Imagem de tijolos em fileiras em uma construção civil

Tipos de Muro de Arrimo: Saiba Qual Escolher Para Sua Obra

0 Compartilhamentos
0
0
0

Existem vários tipos de muros de arrimo: o melhor depende do orçamento, particularidades do terreno, exigências do projeto e mais.

Imagine que você está construindo uma casa em um solo instável. Para garantir maior segurança é recomendado fazer um dos tipos de muro de arrimo. Por exemplo, o de gravidade é feito de alvenaria e concreto, ideal para manter o muro firme e estável. 

Ou seja, sem usar o tipo de muro de arrimo certo é arriscado o imóvel rachar ou desabar, principalmente quando chove. Assim, é natural que o cliente, insatisfeito com o problema gerado, culpe o seu serviço, prejudicando seus faturamentos futuros.

Então, quer entender mais sobre os tipos de muro de arrimo para evitar esses problemas? Continue a leitura e descubra:

  • O que são muros de arrimo?
  • Quais são os tipos de muro de arrimo?
  • Quais são os tipos de muro de arrimo de Gravidade?
  • Qual o melhor tipo de muro de arrimo?

O que são muros de arrimo?

Um muro de arrimo é uma estrutura de suporte usada na construção para segurar o solo, principalmente onde ele tem riscos de deslizamento. Este muro é como uma parede vertical ou inclinada apoiada por uma base forte (fundação), que pode ser muito funda ou não, dependendo do terreno.

Quer dizer, ao construir propriedades em locais inclinados, o solo pode querer ceder ou deslizar, ainda mais ao chover. É para evitar esse problema que entra o muro de arrimo. 

Ele pode ser feito de diferentes materiais, como concreto, pedras ou blocos. A sua principal função é manter o solo estável, impedindo que ele se mova e isolando o terreno. 

O muro de arrimo pode ser encontrado em estradas, pontes, ruas etc. Seja onde for, a construção desse tipo de muro deve obedecer à norma ABNT NBR 1168, que ajuda a garantir uma obra confiável e segura.

Muro de arrimo x Muro comum

Um muro de arrimo é extra forte para segurar o solo em locais inclinados. Enquanto isso, um muro comum é encontrado em construções regulares, principalmente para dividir terrenos, dar privacidade e segurança e contribuir para a estética do projeto.

Quais são os tipos de muro de arrimo?

Existem diversos tipos de muro de arrimo, escolhidos conforme as necessidades do terreno. Eles são divididos em dois grupos:

  • Muros de Gravidade – paredes fortes que usam o próprio peso para ficar no lugar e evitar que a terra se mova, indicado para desníveis de até 5 m de altura;
  • Muro de Flexão – resistem à pressão da terra usando uma forma em “L”, que ajuda a equilibrar o muro contra a pressão do solo, normalmente feita de concreto armado. Funcionam bem até uma altura de 5 a 7 m.

Quais são os tipos de muro de arrimo de Gravidade?

A seguir, conheça os principais muros de gravidade!

Muros de Alvenaria

Normalmente são feitos de tijolos ou pedras empilhados uns sobre os outros. Esses materiais têm a capacidade natural de drenar a água. Isso significa que eles não precisam de um sistema de drenagem adicional, economizando dinheiro para o cliente.

Porém, se você, profissional de construção civil, usar argamassa na estrutura para proporcionar maior estabilidade, a drenagem natural do muro é afetada. Nesse caso, é preciso construir um sistema de drenagem extra. 

Geralmente, os muros de alvenaria são indicados para desníveis de solo menores, com alturas de até 3 m. Então, se precisar construir um muro mais alto, use argamassa.

Muros de Concreto Ciclópico

São muros de concreto simples reforçado com até 30% de pedras dentro. O concreto e as pedras juntos tornam o muro forte o suficiente para resistir à pressão do solo.

Esse tipo de muro de arrimo é considerado acessível, embora seja mais caro que o de alvenaria. Afinal, é preciso usar madeiras na construção dos muros de concreto ciclópico.

Muros de Gabião

Esses muros usam caixas de metal preenchidas com pedras. As caixas de metal mantêm as pedras no lugar e evitam o deslizamento do solo. Esses materiais são úteis para auxiliar na drenagem natural, dispensando sistemas extras.

Esse tipo de muro de arrimo também é muito utilizado no paisagismo para decorar jardins, lagos e gramados. Para isso, sugira ao cliente usar pedras de cores variadas, por exemplo. 

Muros de Saco Solo-cimento 

Esse tipo de muro é feito com sacos de poliéster cheios de cimento e solo. Eles são empilhados horizontalmente e compactados para criar uma barreira resistente. Essa é uma opção de baixo custo, principalmente se comparado ao muro de concreto ciclópico.

Muros de Pneus

Pneus de carro usados podem ser empilhados e preenchidos com solo para criar um muro resistente. Para isso, eles são amarrados por arames ou cordas de polipropileno. Essa estrutura é indicada para alturas de até 5 m e o terreno deve ter largura de 40 a 60% da altura do muro.

Qual o melhor tipo de muro de arrimo?

O melhor tipo de muro de arrimo pode ser o que usa concreto armado. Até porque, esse material é conhecido por sua resistência e durabilidade, tornando-o adequado para terrenos desafiadores e alturas maiores.

No entanto, a escolha do melhor tipo de muro de arrimo depende das características específicas do terreno e das necessidades do projeto. Além disso, fatores como orçamento, disponibilidade de materiais e restrições locais também influenciam na decisão.

Aprenda as etapas da construção de um muro de arrimo (AM)

E aí, viu qual é o melhor tipo de muro de arrimo para a construção civil e outras informações relacionadas? Quanto mais você sabe sobre isso, mais chances de executar um serviço de qualidade para satisfazer o cliente e elevar o faturamento.

Por isso, aproveite e acesse aqui o curso com as etapas da construção de um muro de arrimo, feito em parceria com a ArcelorMittal. Todas as aulas são gratuitas, on-line e com certificado!

0 Compartilhamentos
Você pode gostar