reparo forro de gesso

Saiba como realizar reparos no forro de gesso

0 Compartilhamentos
0
0
0

Saiba como realizar reparos no forro de gesso. Essa é uma habilidade importante, já que pode ser necessário consertar alguma falha ou tapar buracos na superfície.

Além de ser uma excelente opção do ponto de vista estético, trazendo mais elegância para o ambiente, esse tipo de forro também oferece isolamento acústico e térmico, o que o torna uma escolha bastante comum na construção civil.

Para que tenha boa durabilidade e esteja sempre com boa aparência, é importante fazer sempre os reparos necessários.

Neste post, explicaremos como fazer reparos em forro de gesso e mantê-lo sempre bonito e sem falhas. Confira!

 

Aprenda a fazer reparos em forro de gesso

Aprender a fazer pequenos reparos no seu dia a dia é fundamental para uma rotina mais simples e prática, na qual seja possível solucionar pequenas complicações com tranquilidade.

Fazer reparos em forro de gesso é um processo simples e rápido, mas que exige atenção a alguns detalhes para que se possa alcançar o melhor resultado para o ambiente.

Nesse sentido, é fundamental manter-se atento a cada etapa do processo, garantindo que proporcionem o melhor visual após a finalização.

 

Materiais necessários 

Antes de iniciar o processo, é importante verificar se estão em mãos todos os materiais necessários para a realização dos reparos, garantindo também que sejam produtos de alta qualidade.

A lista de materiais necessários inclui:

  • plástico, 
  • balde vazio, 
  • balde com água, 
  • gesso, 
  • desempenadeira, 
  • faca ou estilete, 
  • lápis, 
  • espátula, 
  • placa de gesso, papelão ou isopor, 
  • escada,
  • Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como luvas, máscara e óculos de proteção.

 

Preparação de produto

Tendo em mãos todos os itens necessários, você já pode dar os primeiros passos para realizar os reparos no forro de gesso.

Inicialmente, você deverá preparar o produto para a aplicação, misturando o pó de gesso com água.

A mistura inicial tem uma consistência líquida, mas que ganha mais estrutura durante um período de descanso.

Por isso, é indicado que a mistura seja o primeiro passo, possibilitando que o produto ganhe consistência enquanto outros procedimentos são feitos.

É importante lembrar de mexer o produto de tempos em tempos, evitando que endureça e seja necessário realizar uma nova mistura.

 

Isolamento do local

A preparação do ambiente é também um procedimento de grande importância, pois evita que você comprometa outras superfícies ou móveis durante a realização de reparos no forro de gesso.

Para isso, basta estender pedaços de plástico sobre os locais que possam ser afetados pelo procedimento, como o chão logo abaixo da região do teto e seus arredores.

 

Preparação de molde

Para realizar o procedimento, você precisará de uma espécie de molde, uma peça que deverá preencher o buraco no forro.

Esse item pode ser confeccionado em diferentes materiais. Embora você possa utilizar uma placa de gesso, utilizando o mesmo material do forro, também é possível optar por alternativas mais simples, como o papelão e o isopor.

Certifique-se de medir o diâmetro do molde e cortá-lo em um formato que corresponda ao do buraco a ser preenchido no teto, para garantir um bom resultado.

 

Aplicação de produto

Chegando a esse momento, seu gesso já deve ter alcançado a consistência ideal para ser aplicado.

Inicialmente, posicione o molde no buraco a ser preenchido, garantindo que sua superfície não esteja nivelada com a do forro, já que essa região ainda receberá uma camada de massa.

Comece aplicando o produto pelas bordas, de modo que a peça encaixada seja fixada na superfície do teto, lembrando também de remover o excesso de massa.

 

Nivelação de superfície

A primeira aplicação de gesso tem como objetivo fixar o molde no buraco do forro, como se a massa fosse uma espécie de cola.

Após aguardar o período de secagem, o pedreiro ou responsável pela aplicação já pode retornar a aplicar o produto, agora cobrindo completamente a peça encaixada.

É importante lembrar, ainda, de remover os excessos de gesso aplicados na superfície e de nivelar a área reparada com o restante do forro.


Gostou das nossas dicas de como reparar um forro de gesso? Quando se trata de Construção Civil, o Parceiro da Construção é seu aliado!

Nossa plataforma é direcionada ao profissional da construção civil. Oferecemos vários cursos inteiramente online, gratuitos e com certificado sobre diversos temas que qualificam o profissional dentro do setor. Não deixe de conhecer, acesse aqui!

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar