construção civil

O que é e como funciona a construção civil?

0 Compartilhamentos
0
0
0

Você sabe o que é o como funciona a construção civil? Este mercado sempre foi e continuará sendo um dos mais importantes segmentos das atividades humanas em todo o mundo.

Tão logo os homens saíram das cavernas, iniciaram a construção de abrigos que possibilitaram a convivência de grupos em aldeias, formando comunidades e vivendo em sociedade.

Como consequência e com o desenvolvimento do conhecimento, técnicas foram sendo implementadas e edificações cada vez maiores foram sendo construídas.

No Brasil, segundo os últimos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a indústria da construção civil cresceu 2,7% no segundo trimestre de 2022, enquanto que a economia nacional alcançou o índice de 1,2%.

Considerando o acumulado do ano, o segmento alcançou um crescimento de 9,5%, ou seja, o melhor resultado entre todas as atividades industriais no Brasil.

Neste post, apresentaremos detalhes a respeito dessa importante área e quais são as perspectivas para o ano de 2023. Continue lendo e saiba mais a respeito!

O que é construção civil?

Construção civil é, segundo a Receita Federal, toda obra ou benfeitoria agregada ao solo ou subsolo que envolve serviços, como:

  • construção;
  • demolição;
  • reforma;
  • ampliação.

 

De acordo com a Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), no Brasil foram abertas, entre janeiro e junho de 2022, 184 mil vagas formais nesse segmento, o que significa que o setor foi o responsável pela geração de 13,8% de todas as oportunidades de empregos no país.

Todos esses números mostram a força do segmento, o quanto ele é importante para a economia nacional e indispensável para o conforto e o bem-estar da população.

Como funciona o mercado da construção?

O mercado da construção civil é cada vez mais valorizado, onde a conhecida figura do pedreiro ganha a cada dia o respeito e um novo status no mercado de trabalho.

Diferente da forma que muitos enxergavam as profissões envolvidas com esse segmento até poucos anos, atualmente muitas pessoas recebem a devida valorização e vivem confortavelmente a partir da elevação dos ganhos e o reconhecimento dos profissionais que merecem ser respeitados.

No entanto, para atingir essa situação, não existe outra maneira que não seja a busca do aperfeiçoamento e do conhecimento das tecnologias e técnicas que vêm sendo adotadas no setor.

Construir uma carreira de sucesso e ocupar posições importantes nessa indústria é perfeitamente possível, porém, os contratantes exigem cada vez mais conhecimento e capacidade técnica para a realização de obras com qualidade que satisfaçam o exigente mercado consumidor.

Aproveitando o momento, você sabia que a Saint-Gobain possui um canal técnico para tirar dúvidas e até mesmo agendar cursos? Para saber mais, assista o nosso vídeo:

 

Quais são as perspectivas para 2023?

O ano de 2023 indica que excelentes resultados serão conquistados no segmento da construção civil.

Com o fechamento oficial dos números referente ao primeiro semestre de 2022, já são oito trimestres em que o setor apresenta crescimento contínuo, o que deverá continuar ocorrendo no próximo ano.

De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o crescimento do setor em 2022 está projetado para atingir 13,5%, um resultado que não ocorre desde 1996.

Diante da recuperação econômica e da demanda existente no Brasil, a preocupação dos especialistas está voltada à oferta de mão de obra qualificada, ou seja, profissionais preparados para atender as expectativas do mercado.

O momento é propício para aqueles que queiram se especializar e conquistar importantes espaços no segmento, mas é necessário que busquem investir em conhecimento e aprimoramento de suas funções.


Desse modo, o Parceiro da Construção desenvolve conteúdos relevantes e que contribuem para a formação de todo profissional que esteja disposto a buscar informações e capacitação.

Além disso, oferece cursos gratuitos e de excelente qualidade, possibilitando que todos possam alcançar os seus objetivos.

Se você deseja acompanhar o bom momento que a construção civil oferece e pretende conquistar o seu merecido espaço no mercado de trabalho, conheça os cursos oferecidos pelo Parceiro da Construção e inicie agora um novo momento de sua carreira!

 

 


Fontes:

https://www.cnnbrasil.com.br/business/construcao-cresce-27-no-2o-trimestre-e-ajuda-na-alta-do-pib/#:~:text=A%20constru%C3%A7%C3%A3o%20registrou%20o%20oitavo,o%20mesmo%20trimestre%20de%202021.

 

https://www.metropoles.com/brasil/economia-br/construcao-civil-vive-retomada-e-projeta-mercado-promissor-em-2023

0 Compartilhamentos
Você pode gostar