fazer mosaico

Conheça mais sobre a técnica do mosaico

0 Compartilhamentos
0
0
0

Conheça mais sobre a técnica do mosaico, que está presente nos mais diversos projetos arquitetônicos e de decoração dando um destaque especial em paredes, fachadas, pisos e jardins.

Atualmente, a técnica do mosaico pode ser definida como a arte decorativa que consiste na criação das mais diversas figuras e formas, abstratas ou geométricas, aplicada em superfície plana, em especial na parede, calçada, pisos e objetos de decoração.

A aplicação do mosaico tem sido muito utilizada nos mais diversos projetos e peças de decoração e o profissional que se especializar e tiver certificados na área com certeza abre uma grande possibilidade de sucesso no mercado de trabalho.

Quer conhecer mais sobre a técnica do mosaico? Clique aqui:

curso mosaico para vaso

 

História do mosaico

mosaico

 

O mosaico mais antigo encontrado pelos pesquisadores está exposto no Museu Britânico, situado na cidade de Londres, na Inglaterra. 

A peça representa o Estandarte de Ur e estima-se que ela tenha sido produzida aproximadamente em 3.500 anos a.C. Trata-se de uma caixa de madeira com painéis desenhados nos quatro lados. 

Os desenhos formados na caixa foram produzidos com os mais diversos materiais, entre eles: concha, calcário, lápis-lazúli, arenito e betume e representam cenas típicas de momentos de paz de um lado e de guerra no outro.

A técnica do mosaico também foi muito utilizada nas igrejas da antiguidade, onde se acredita que grupos de pessoas se reuniam para criar os mais incríveis artefatos representando entidades sacras. 

Também existem relatos que os antigos egípcios, persas, gregos e romanos enfeitavam suas igrejas, templos, sarcófagos, calçadas e espaços públicos com esses desenhos feitos de diferentes tipos de materiais e cores diversas para formar uma grande figura.

A maioria dos desenhos formados, na época eram produzidos em superfícies de madeira, cerâmica e até no couro e os povos usavam uma resina vegetal colar os diferentes tipos de peças que:

  • retratavam cenas do dia a dia desses povos,
  • simbolizavam entidades sacras, mitológicas,
  • representavam desenhos e paisagens diversas.

Atualmente, essa arte está presente nos mais diferentes projetos arquitetônicos e decorativos e o profissional que desenvolve essa atividade é o mosaicista.

Neste vídeo, você assiste a uma oficina de mosaico e conhece mais sobre a técnica. Dê play e confira:

 

Quais as funções da técnica do mosaico?

A técnica do mosaico é uma arte e quando aplicada em pisos e paredes compõe um trabalho personalizado e agrega valor ao ambiente e ao imóvel.

Já uma peça decorativa, como um quadro, uma mesa, vaso ou outros objetos que trazem traços, formas e desenhos únicos ganham valor, enriquecem o ambiente e complementam a decoração.

Em especial, peças decorativas podem ser confeccionadas de forma personalizada ou em série, podendo usar cerâmica, pastilhas, mármore e outros materiais.

Criações mais arrojadas possibilitam inclusive misturar mais de um material em um mesmo trabalho, harmonizando texturas, traços e formas diversificadas.

O resultado de uma peça bem trabalhada sempre será beleza e delicadeza e se especializar nessa arte é ter um diferencial na área e abrir novas possibilidades de trabalhar em um mercado promissor.

Por que saber fazer mosaico é um diferencial no mercado?

técnica do mosaico

 

Como você já percebeu a técnica do mosaico está em alta e a cada dia encanta os mais diversos tipos de públicos que se apaixonam pelas suas cores, formas e possibilidades de criações.

A aplicação é simples, mas exige conhecimento, por isso se especializar em mosaico vai capacitar você para criar traços, formas e figuras harmônicas e únicas para entrar no mercado apresentando um diferencial.

Já pensou, por exemplo, especializar-se na técnica do mosaico em vasos e passar a criar arte e abrir oportunidades de trabalho e sucesso no mercado? Confira nossos cursos gratuitos e online, acesse aqui!

rodapé mosaico

 

 

Especialize-se e seja um profissional na arte de criar belos e exclusivos mosaicos para o mercado. Basta se inscrever na nossa plataforma e conhecer diversas técnicas, acesse aqui!

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar