tipos-de-porca

Tipos de Porcas: Conheça 9

0 Compartilhamentos
0
0
0

As porcas usadas na construção civil são peças que seguram elementos, como os botões em uma camisa. Quer dizer, se você usa o botão errado, a camisa pode se soltar, certo? Da mesma forma, errar ao escolher um dos tipos de porcas pode  fazer com que algo solte.

Ou seja, usar a porca certa ajuda a garantir que as partes da construção estejam bem fixadas. Isso evita acidentes e retrabalhos que pensariam no orçamento do cliente e poderiam deixá-lo aborrecido com a situação.

Por esse motivo, continue com a gente e conheça 9 tipos de porcas e as aplicações para melhorar o seu serviço na construção civil!

Quais são os principais tipos de porcas?

Existem diversos tipos de porcas, cada uma com propósito específico. Escolher o mais adequado para cada situação traz mais segurança e eficácia nas conexões em uma construção. Confira!

1. Porca Sextavada

Sabe aquele tipo de porca que parece uma casinha com seis lados? Ela é a sextavada, chamada assim por ser uma peça com seis cantos. Esse tipo de porca tem esse formato para você apertar ou soltar com uma ferramenta chamada “chave de boca” ou “chave-inglesa”.

A ideia é que a porca sextavada fique firme no lugar, enquanto o parafuso faz o movimento. Por exemplo, você usa essa porca e o parafuso para juntar duas tábuas de madeira. O parafuso faz as tábuas se juntarem, enquanto a porca segura tudo firmemente.

2. Porca Flangeada

A porca flangeada lembra a sextavada, mas é como se tivesse uma “sainha” embaixo. Essa ‘’roupa’’ ajuda a aumentar a área de contato da porca com a superfície para espalhar a força ao ser apertada.

Desse jeito, você distribui a pressão para os itens ficarem bem juntos e firmes, principalmente ao lidar com movimentos e desmontagens. 

Isso evita que os canos, por exemplo, se quebrem ou trinquem pelo esforço feito neles. Até porque, se for preciso desmontá-los, a porca flangeada permite que você solte e depois junte novamente.

 

3. Porca Travante

A porca travante segura firmemente e não fica solta, mesmo quando os itens tremem ou mexem. Por isso, ela é indicada em áreas que se movimentam muito, como máquinas de lavar ou partes do carro que balançam. 

4. Porca de Pressão

A porca de pressão é feita para aguentar muito aperto e segurar os elementos fortemente. Assim, imagine ela como um botão com dentinhos internos. Quando você aperta, eles seguram firme, como acontece ao apertar um zíper.

Então, ao montar uma prateleira, a porca de pressão pode ser uma boa opção para manter tudo no lugar. Para apertá-la, você precisa de uma chave de gancho, que encaixa nos ‘’dentes’’ da porca enquanto você gira.

5. Porca Parafuso

A porca parafuso conta com uma pecinha redonda e outra comprida. Elas trabalham conjuntamente: ao girar um parafuso, ele vai entrando na porca e segurando os itens. É como o que acontece quando você gira uma chave na porta para abrir ou fechar.

Esse tipo de porca é usado para prender algo com força. Para isso, o parafuso faz o trabalho pesado e a porca ajuda a segurar bem. Para girar o parafuso, você pode usar uma chave de fenda ou uma philips, dependendo do formato do parafuso. 

6. Porca Quadrada

A porca quadrada parece um cubinho, tendo quatro lados iguais. Ela é projetada para ser usada com parafusos com uma parte quadrada na extremidade.

A grande vantagem delas é que, ao apertar o parafuso, a porca não gira. Isso é especialmente útil ao montar estruturas de madeira ou metal. Afinal, ela deixa tudo mais firme e seguro. 

Para apertar ou soltar a porca quadrada, você pode usar uma chave de fixação, que se encaixa nas laterais. Essa chave segura a porca enquanto você gira o parafuso com outra ferramenta.

7. Porca Borboleta

A porca borboleta não precisa de ferramentas e pode ser apertada com as mãos. Quer dizer, ela tem “asas”, como de borboleta. Você deve segurá-las e girar a porca manualmente para apertar. Por essa praticidade oferecida, ela é indicada quando você precisa prender algo, mas não tem ferramentas por perto.

8. Porca Garra

A porca garra tem como se fossem garrinhas ou dentes internos que se agarram ao parafuso. Assim, quando você aperta o parafuso, elas se agarram a ele, impedindo que a porca se solte facilmente. Por isso, ela é apropriada para deixar elementos bem fixos, especialmente onde pode tremer ou balançar.

9. Porca Calota

A porca calota tem um formato redondo e liso, como um “chapéu” para o parafuso. Isso esconde o parafuso e deixa a parte de cima mais bonita e segura.

Desse jeito, é uma escolha ideal para quando o cliente for muito exigente quanto a estética do trabalho. E ainda, ela é fácil de colocar, só precisando encaixá-la no parafuso e pressionar um pouco.

Como saber o tamanho das porcas?

Para saber o tamanho das porcas considere o diâmetro e o tipo de rosca. Entenda mais!

Diâmetro 

O diâmetro é quanto a porca mede de um lado para o outro. Para saber isso, pegue uma régua e meça a parte de fora da porca do topo até o final.

Tipo de Rosca

O tipo de rosca pode ser mais fina ou mais grossa. Para saber qual é, você pode comparar com modelos padrão ou usar um medidor de rosca, se tiver.

Cursos Sobre Fixadores

E aí, entendeu como saber o tamanho das porcas e quais são os tipos delas? Ficar por dentro disso é importante para escolher a porca certa em cada situação, assim como se deve ter a ferramenta adequada para o trabalho. Desse jeito, o seu serviço fica mais seguro e eficiente, satisfazendo o cliente.

Você pode agradar ainda mais o seu público ao se qualificar na área. Pensando nisso, acesse aqui o curso Entenda o mundo dos fixadores e suas aplicações, feito pelo Parceiro da Construção em parceria com a Belenus, onde você aprende sobre tipos de rosca, parafusos, fendas e muito mais!

O Parceiro da Construção oferece esse e muitos outros cursos inteiramente online, gratuitos e com certificado direcionados ao profissional da construção civil. Confira agora mesmo!

0 Compartilhamentos
Você pode gostar