assentamento de rodapé

As melhores dicas para o assentamento de rodapé

0 Compartilhamentos
0
0
0

Que tal conhecer as melhores dicas para o assentamento de rodapé e e deixar a sua casa mais bonita e com um acabamento de primeira linha?

Existem muitas possibilidades em termos de materiais, porém, alguns deles devem ser evitados em determinados ambientes, como veremos na sequência.

O fato é que a escolha do rodapé faz toda a diferença em termos de decoração, por isso é preciso avaliar esse assunto com atenção.

Além disso, existem ainda outras duas funções na instalação desse detalhe entre o piso e a parede:

  • proteção da parede contra a umidade, nos casos do derramamento de líquidos no piso;
  • proteção contra impactos (vassouras, aspirador e calçados).

Neste post, apresentaremos dicas para o assentamento de rodapé. Continue lendo e saiba detalhes a respeito desse assunto!

 

Tipos de rodapés

Como já mencionado, existem vários tipos de rodapé, cada qual com características próprias e indicados para determinados espaços.

Vamos conhecer os preferidos e mais utilizados pelos consumidores:

 

Madeira

Os de madeira são os mais antigos, pois, durante muito tempo, eram basicamente a única opção existente.

Atualmente, a escolha por esse material vai muito além do tradicional verniz, onde em muitos casos recebem acabamentos, como pintura e laca.

Entretanto, a umidade é um sério problema para esse tipo de rodapé, porque quando instalados em locais como a cozinha, banheiros e área de serviço podem criar mofo e empenar.

 

Gesso

rodapé gesso

Outro tipo de material que pode ser utilizado no assentamento de rodapé é o gesso.

No entanto, apesar da sua beleza e o quanto colabora para a decoração dos ambientes, esse modelo não é indicado para locais úmidos e não resiste a impactos, o que acaba limitando a sua utilização.

O gesso é um material bastante apreciado para o rodateto, ou seja, uma forma de decorar o espaço entre a parede e o teto do imóvel.

 

MDF

Chegamos ao Medium Density Fiberboard, conhecido como MDF.

Esse tipo é bastante utilizado no assentamento de rodapé, pois é fabricado a partir da madeira, porém, em formato de placas.

Bastante simples de ser instalado, esse modelo possui muitas variedades e possibilidades, no entanto, também não é recomendado para ambientes úmidos, já que possui as mesmas características da madeira.

 

Porcelanato ou cerâmica

Por último, apresentamos o rodapé de porcelanato ou cerâmica, outro modelo que faz muito sucesso e que atende na íntegra aos objetivos propostos por essas peças.

Uma das características que precisa ser destacada, é que ele é preparado, ou seja, cortado, no próprio local da obra a partir das sobras dos revestimentos que estão sendo instalados.

Isso significa economia e aproveitamento de resíduos, pois ele pode ser aproveitado a partir das peças já cortadas do assentamento dos materiais nas paredes.

 

Como realizar o assentamento de rodapé?

Focando no assentamento de rodapé de porcelanato ou cerâmica, o processo de aplicação é realizado após a instalação dos pisos.

Com as sobras desses pisos, são cortados e preparados os rodapés, normalmente entre 8 a 10 cm, podendo chegar até 15 cm se assim for do seu gosto.

O corte é realizado com a máquina reta instalada no próprio local da obra, facilitando os trabalhos e aproveitando ao máximo os investimentos realizados na aquisição dos materiais.

Para que você conheça mais a respeito da preparação dos rodapés de porcelanato ou cerâmica, assista o vídeo que apresenta de que forma esse material é feito:

 

 

Como você deve ter percebido, existem algumas possibilidades para fazer o assentamento de rodapé, precisando apenas avaliar as condições e objetivos da sua aplicação.

Agora que você conhece mais sobre esse assunto, leia nosso post que apresenta um passo a passo de como acabar com o mofo do teto!

0 Compartilhamentos
Você pode gostar