Especialista em inspeção vendo um trabalho de verga e contraverga em uma construção civil. O homem usa camisa preta, capacete e colete de segurança.

Verga E Contraverga: Para Que Servem E Como Executar

0 Compartilhamentos
0
0
0

A verga e a contraverga são como os alicerces de janelas e portas, trazendo equilíbrio e resistência, evitando fissuras e problemas estruturais.

A verga e a contraverga são peças-chave que auxiliam na boa abertura e na resistência de portas e janelas instaladas em uma construção. Quer dizer, a verga fornece sustentação no peso de cima para manter tudo no lugar. 

Já a contraverga traz resistência na base, evitando qualquer inclinação ou desgaste ao longo do tempo. Sem essas vigas, as portas e as janelas do imóvel têm mais riscos de enfraquecer e ficar instável ao longo dos anos. 

Em outras palavras, incluí-las na construção civil aumenta as chances de satisfação do cliente. Quer entender melhor sobre o assunto? Continue com a gente e confira:

  • O que é verga e contraverga?
  • Para que serve a verga e a contraverga?
  • Quando é necessário fazer contraverga e verga?
  • Qual o tamanho ideal da verga e contraverga?
  • Como é feita a verga e a contraverga?
  • Como executar vergas e contravergas?
  • É obrigatório usar vergas e contravergas na construção?

O que é verga e contraverga?

A verga é uma viga que cuida do peso superior de uma janela ou porta, ao segurar o peso e manter tudo no lugar. Enquanto isso, a contraverga protege a base embaixo, impedindo que a estrutura fique fraca ou desalinhada.

Em outras palavras, juntas, a verga e a contraverga equilibram a estrutura da abertura para manter a integridade da janela ou porta.

Para que serve a verga e a contraverga?

A verga serve para suportar a carga superior e a contraverga previne desalinhamentos e desgastes da estrutura. Para entender melhor, imagine a verga como a coroa da rainha, localizada no topo da janela, e a contraverga, como a base que sustenta um reino. Entende?

Quer dizer, a ausência de verga e contraverga em aberturas, como portas e janelas, pode causar fissuras e problemas estruturais ao longo do tempo. Isso porque ocorre um desequilíbrio na distribuição de peso, comprometendo a integridade da construção.

Inclusive, paredes de alvenaria têm mais riscos de esforços de cisalhamento. Isso acontece quando algo empurra a parede, como ventos fortes ou movimentos do solo. 

É como se tentasse empurrar as peças da parede em direções diferentes, afetando a estabilidade da construção. Então, para evitar problemas causados por isso, a verga e a contraverga entram em ação.

Quando é necessário fazer contraverga e verga?

É necessário fazer contraverga e verga na construção sempre que você tiver uma abertura, como uma janela ou porta, em paredes de alvenaria. Afinal, essas vigas vão garantir que o peso sobre a abertura seja distribuído corretamente, evitando desequilíbrios.

Qual o tamanho ideal da verga e contraverga?

O tamanho ideal da verga e contraverga deve ser maior que a largura da janela ou porta. Um truque é ultrapassar 20% do tamanho da abertura de ambos os lados. Por exemplo, se a janela tem 2 m, deixe uns 40 cm a mais em cada lado para as duas partes.

Por outro lado, para montar a altura da verga e contraverga, ultrapasse 10%. Quer dizer, se as vigas tem 2 m, a altura ideal é de 20 cm. Se é 1 m, 10 cm. Porém, muitos profissionais preferem manter todas com 20 cm para ficar alinhado com o bloco ou tijolo.

De qualquer forma, você pode ajustar o tamanho da verga e contraverga conforme necessário. O mais importante é que as vigas exerçam bem o seu papel. 

Como é feita a verga e a contraverga?

As vergas e contravergas podem ser feitas de duas maneiras diferentes. Confira!

Moldadas no local

O profissional cria as vergas e contravergas diretamente na abertura, usando blocos e canaletas. Esses blocos são tipo “peças de quebra-cabeça” que substituem as formas de madeira. Essa opção é mais comum em construções menores.

Pré-moldadas

Agora, se estamos falando de obras grandes, são geralmente feitas vergas e contravergas pré-moldadas. Para isso, o profissional de construção civil usa peças de concreto que já foram feitas. Isso é especialmente indicado onde as aberturas precisam segurar um peso maior.

Como executar vergas e contravergas?

Existem alguns passos para executar vergas e contravergas para garantir que tudo esteja seguro e firme, como:

  • escolhendo o jeito de fazer vergas e contravergas – elas podem ser feitas no próprio lugar da abertura ou (pré-fabricadas);
  • moldadas no local – se escolher fazer no lugar, é preciso ter fôrmas e suportes (escoramento) enquanto o concreto seca. Leva uns dias para ele ficar bem firme;
  • pré-fabricadas – caso queira mais praticidade, dá para fazer elas antes, no canteiro da obra, e depois só colocar no lugar. Mas tem que planejar direitinho como levar até lá;
  • rapidez com blocos canaleta – alguns preferem usar blocos canaleta como “moldes” da viga, alternativa rápida e prática;
  • reforço importante – é preciso reforçar as vergas e contravergas com vergalhões para aguentar o tranco. O tamanho deles depende das cargas que a abertura suporta;
  • espera pela cura – seja qual for o jeito escolhido para executar as vergas e as contravergas, é preciso esperar o concreto secar direitinho, levando alguns dias.

É obrigatório usar vergas e contravergas na construção?

Usar vergas e contravergas na construção, quando apropriado, é obrigatório pela norma NBR 6118:2014. Afinal, essas vigas trazem mais segurança para uma obra ao equilibrar o peso, impedindo que as aberturas fiquem instáveis ou vulneráveis a fissuras.

Técnicas para Tratamento de Rachaduras em Estruturas de Concreto Armado

E aí, entendeu qual é a importância da verga e contraverga para maior segurança de uma obra? Essas vigas trazem equilíbrio e resistência, evitando fissuras e problemas estruturais, sendo obrigatórias na construção, quando apropriadas.

Quer entender mais sobre como evitar e tratar rachaduras em estruturas? Então, acesse aqui o nosso curso com Técnicas para Tratamento de Rachaduras em Estruturas de Concreto Armado. Ele é feito em parceria com o ArcelorMittal e todas as aulas são on-line, grátis e com certificado. Aproveite!

0 Compartilhamentos
Você pode gostar