Você sabe como fazer o assentamento de porcelanato em grandes formatos? Essa técnica precisa de uma atenção especial, pois qualquer descuido pode comprometer os resultados.
Apesar de simples, alguns detalhes não podem passar despercebidos, especialmente no que se refere a escolha de materiais que garantam a qualidade da obra e ao “capricho” que precisa fazer parte do dia a dia do profissional responsável pela tarefa.
Os porcelanatos em grandes formatos possibilitam ambientes diferenciados, personalizados e aconchegantes, onde as peças podem chegar a 100 x 300 cm.
Além de elegante, essas peças, em função dos seus tamanhos, proporcionam uma sensação de amplitude, colaborando para a beleza e a sofisticação dos ambientes.
Neste post, apresentaremos um passo a passo para se obter sucesso no assentamento de porcelanato em grandes formatos. Continue lendo e saiba mais sobre esse interessante assunto!
Conheça os tipos de porcelanatos
Existem diversos tipos de porcelanatos que atendem aos mais exigentes gostos e preferências.
Quando o assunto é acabamento, eles podem ser divididos em:
- acetinado – não possuem acabamento brilhante;
- polido – proporcionam um brilho intenso à peça;
- esmaltado – possibilita o acabamento fosco, liso, brilhante ou áspero;
- técnico – não recebe nenhum tipo de finalização;
- EXT – possui acabamento forte e abrasivo oferecendo grande resistência.
Com relação à estampa, existem também algumas opções no mercado. São elas:
- madeira – imita com perfeição esse material;
- mármore – estilo sofisticado, oferecendo amplitude e elegância aos cômodos;
- com textura e relevo – diversificados e possibilitando decorações personalizadas;
- cimento queimado – possui uma função neutra e inspirada no estilo industrial;
- tijolinho – também no estilo industrial, quando apresentam ambientes propositalmente não acabados;
- pedra – próprio para ambientes rústicos e inspirados na natureza;
- monocolor – possui apenas uma cor, normalmente: bege, branca, cinza ou off white;
- geométrico – lembram os ladrilhos hidráulicos e possuem diversas tonalidades.
Por fim, existem ainda dois tipos de porcelanato com relação às bordas:
- retificada – acabamento reto e preciso;
- bold – acabamento arredondado.
Passo a passo para assentamento de porcelanato grande
Quando se trata de assentamento de porcelanato grande, três passos precisam ser observados para que os resultados atinjam os objetivos, ou seja, a satisfação do cliente.
O primeiro deles diz respeito a verificar o esquadro e a paginação, o que significa que as paredes paralelas e os encontros precisam formar ângulos de 90º.
A colocação deve sempre acontecer obedecendo ao sentido do fundo do cômodo para a entrada.
O segundo passo está em aplicar a argamassa. Para isso, é fundamental a escolha de um produto de qualidade que atenda às características específicas da tarefa a ser realizada.
Sua aplicação deve seguir as instruções da embalagem, quando preferencialmente deverá ser utilizado uma desempenadeira circular de raio 10 mm.
A argamassa deverá ser aplicada no fundo da peça, quando uma dupla camada deverá ser formada com cordões retos e paralelos.
Por fim, vem a colocação do porcelanato, ou seja, aqui o “capricho” precisa ser prioritário.
Aplique a peça no local, apontando as setas do verso de todas as placas para a mesma direção e arraste cada uma delas em 5 cm para cada lado.
Posicione as placas na posição correta, utilizando o espaçador para medir a largura e bata a peça com o martelo de borracha, amassando os sulcos criados na argamassa.
Por fim, vem o acabamento, onde deve-se utilizar o rejunte epóxi que garante impermeabilidade e a limpeza das superfícies.
Depois dessas importantes dicas, aproveite para assistir nosso vídeo que mostra como renovar o rejunte e garantir qualidade e beleza aos ambientes:
Qual a argamassa ideal para porcelanato?
Agora que você já sabe como ter êxito no assentamento de porcelanato em grandes formatos, é imprescindível escolher uma argamassa de qualidade.
A falta de atenção para esse assunto pode comprometer toda a obra, portanto, vale contar com produtos Quartzolit, participante do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat, uma ferramenta do governo federal voltada a oferecer:
- segurança;
- durabilidade;
- produtividade;
- qualidade.
Contar com produtos comprovadamente testados e aprovados é ter a certeza de estar trabalhando com o que existe de melhor no mercado, portanto, esteja atento a esse assunto no momento da escolha dos materiais a serem utilizados.
Agora que você conhece mais sobre esse assunto, aproveite e faça o curso gratuito que apresenta detalhes em “como fazer o assentamento de porcelanato em grandes formatos!”