segurança do trabalho

A importância da Segurança do Trabalho

0 Compartilhamentos
0
0
0

Você sabe a importância da Segurança do Trabalho? Segundo publicação de fevereiro de 2022, no Portal da Universidade de São Paulo (USP), o Brasil está na quarta posição do ranking mundial em número de acidentes de trabalho, atrás apenas da China, Índia e Indonésia.

A construção civil está entre os principais responsáveis por acidentes e óbitos no ambiente de trabalho e as ocorrências mais comuns são:

  • queda de alturas;
  • cortes;
  • perdas de membros;
  • lesões por esforços repetitivos (LER);
  • exposição a ruídos excessivos.

Quando ocorre um acidente na obra ou se o ambiente é insalubre, toda a produtividade é interrompida e a qualidade do trabalho afetada, gerando prejuízos tanto para a empreiteira como para a construtora. 

Logo, prevenir acidentes e manter o trabalhador saudável é a melhor alternativa para garantir a produtividade e a qualidade da obra.

Ficou interessado em saber como produtividade, segurança do trabalho e qualidade estão diretamente associadas na construção civil? Continue a leitura e confira.

 

Qual a relação entre segurança do trabalho e produtividade?

A segurança do trabalho impacta na produtividade de várias formas. Entre elas destacamos:

 

Atividade interrompida na obra

Quando ocorre um acidente na obra é comum haver um certo tumulto no local, gerando uma paralisação da atividade para que o colaborador atingido seja devidamente socorrido. 

Até voltar ao normal, haverá uma grande perda de tempo e atraso nas atividades.

 

Necessidade do afastamento do colaborador para recuperação

Segundo matéria publicada em junho de 2022 na Revista Preven, a construção civil está entre os principais setores que mais registram afastamentos do ambiente de trabalho, por mais de 15 dias.  Um trabalhador afastado de suas atividades, com certeza, compromete toda a produtividade da obra.

 

Necessidade de substituição 

A construção civil também está entre os principais responsáveis pelos óbitos em ambientes de trabalho, sendo também um dos maiores causadores de acidentes por incapacidade permanente.

Nesses casos, além dos prejuízos financeiros que a empreiteira ou construtora pode sofrer em decorrência de processos judiciais com pedidos de indenização, também haverá a necessidade de substituir o profissional.

O processo de contratação de um novo profissional, a adaptação com a equipe e com a atividade impactam na produtividade da empresa.

 

Efeitos psicológicos

Perder um companheiro no trabalho certamente gera efeitos psicológicos na equipe e um time abalado emocionalmente não vai produzir devidamente.

Os acidentes ou a percepção da falta de segurança do trabalho, ou um ambiente insalubre, também impactam no psicológico dos trabalhadores, que demonstrarão o seu medo e ansiedade na falta de motivação, afetando diretamente a produtividade.

 

Veja como é possível garantir a segurança do trabalho na sua empresa 

Pequenas ações da empresa e do trabalhador dos diferentes serviços da construção civil fazem a diferença na hora de promover a segurança do trabalho e garantir a produtividade. São elas:

 

EPI

É obrigação da empresa fornecer e dever do colaborador usar os equipamentos de proteção individual (EPI).

Em especial, para garantir a segurança do trabalho na construção civil, os mais exigidos são:

  • capacetes;
  • cintos de segurança para trabalho em altura; 
  • luvas;
  • protetores auditivos;
  • óculos de proteção;
  • máscaras;
  • calçados, entre outros.

 

Sinalização das áreas de risco

Sinalizar as áreas de risco é outra forma de promover a segurança no trabalho, ajudando a desenvolver as atividades com mais tranquilidade.

Uma forma de fazer isso é utilizar placas com orientações e avisos. Os cavaletes também podem ser utilizados nessa hora. 

 

Treinamento dos funcionários

De forma geral, quando uma empresa investe em treinamentos, o colaborador se sente valorizado, o que reflete diretamente na sua motivação e produtividade.

Um treinamento voltado à segurança do trabalho pode ser direcionado para:

  • orientação à prevenção de acidentes no ambiente laborativo;
  • conscientização e importância do uso dos EPIs;
  • uso correto dos equipamentos e produtos usados na obra;
  • procedimentos e processos utilizados em uma obra.

 

Melhora no espaço físico

Cada obra apresenta as suas características em relação à insalubridade e à periculosidade.

A periculosidade está relacionada com os riscos de acidentes que o ambiente oferece, como presença de material explosivo, inflamáveis e as possibilidades de queda de altura.

A insalubridade diz respeito a presença de agentes nocivos que aos poucos afetam a saúde do trabalhador, como a presença de ruído em excesso, vibração, umidade, calor e poeira.

Compete à empresa oferecer condições saudáveis e seguras para que os colaboradores possam desempenhar suas atividades profissionais.

Como você pode observar, investir em segurança do trabalho é garantir a integridade e a saúde física e mental do colaborador, bem como a produtividade e a qualidade na obra, além de evitar dores de cabeça e prejuízos financeiros com processos e indenizações trabalhistas.

Quer enriquecer seus conhecimentos nas mais diversas áreas que envolvem a construção civil com os cursos gratuitos do Parceiro da Construção?  Acesse nosso site e cadastre-se no nosso portal.

Rodapé_Blog_CTA_PDC


Fontes:

https://jornal.usp.br/atualidades/construcao-civil-teve-mudanca-significativa-nas-normas-de-seguranca-do-trabalho/

 

https://revistapreven.org/06/2022/home-noticias/normas-e-epis/acidentes-de-trabalho-na-construcao-civil-atingem-11-entre-100-mil-trabalhadores/

0 Compartilhamentos
Você pode gostar