Assentamento de pisos e porcelanatos

6 passos simples e práticos para assentamento de pisos e porcelanatos

0 Compartilhamentos
0
0
0

A aplicação dos pisos é uma das etapas mais esperadas da obra. Entretanto, uma instalação feita de forma errada pode gerar grandes problemas, desde a insatisfação do cliente na questão estética, até a quebra do material a longo prazo. Por isso, o profissional deve dominar as técnicas adequadas de assentamento de pisos cerâmicos e porcelanatos.

Nesse artigo, do Parceiro da Construção, esclarecemos as principais dúvidas acerca de como assentar piso e porcelanato, com um passo a passo simples e prático. Não deixe de conferir! 

Tipos de pisos cerâmicos e porcelanatos 

Antes de aprender como assentar porcelanato é preciso ter em mente quais são os principais tipos de pisos cerâmicos, suas características e aplicações: 

  • Porcelanato: resistente e durável, pode ter acabamento acetinado, polido ou rústico. É geralmente utilizado em áreas de alto tráfego, como salas, cozinhas e banheiros.
  • Cerâmico esmaltado: conta com uma camada de esmalte colorido na superfície, o que o torna resistente à água e fácil de limpar. É comumente usado em cozinhas e banheiros.
  • Cerâmico rústico: tem uma aparência natural e texturizada, muitas vezes com imperfeições propositais para um visual rústico. É frequentemente utilizado em áreas externas, como jardins e varandas.
  • Cerâmico polido: é tratado com um polimento especial para criar uma superfície lisa e brilhante. Por conta dessa característica, é indicado para salas e quartos, devendo ser evitado em áreas úmidas, como banheiros e cozinhas. 
  • Cerâmico antiderrapante: sua superfície é texturizada ou tratada para aumentar a aderência e evitar escorregões, sendo ideal para áreas molhadas, como em piscinas ou dentro do box do banheiro. 
  • Cerâmico de grandes formatos: as placas são maiores do que o padrão, criando uma aparência moderna e minimalista. São usadas principalmente em espaços amplos, como salas de estar e ambientes comerciais.

Escolhendo a argamassa e o rejunte

A argamassa e o rejunte são elementos que garantem o sucesso do assentamento de porcelanatos e pisos cerâmicos, devendo ser escolhidos com cuidado. 

Considere em qual local as peças serão instaladas. Por exemplo, em áreas externas, que têm bastante incidência de luz solar, é necessária a utilização de rejuntes e argamassas especiais, como o rejunte cimentício tipo 2 e argamassa tipo AC2.

Também é preciso pensar na quantidade de tráfego sobre as peças, se serão para áreas comerciais ou residenciais. Assim, você consegue escolher o melhor tipo de material para o local da obra.

Passo a passo de assentamento de pisos e porcelanatos 

Agora que você já escolheu o tipo de piso, selecionou a argamassa e o rejunte mais indicados, é o momento de separar os materiais de trabalho, como nível, trena, espátula, martelo de borracha e desempenadeira, entre outros. Não esqueça, também, de utilizar equipamentos de proteção individual, como luvas e óculos de segurança.

1 – Checagem do contrapiso 

O primeiro passo para o correto assentamento de pisos e porcelanatos é verificar a situação do contrapiso, que deve estar plano e limpo. Se o contrapiso estiver irregular é preciso nivelá-lo através de raspagem ou preenchimento.   

2 – Preparo e aplicação da argamassa

Com o piso nivelado é a hora de preparar a argamassa seguindo as orientações do fabricante. Essa é uma etapa fundamental, pois o excesso ou a falta de água na mistura pode comprometer a aderência do piso na superfície. 

Aplique a argamassa de forma que as passadas fiquem retas e uniformes, com desempenadeira dentada, que é a ideal para assentamento de pisos e azulejos. No caso de pisos e porcelanatos de grande formato, é indicado aplicar uma camada de argamassa na peça, fazendo uma dupla colagem. 

Para garantir uma perfeita aderência, estenda a argamassa até 2m² por vez e com o lado dentado faça cordões em ângulos de 60º graus. As ranhuras feitas com a desempenadeira devem estar no mesmo sentido que as ranhuras no piso, assim o material vai escorregar e aderir de forma correta, já que não haverá ar na superfície. 

3 – Definição das juntas de dilatação 

Após a aplicação da argamassa, é o momento de definir as juntas de dilatação. Sempre respeite as medidas mínimas recomendadas pelo fabricante para cada tipo de piso. 

Pisos e porcelanatos de bordas retas podem ter juntas de até 1mm de rejunte, enquanto com bordas bold precisam de mais espaço. Já para uso em áreas externas, a distância de junção deve ser ainda maior. 

4 – Instalação do piso

Para instalar o piso, você deve aplicar cada peça sobre a base, pressionar e bater com o martelo de borracha até conseguir amassar os cordões de argamassa. Não esqueça de remover a argamassa das juntas de dilatação e fazer a limpeza com material adequado em um período de até uma hora. 

Se for necessário fazer cortes nas peças, utilize uma riscadeira e uma mesa de corte. Também é possível usar uma serra de corte, mas nesse caso o profissional deve ter experiência na operação da máquina.  

5 – Nivelamento do piso 

Na hora de nivelar o piso, é recomendado utilizar espaçadores, cunhas e um alicate nivelador de piso. Dessa maneira você evita que o ar entre por baixo da peça. Ao final da instalação, basta retirar as cunhas e quebrar os espaçadores.

6 – Aplicação do rejunte e acabamento 

Chegamos ao acabamento, a última etapa no assentamento de pisos e porcelanatos. Após o tempo de secagem da argamassa recomendado pelo fabricante, aplique o rejunte com uma desempenadeira de borracha para evitar o atrito na peça, faça a limpeza e dê o acabamento com um frisador de plástico ou de acrílico. 

Assentamento de piso sobre piso

Para o assentamento de piso sobre piso não há muita diferença do passo a passo anterior. O que o profissional precisa se atentar é se a superfície onde será instalado o material está limpa e nivelada de forma adequada. 

Também é necessário lembrar que o aumento de nível no piso pode comprometer o fechamento de portas e causar diferença na altura perante aos outros ambientes. 

Como dissemos anteriormente, cada tipo de assentamento demanda um tipo de argamassa e nesse caso não é diferente, escolha uma argamassa piso sobre piso de qualidade.  

Especialista em argamassas e rejuntes

Aprofunde seus conhecidos no assentamento de pisos com o Parceiro da Construção 

Profissional da construção civil, aprofunde seus conhecimentos com os cursos online e 100% gratuitos do Parceiro da Construção! 

Continuando no assunto de assentamento de pisos cerâmicos e porcelanatos, indicamos o treinamento Especialista em argamassas e rejuntes, realizado em parceria com a Quartzolit. Nesse curso você aprenderá qual é a argamassa e o rejunte indicado para cada ambiente e como aplicá-los. 

Ao final das aulas você realiza um exame e recebe um certificado que pode ser adicionado ao seu currículo, comprovando sua expertise em rejuntes e argamassas. 

O que está esperando? Cadastre-se gratuitamente no site do Parceiro da Construção e junte-se a milhares de profissionais que estão se qualificando e conquistando novas oportunidades!

 

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar