Sistema De Drenagem

Tipos de Sistema De Drenagem

0 Compartilhamentos
0
0
0

Se o sistema de drenagem não for instalado corretamente, a água pode acumular em determinadas áreas, com riscos de causar poças ou enchentes. Isso tende a danificar piso, estrutura e o paisagismo.

Ou seja, o cliente que contratou alguém para instalar o sistema de drenagem e controlar a circulação de água pode acabar tendo mais gastos. Isso claro, se você, responsável pelo serviço, não tiver posicionado bem as canaletas, tubos ou caixas de inspeção, além de cometer outros erros. 

Então, você tem medo de ser este profissional, prejudicando a sua reputação no trabalho? Preparamos este post para tirar dúvidas sobre o sistema de drenagem. Continue a leitura e fique por dentro!

O que é sistema de drenagem?

É como um encanamento instalado em terrenos, prédios e outras áreas, ajudando a controlar o fluxo da água e evitar problemas. Quer dizer, imagine que ao chover, a água cai no chão e se acumula, formando poças ou até enchentes. 

Isso danifica a estrutura do piso, causa riscos de acidentes e outros problemas. Por esse motivo, o sistema de drenagem deve ser feito para garantir o escoamento da água.

banner soluções em aço para saneamento

Qual é o objetivo do sistema de drenagem?

É como se ele apontasse o caminho para a água sair com segurança, sem causar danos na estrutura atingida. Para isso, o sistema usa canos e tubos enterrados no chão, além de canaletas e ralos em superfícies pavimentadas, como calçadas e pátios. 

Então, a água é capturada por essas estruturas e direcionada para longe das construções e áreas onde não cause problemas. Ou seja, um sistema de drenagem bem feito garante que a água seja levada para fora da propriedade, evitando alagamentos e danos às estruturas.

Qual é a importância de um sistema de drenagem bem instalado?

Como visto, um sistema de drenagem traz diversos benefícios. Isso mostra para o seu cliente a importância de contratar profissionais qualificados para fazer um trabalho bem feito. Assim, acompanhe os benefícios deste sistema:

  • evita o acúmulo excessivo de água durante chuvas intensas;
  • impede que a água se infiltre nas fundações e paredes das construções, podendo causar rachaduras, umidade excessiva, mofo e apodrecimento da madeira;
  • ajuda a controlar o excesso de água no solo, evitando o desgaste;
  • evita o acúmulo de água em superfícies, como calçadas e escadas, reduzindo o risco de escorregões e quedas;
  • impede que a água em excesso se acumule e prejudique as plantas, permitindo um ambiente saudável e bonito;
  • permite a coleta e o aproveitamento da água da chuva para reutilização em atividades como irrigação, descargas sanitárias ou limpeza.

Então, é importante que o sistema de drenagem seja planejado corretamente. Para isso, o responsável pela instalação deve considerar a inclinação do terreno e a instalação dos canos e ralos nos lugares certos. Desse jeito, a água é escoada com eficiência, evitando dores de cabeça futuras.

Quais são os tipos de sistema de drenagem?

Existem vários tipos de sistemas de drenagem utilizados em diferentes contextos. Conheça os mais comuns!

Sarjeta 

É um tipo de canal ou vala rasa que fica ao longo das bordas das ruas, calçadas ou estradas. Geralmente ela é feita de concreto ou metal e possui uma inclinação para permitir que a água flua adequadamente, evitando alagamento, aquaplanagem e outros acidentes.

Boca de lobo

É uma estrutura localizada nas calçadas para coletar a água da chuva e levá-la para o sistema de drenagem subterrâneo. Para isso, existe uma grande abertura no meio-fio, conhecida como bueiro. Ele permite que a água entre, mas retém detritos maiores, que poderiam obstruir o sistema de drenagem.

Valetas

É uma vala estreita e alongada, geralmente feita de concreto, escavada no solo. A valeta é projetada para capturar a água que escoa da superfície do terreno, como ruas, calçadas ou pátios, muitas vezes ajudando as sarjetas. 

Assim, ela é uma solução simples que encaminha a água para o sistema de drenagem adequado, comum em áreas urbanas e construções.

Espinha de peixe

Esse é um tipo de sistema de drenagem comum em campo de futebol, já que a água infiltrada consegue ser escoada rapidamente. Além disso, a espinha de peixe também é presente em pisos de áreas externas, como pátios, calçadas, estacionamentos e áreas de lazer.

Esse padrão recebe esse nome porque se assemelha à estrutura da espinha de um peixe quando observado de cima. Quer dizer, as peças de drenagem, geralmente feitas de concreto ou pedra, ficam em linhas diagonais intercaladas.

Muro de arrimo

Também conhecido como muro de contenção, é uma estrutura construída para conter e estabilizar o solo em um determinado local. Ele é projetado para resistir à pressão lateral exercida pelo solo, evitando deslizamentos, desmoronamentos e erosões.

Os muros de arrimo são comumente utilizados em terrenos desnivelados e com alto índice de chuvas, sendo preciso criar plataformas para construções. Para isso, eles são construídos em diferentes alturas e formas, dependendo das características do terreno e da pressão exercida pelo solo.

Dreno profundo

É um tipo de sistema de drenagem utilizado para remover água do solo em camadas mais profundas. Então, ele lida com o acúmulo de água subterrânea e evita problemas como encharcamento do solo, saturação das raízes das plantas e instabilidade do terreno.

A instalação deve avaliar as condições do solo, determinar a localização adequada dos drenos e dimensionar o sistema conforme as necessidades específicas do local. É comum que esse tipo de sistema de drenagem seja adotado em áreas com alta umidade, sujeitas a inundações ou com lençol freático elevado.

Conheça soluções em aço para saneamento

Viu como é importante prestar atenção em vários aspectos para instalar o sistema de drenagem com eficiência? Para isso, analise as características do terreno, como nível de inclinação, e garanta a instalação dos canos e ralos nos lugares certos. 

Quer continuar aprendendo? Lançamos o curso sobre Ecossistema do saneamento, feito em parceria com a ArcelorMittal, explicando como funciona o sistema de esgotamento sanitário, drenagem e abastecimento de água, acesse aqui. Você pode acessá-lo gratuitamente, 100% on-line e com certificado. Confira!

0 Compartilhamentos
Você pode gostar