiais e do mercado para saber precificar o orçamento da sua mão de obra e outros gastos necessários. Depois, mostre ao cliente para saber se ele deseja cortar algum item.

Avaliação do espaço

Observe as condições das paredes, pisos, instalações elétricas e hidráulicas. E ainda, identifique quaisquer problemas ou danos que precisam ser reparados antes de começar a trabalhar. Isso mostra ao cliente que você sabe o que está fazendo e como evitar gastos inesperados.

Preparação do ambiente

Antes de iniciar a reforma, cubra móveis, retire itens frágeis ou de valor e isole a área de trabalho para evitar danos desnecessários. Afinal, você não vai querer aborrecer o cliente quebrando algo de valor afetivo, né?

Cronograma de trabalho

Faça um cronograma para a reforma definindo quais etapas serão realizadas em cada período. Isso ajuda a organizar as atividades e a manter o projeto no prazo estipulado. Caso contrário, o cliente pode desconfiar da sua demora.

O que fazer primeiro na reforma de um apartamento?

O primeiro passo na reforma de um apartamento é fazer uma avaliação detalhada para identificar os pontos que precisam ser reformados. Isso inclui verificar as condições das paredes, pisos, instalações elétricas e hidráulicas, além de quaisquer danos ou problemas existentes.

Que horas pode fazer reforma em apartamento?

Em geral, você pode fazer reforma no apartamento das 08h às 17h, aos sábados até as 13h e nos domingos é proibido. Porém, peça para o cliente consultar o regulamento interno do condomínio por preocupação.

E ainda, mesmo respeitando o horário, vale a pena informar os vizinhos sobre o trabalho realizado para minimizar qualquer incômodo. Até porque, a reclamação deles pode atrapalhar o seu serviço. Então, não custa avisar, certo?

Outra dica é fazer o possível para reduzir o ruído ao utilizar ferramentas e equipamentos. Para isso, utilize materiais que minimizem o impacto sonoro, como tapetes ou mantas, e evite bater objetos com muita força.

Pode mexer na estrutura do apartamento?

Em geral, não se pode mexer na estrutura do apartamento e nem na fachada. Afinal, a estrutura original do apartamento foi projetada para oferecer segurança e estabilidade.

Porém, um cliente inexperiente pode não saber disso e solicitar reforma na estrutura. Assim, saiba que apenas arquitetos e engenheiros são profissionais autorizados a mudar a estrutura de um imóvel. 

Quanto tempo dura uma reforma de apartamento?

Uma reforma de apartamento pode durar de 30 a 90 dias, mas o prazo depende de diversos fatores. Entre eles, tamanho da reforma, tipo de trabalho a ser realizado, e imprevistos que possam surgir durante o processo.

Assim, reformas mais simples, como a pintura de um cômodo, podem levar alguns dias. Enquanto isso, reformas mais complexas, que envolvem a reestruturação de ambientes, costumam durar semanas ou meses.

Seja como for, você, profissional de construção civil, deve trabalhar com eficiência, organização e seguir um cronograma pré-estabelecido. Uma boa comunicação com o cliente também é fundamental para garantir um trabalho bem-sucedido e entregue no prazo.

Quanto gasta em uma reforma de apartamento?

O gasto médio de uma reforma de apartamento pode ficar entre R$ 1 mil e R$ 3 mil por m². Mas claro, o valor depende da localização, tamanho do apartamento, nível de acabamento desejado e tipo de reforma.

Quer dizer, o custo médio pode ser bem menor, se a reforma for simples, envolvendo apenas pintura, pequenos reparos e substituição de alguns revestimentos.

O valor sobe um pouco mais para uma reforma intermediária, incluindo substituição de pisos, reforma de banheiros e cozinha, atualização das instalações elétricas e hidráulicas.

O custo é ainda maior caso a reforma envolva uma remodelação completa do apartamento, podendo incluir a troca de todos os revestimentos e a instalação de móveis planejados.

O que é mais caro na reforma?

Na reforma de um apartamento, o custo dos materiais de construção pode ser o mais caro, ficando em cerca de 70% do orçamento. Porém, deixe claro que isso não é motivo para preferir materiais de baixa qualidade. Afinal, o barato pode acabar saindo mais caro ao trazer dores de cabeça futuras. 

Além disso, durante uma reforma, podem surgir imprevistos, como, infiltrações ou danos. Esses problemas costumam aumentar os custos da reforma, por exigir reparos adicionais.

E claro, lembre-se do valor da sua mão de obra: se a reforma exigir serviços mais complexos ou especializados, é provável que os custos sejam maiores.

Aprenda rápido com cursos práticos de Construção Civil

Viu quais são as etapas envolvidas na reforma de um apartamento e como esse serviço pode ser complexo? Por isso, quanto mais conhecimento técnico e certificado na área para comprovar a sua experiência, mais confiança o cliente sente no seu trabalho. 

Pensando nisso, acesse aqui os cursos práticos do Parceiro da Construção. Eles têm aulas 100% gratuitas, on-line, com certificado e feitas com parceiros renomados. Nelas, você aprende a escolher o revestimento ideal, uso do aço na construção civil e muito mais. Aproveite!

0 Compartilhamentos
Você pode gostar